Barrocos

INTRODUÇÃO AO CRAVO PARA ALUNOS DE PIANO

Professor responsável: Alessandro Santoro

Dia e horário: 2ª feira, das 12h30 às 14h30

Vagas: 04

Ementa: Proporcionar aos alunos selecionados de piano e/ou teclado (com ou sem experiência no cravo), que tenham interesse na estética e repertório do séc. XVI ao XVIII, a possibilidade de executar as obras deste período em cópia de instrumento da época (cravo).

Atividades a serem desenvolvidas: Conhecer o cravo e o seu repertório, técnica: articulação, dedilhados antigos, ornamentação, estilos e estética barroca, pequena introdução no baixo contínuo, afinação e temperamentos. O foco será tratar destas problemáticas,  especificamente no cravo.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse

Idade mínima dos alunos: 10 anos

Tipo da seleção: Entrevista e teste (execução de uma obra do período entre o séc. XVI ao XVIII).

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

MADRIGAL BARROCO

Professoras responsáveis: Marília Vargas / Isabel Kanji

Dia e horário: 3ª feira, das 18h30 às 20h30

Vagas: 12

Ementa: O Madrigal Barroco da EMESP é um curso livre destinado a cantores, regentes e estudantes de música interessados na prática da música de conjunto vocal, de forma historicamente orientada. Será dada uma atenção especial ao texto, articulação, fraseado, ornamentação e toda a estética dos períodos das obras executadas. 

O repertório será escolhido de acordo com os participantes, mas englobará Corais de Bach, obras de Padre José Maurício Nunes Garcia, Madrigais renascentistas, Claudio Monteverdi, obras do Barroco Francês, entre outros. 

Atividades a serem desenvolvidas: Prática de madrigal. 

Pré-requisitos para ingresso: Ser cantor, estudante de canto, regência ou instrumentos; leitura à primeira vista.

Idade mínima dos alunos: 18 anos

Tipo da seleção: Audição presencial e pequena leitura no primeiro dia de curso.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

MÚSICA DO SÉCULO XVI PARA CANTO E CORDAS DEDILHADAS (ALAÚDE E VIOLÃO)

 Professor responsável: Guilherme de Camargo

Dia e horário: 4ª feira, das 16h30 às 18h30

Vagas: 04

Ementa: O curso pretende desenvolver o repertório para voz e cordas dedilhadas (alaúde e violão) do período elizabetano, com foco primário nos cinco livros de canções do compositor inglês John Dowland.

Atividades a serem desenvolvidas: Leitura e preparação do repertório. Compreensão do tipo peculiar de escrita do acompanhamento obligato, que funciona como vozes complementares à voz principal. Reconhecimento do estilo e ornamentação. Introdução à música vocal do renascimento.

Pré-requisitos para ingresso: O aluno de canto não precisa de nenhum outro pré-requisito além de disponibilidade e interesse. Para os alunos de alaúde e/ou violão, pede-se um nível básico de performance ao instrumento, assim como leitura básica de partitura.

Idade mínima dos alunos: 15 anos

Tipo da seleção: Entrevista e teste

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

ORQUESTRA BARROCA DA EMESP

Professor responsável: Luis Otávio

Dia e horário: 3ª feira, das 18h30 às 20h30

Vagas: 20 (vagas para violino barroco, viola barroca, violoncelo barroco, contrabaixo, cravo, cordas dedilhadas barrocas, flauta doce, traverso, oboé barroco, fagote barroco).

Ementa: Formação de um grupo estável da EMESP dedicado à música barroca interpretada com instrumentos de época.

O projeto é a formação de uma orquestra barroca que atue de forma continuada durante o ano, seja com ensaios periódicos semanais ou com concertos previamente agendados. Nessas atividades, destinadas a músicos com uma certa experiência em instrumentos antigos, será consolidado o comportamento musical especializado, correto e eficiente para um resultado de excelência na área, sob a direção do maestro Luis Otávio Santos, reconhecido violinista barroco de atuação internacional.

Atividades a serem desenvolvidas: Repertório orquestral e de câmara do período barroco. Ensaios e concertos, construção de uma orquestra barroca.

Pré-requisitos para ingresso: Alguma formação prévia com instrumentos antigos.

Tipo da Seleção: Exame presencial; repertório de livre escolha (estilo barroco).

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

PRÁTICA DE REPERTÓRIO BARROCO E CLÁSSICO PARA INSTRUMENTISTAS MODERNOS

Professor responsável: Alberto Kanji

Dia e horário: 5ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 18

Ementa: O curso é especialmente direcionado aos jovens músicos que se interessam pela interpretação historicamente informada, mas não possuem instrumentos barrocos. Através da prática em conjunto, serão abordadas questões estilísticas dos períodos barroco e clássico. Espera-se, assim, enriquecer a formação musical dos alunos, abrindo caminho para uma visão artística mais ampla, crítica e sensível aos diferentes estilos musicais. 

Atividades a serem desenvolvidas: Será formado um grupo (uma pequena orquestra) por meio de um processo de seleção, com instrumentos modernos (arcos inclusive), onde os alunos poderão aplicar na prática as informações passadas.

Pré-requisitos para ingresso: Ter, no mínimo, nível intermediário no instrumento.

Tipo da seleção: Prova prática (audição). Cada candidato deve executar uma peça de livre escolha do período barroco ou clássico.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

REPERTÓRIO BARROCO E CLÁSSICO PARA FLAUTISTAS E/OU INSTRUMENTISTAS DE SOPRO EM GERAL

Professora responsável: Livia Lanfranchi

Dia e horário: 4ª feira, das 08h30 às 10h30

Vagas: 04

Ementa: O curso se propõe de auxiliar os flautistas e instrumentistas de sopro na execução de obras dos períodos barroco e clássico, aprofundando-se nas questões de estilo, articulação, retórica, afetos, inegalité, etc.

Atividades a serem desenvolvidas: Execução do repertório solístico, camerístico e orquestral da flauta transversal e dos instrumentos de sopro em geral, com foco nas obras do período barroco e clássico, segundo a performance historicamente orientada.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos: 10 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste. Execução de uma obra barroca ou clássica.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

>> ACESSE AQUI OS CURSOS DAS OUTRAS ÁREAS

Copyright © 2017 | EMESP • Todos os Direitos Reservados
MENU