Orquestra Jovem do Estado recebe Antonio Meneses

Sob regência de seu maestro titular e diretor musical, Cláudio Cruz, a Orquestra Jovem do Estado recebe o violoncelista Antonio Meneses para concerto no dia 13 de setembro, domingo, às 20h, na Sala São Paulo.

No concerto desta noite, a Orquestra Jovem do Estado recebe Antonio Meneses, um dos mais importantes violoncelistas do cenário mundial para uma apresentação especial. Sob a regência do seu diretor musical e maestro titular Cláudio Cruz, a Orquestra abre a noite com Suíte Sinfônica Nº 2 - Pernambucana de Guerra-Peixe, em seguida, executa Concerto para Violoncelo e Orquestra, de Shostakovich e encerra com Choros nº 6, de Villa-Lobos. Este repertório é o mesmo do primeiro CD que o Grupo gravou em setembro.  Este registro marca a evolução da Orquestra Jovem do Estado ao longo dos últimos três anos, após se destacar em apresentações em grandes salas de concerto do mundo, o que levou os bolsistas a um patamar de destaque.

A apresentação contempla também as comemorações de 20 anos da Revista CONCERTO, que é considerada a principal publicação especializada em música clássica do país. A solenidade é resultado da parceria firmada entre a revista com a Santa Marcelina Cultura. A parceria contempla ainda descontos para os assinantes da publicação, que pagam o valor de meia entrada para os concertos da Orquestra de outubro e de novembro. 

 

programa

César Guerra-Peixe
Suíte Sinfônica Nº2 - Pernambucana

Dmitri Shostakovich
Concerto N°1 para Violoncelo e Orquestra

Heitor Villa-Lobos
Choros nº 6

 

Cláudio Cruz – regente titular e diretor musical
Iniciou-se na música com seu pai, o luthier João Cruz, posteriormente recebeu orientações de Erich Lenninger, Maria Vischnia (violino) e Olivier Toni (teoria e regência). Foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, Grammy Awards, entre outros. Nos últimos anos, regeu a Orquestra de Câmara de Osaka, Orquestra de Câmara de Toulouse, Orquestra Sinfônica de Avignon, Northern Sinfonia (Inglaterra), a Sinfonia Varsovia, New Japan Philharmonic, Hyogo Academy Orchestra, Hiroshima Symphony (Japão), Svogtland Philharmonie (Alemanha), Jerusalem Symphony Orchestra, entre outras. Atuou como diretor artístico e regente nas montagens das óperas Lo Schiavo e Don Giovanni em Campinas, Rigoletto e La Boheme, em Ribeirão Preto. Na temporada 2014, regeu no Brasil: a Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo, Orquestra do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica de Curitiba, Ópera, Balet e concertos sinfônicos em Ribeirão Preto, além de concertos em agosto no Festival Berlioz na França, em Amsterdã, em Israel, entre outros.  De 1990 a 2012, ocupou o cargo de Spalla da Osesp. Atualmente, é o regente e diretor musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

 

Antonio Meneses - violoncelo
Nascido em Recife (PE), começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade. Aos 16, passou a ter aulas em Düsseldorf e, mais tarde, em Stuttgart (Alemanha), com o violoncelista italiano Antonio Janigro. Apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo, como a Filarmônica de Berlim, Sinfônica de Londres, Sinfônica da BBC, Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã, Sinfônica de Viena, Filarmônica Checa, Filarmônica de Moscou, Filarmônica de São Petersburgo, Filarmônica de Israel, entre outras. Entre os maestros com quem colaborou, estão Herbert von Karajan, Riccardo Muti, Mariss Jansons, Claudio Abbado, André Previn, Andrew Davis e Semion Bychkov. Convidado regular de importantes festivais de música apresenta-se também em recitais de música de câmara. Orienta cursos de aperfeiçoamento na Europa, Américas e Japão e dá aulas de violoncelo no Consevatório de Berna (Suíça).

 

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia)
Compre pelo site da Ingresso Rápido

 


Data: 13/09/2015
Horario: 20:00
Local: Sala São Paulo - Praça Júlio Prestes, 16, Luz – São Paulo
VEJA TAMBÉM

Notícias,Vídeos e Fotos

Orquestra Jovem do Estado anuncia Temporada 2017
Inscrições abertas para master class de regência com Cláudio Cruz
Orquestra Jovem do Estado encerra a temporada e anuncia os vencedores do Prêmio Ernani de Almeida Machado
Veja outras notícias
Orquestra Jovem do Estado | 08.05.16 | Sala São Paulo
Chamada para o concerto da Orquestra Jovem do Estado (06.03.16 - Sala São Paulo)
Orquestra Jovem do Estado (13/09/15) Sala São Paulo
Veja outros vídeos
Orquestra Jovem do Estado | Cláudio Cruz regente | Coral Jovem do Estado | Coral Juvenil do Guri
Orquestra Jovem do Estado | Marc Coppey regente convidado | Nelson Goerner piano
Orquestra Jovem do Estado | Cláudio Cruz regente | Fernando Portari tenor
Veja outras fotos
Copyright © 2017 | EMESP • Todos os Direitos Reservados
MENU