Orquestra Jovem do Estado na Sala São Paulo

Sob regência de seu maestro titular, Cláudio Cruz, e participação do fagotista, Martin Kuuskmann, a Orquestra Jovem do Estado faz concerto dia 17 de maio, domingo, às 16h, na Sala São Paulo.

 

PROGRAMA

LUDWIG VAN BEETHOVEN 

Sinfonia Nº 4 

ULO KRIGUL 

Concerto para Fagote e Orquestra 

FRANZ LISZT

Prelúdios 

 

Cláudio Cruz – regente titular e diretor musical

Iniciou-se na música com seu pai, o luthier João Cruz, posteriormente recebeu orientações de Erich Lenninger, Maria Vischnia (violino) e Olivier Toni (teoria e regência). Foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, Grammy Awards, entre outros. Nos últimos anos, regeu a Orquestra de Câmara de Osaka, Orquestra de Câmara de Toulouse, Orquestra Sinfônica de Avignon, Northern Sinfonia (Inglaterra), a Sinfonia Varsovia, New Japan Philharmonic, Hyogo Academy Orchestra, Hiroshima Symphony (Japão), Svogtland Philharmonie (Alemanha), Jerusalem Symphony Orchestra, entre outras. Atuou como diretor artístico e regente nas montagens das óperas Lo Schiavo e Don Giovanni em Campinas, Rigoletto e La Boheme, em Ribeirão Preto. Na temporada 2014, regerá no Brasil: a Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo, Orquestra do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica de Curitiba, Ópera, Balet e concertos sinfônicos em Ribeirão Preto, além de concertos em agosto no Festival Berlioz na França, em Amsterdam, em Israel, entre outros.  De 1990 a 2012, ocupou o cargo de Spalla da Osesp. Atualmente, é o regente e diretor musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

 

Martin Kuuskmann – fagote 

O músico estoniano estreou concertos para fagote dedicados a ele por alguns dos compositores mais importantes da atualidade como Erkki-Sven Tüür, Eino Tamberg, Tõnu Kõrvits, Christopher Theofanidis, David Chesky, Gregor Huebner, Gene Pritsker e Charles Coleman, Ülo Krigul e Miguel Kertsman. Ganhou o Critics Prize (2001). Em 2013 e 2014 fez concertos com a Orquestra de Compositores Americanos, sob a direção de Robert Spano, com a Baltic Youth Philharmonic, sob regência de Kristjan Järvi, em Veneza, além de atuar no Usedom Festival e na Orquestra de Câmara de Indianapolis. Kuuskmann se apresentou como solista com Neeme Järvi e a Orquestra Sinfônica Nacional da Estônia, Orchestre de la Suisse Romande, Sinfonietta Riga, Orquestra de Macau, Absolute Ensemble, Orquestra Sinfônica da NorrlandsOperan, entre outras. Desde 2011, tem participado como solista no concerto da International Double Reed Society Conventions, além de festivais, como Pärnu Music Festival, Bremen Musikfest, Landsberg, Kuhmo, Gaia, Umeå, Menuhin Festival Gstaad. É cofundador do Trio Mann e do Absolute Ensemblen. Recebeu uma indicação ao Grammy pela gravação de fagote no concerto de David Chesky, em 2007. Formado pela Yale e Manhattan Schools of Music, seus mentores incluem Stephen Maxym, Frank Morelli, Ilmar Aasmets e Rufus Olivier. Foi professor na Manhattan School of Music Contemporary Performance Program (2007-2012) e atualmente leciona na Cornish College of Arts, em Seattle. Orientador dos sopros do Baltic Youth Philharmonic, também ensina na Arosa Music Academy, na Suíça. Martin Kuuskmann toca com o fagote modelo Moosmann 222.

 

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia)

 


Data: 17/05/2015
Horario: 16:00
Local: Sala São Paulo - Praça Júlio Prestes, 16, Luz – São Paulo
VEJA TAMBÉM

Notícias,Vídeos e Fotos

Orquestra Jovem do Estado anuncia Temporada 2017
Inscrições abertas para master class de regência com Cláudio Cruz
Orquestra Jovem do Estado encerra a temporada e anuncia os vencedores do Prêmio Ernani de Almeida Machado
Veja outras notícias
Orquestra Jovem do Estado | 08.05.16 | Sala São Paulo
Chamada para o concerto da Orquestra Jovem do Estado (06.03.16 - Sala São Paulo)
Orquestra Jovem do Estado (13/09/15) Sala São Paulo
Veja outros vídeos
Orquestra Jovem do Estado | Cláudio Cruz regente | Coral Jovem do Estado | Coral Juvenil do Guri
Orquestra Jovem do Estado | Marc Coppey regente convidado | Nelson Goerner piano
Orquestra Jovem do Estado | Cláudio Cruz regente | Fernando Portari tenor
Veja outras fotos
Copyright © 2017 | EMESP • Todos os Direitos Reservados
MENU