Orquestra Jovem do Estado na Sala São Paulo

Sob a regência de seu diretor musical e regente titular Cláudio Cruz, a Orquestra Jovem do Estado recebe o saxofonista Dilson Florêncio para concerto dia 17 de agosto (domingo), às 20h, na Sala São Paulo.Os bolsistas interpretam obras dos compositores Camargo Guarnieri, Claude Debussy, Darius  Milhaud e Hector Berlioz. 

 

Ainda no mês de agosto, a Orquestra Jovem do Estado fará apresentações na Europa. Desta vez, a convite do Festival Berlioz, que acontece na França, na cidade de La Côte-Saint-André, e do Grachtenfestival, em Amsterdã. Até dezembro, recebe ainda os pianistas japoneses Atsushi Imada e Kyoka Minami e se apresenta sob a regência do jovem maestro venezuelano Diego Guzmán, em parceria com a Fundação Musical Simón Bolívar.

 

Programa

 

Cláudio Cruz regente 
Dilson Florêncio saxofone

 

CAMARGO GUARNIERI 

Abertura Concertante 

 

CLAUDE DEBUSSY

Rapsódia para Saxofone e Orquestra

 

DARIUS MILHAUD 

Scaramouche, op. 165c 

 

HECTOR BERLIOZ

Sinfonia fantástica 

 

Dilson Florêncio  saxofone
Obteve o 1° Prêmio de Saxofone do Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris. Tem se dedicado à divulgação e propagação do saxofone erudito. Suas apresentações incluem concertos com orquestra sob a regência de maestros como Isaac Karabtchevsky, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Roberto Minczuc, Per Brevig, Ligia Amadio e Pablo Saelzer. Durante sua permanência em Paris (1983-1987), atuou como professor convidado em diversas instituições (entre elas os Conservatoires des 12ème e 17ème Arrondissements de Paris). Leciona e ministra oficinas nos principais festivais de música do Brasil e é professor na Universidade Federal da Paraíba.

 

Cláudio Cruz regente titular e diretor musical
Iniciou-se na música com seu pai, João Cruz, posteriormente recebeu orientações de Erich Lehninger, Maria Vischnia e Olivier Toni. Foi premiado pela APCA, Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo e Grammy Awards. Tem atuado como regente convidado na Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de Brasília, Osesp, Orquestra de Câmara de Osaka, Orquestra de Câmara de Toulouse, Orquestra Sinfônica de Avignon, entre outras. Foi regente da Orquestra do Festival Internacional de Campos do Jordão em 2010 e 2011. Participou dos festivais da Carinthia (Áustria) e de Cartagena, onde atuou como camerista e regente convidado da Osesp. Foi diretor musical da Orquestra de Câmara Villa-lobos, regente titular das Sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas. De 1990 a 2012 foi o spalla da Osesp. Atualmente, é o regente titular e diretor musical da Orquestra Jovem do Estado.

 

Orquestra Jovem do Estado de São Paulo
Fundada em 1979, a Orquestra Jovem do Estado tem como principal objetivo contribuir para o aprimoramento técnico e artístico dos estudantes de música que a integram, ajudando-os a se preparar para a vida profissional. Teve como regentes titulares o maestro John Neschling, Diogo Pacheco, Bernardo Fedorowsky, Juan Serrano e João Maurício Galindo. Em 2012, integrada ao inovador projeto pedagógico da EMESP Tom Jobim, a Orquestra passou por uma total reformulação para transformá-la num projeto de excelência em formação de jovens músicos, estimulando-os a aprofundar e intensificar seus estudos e evitando a profissionalização precoce. Cláudio Cruz passa a ser o diretor musical e regente titular. Pelo novo projeto, as atividades dos 90 bolsistas incluem aulas e master classes com renomados professores e uma intensa agenda de ensaios e concertos. O grupo realizou ainda sua primeira turnê para a Europa, participando do Festival MDR Musiksommer, na Alemanha. Na temporada 2013, participou pela primeira vez do Festival Música em Trancoso. Durante o ano, dividiu o palco com grandes solistas, como as japonesas Yuzuko Horigome e Eiko Senda, o maestro francês Guillaume Bourgogne, o pianista francês Emmanuel Strosser, a pianista israelense Roglit Ishay e o clarinetista francês Romain Guyot. Foi convidada ainda para tocar no Festival Young Euro Classic, em Berlim, na Alemanha, que e é conhecido por reunir as melhores orquestras jovens do mundo. Encerrou a temporada tocando com o violoncelista Antonio Meneses na Sala São Paulo e pelo segundo ano consecutivo, esteve entre os finalistas do Prêmio Concerto, na categoria Jovem Talento, da revista especializada em música clássica.
 

 

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)

 


Data: 17/08/2014
Horario: 20:00
Local: Sala São PauloPraça Júlio Prestes, 16 - Luz, São Paulo,SP
VEJA TAMBÉM

Notícias,Vídeos e Fotos

Orquestra Jovem do Estado anuncia Temporada 2017
Inscrições abertas para master class de regência com Cláudio Cruz
Orquestra Jovem do Estado encerra a temporada e anuncia os vencedores do Prêmio Ernani de Almeida Machado
Veja outras notícias
Orquestra Jovem do Estado | 08.05.16 | Sala São Paulo
Chamada para o concerto da Orquestra Jovem do Estado (06.03.16 - Sala São Paulo)
Orquestra Jovem do Estado (13/09/15) Sala São Paulo
Veja outros vídeos
Orquestra Jovem do Estado | Cláudio Cruz regente | Coral Jovem do Estado | Coral Juvenil do Guri
Orquestra Jovem do Estado | Marc Coppey regente convidado | Nelson Goerner piano
Orquestra Jovem do Estado | Cláudio Cruz regente | Fernando Portari tenor
Veja outras fotos
Copyright © 2017 | EMESP • Todos os Direitos Reservados
MENU