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Cursos Livres 2019 | Área Popular

A RÍTMICA COMO LINGUAGEM MUSICAL

Professor responsável: Herivelto Brandino

Dia e horário do curso: 6ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 20

Ementa: O curso abordará vários aspectos da linguagem rítmica nos diferentes âmbitos do fazer musical, como a composição, a interpretação e o ensino. É indicado para instrumentistas, cantores, compositores e educadores que sentem dificuldade com ritmos em diversos níveis ou que queiram potencializar o uso do ritmo em sua atividade musical. Neste curso, o aluno aprenderá, por exemplo, a relacionar o ritmo com números e executar precisamente a mudança de andamentos, ou ainda a relacionar o ritmo com notas e estabelecer uma estrutura harmônica rítmica.

Atividades a serem desenvolvidas: A principal identidade do curso se dá pela união da teoria com a prática. A parte teórica versará alguns tópicos, como quiálteras, polirritmias, hemíolas, polimetrias e modulações métricas, através da leitura de artigos, elaboração e resolução em conjunto de equações matemáticas simples e análises de peças e de áudios da música popular. A parte prática consiste em jogos e atividades com percussão corporal e voz com base na música popular instrumental, peças de música de concerto do século XX em diante e canções. Todas estas atividades serão adaptadas pedagogicamente para abordar coletivamente o aspecto rítmico em questão.

Pré-requisitos para ingresso:

Ter conhecimento de leitura rítmica de partituras – discernimento das figuras rítmicas básicas – desde semibreves a semifusas – e fórmulas de compasso – incluído compassos mistos, como 7 e 5.

Idade mínima dos alunos: 12 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e Teste

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ACORDEÃO NÍVEL INTERMEDIÁRIO

Professor responsável: Toninho Ferragutti

Dia e horário: 5ª feira, das 11h30 às 13h30

Vagas: 10

Ementa: Fundamentos básicos para o acordeonista.: escalas, dedilhados, formação de repertório, leitura de melodia e cifra, desenhos ritmicos nos baixos,na mão direita e no fole, leitura de cifra, encadeamentos harmônicos etc.

Atividades a serem desenvolvidas: Técnica, harmonia, improvisação, peças, Chord melody, leitura, repertório, acompanhamento, estilos entre outros.

Pré-requisitos para ingresso: O candidato deverá:

– Tocar a peça confronto “Benzinho”, de Jacob do Bandolim

– Tocar uma peça de livre escolha

– Realizar leitura à primeira vista de melodia e cifras com instrumento

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Tipo da Seleção: Teste prático

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APRECIAÇÃO MUSICAL

Professor responsável: Marco Prado

Dia e horário: Sábado, das 09h30 às 11h30 e 2ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 10

Ementa: O curso tem como objetivo fornecer ferramentas para a compreensão de alguns dos elementos musicais relacionados com a teoria e a percepção. As aulas serão desenvolvidas através da apreciação de um repertório que inclui músicas de diversos estilos e procedências.

A experiência poderá dar subsídios para o entendimento do discurso musical por parte dos ouvintes e estudantes que não possuem um conhecimento prévio de teoria musical.

Serão abordados aspectos que incluem a parte rítmica, melódica, harmônica, formal e histórica.

Experiências que mesclam apreciação musical com elementos de teoria e percepção possibilitam também novas discussões e o estudo de assuntos ligados a outras esferas do conhecimento humano.

A utilização de recursos audiovisuais e textos selecionados para cada atividade dará o suporte teórico necessário para uma maior assimilação dos conteúdos propostos.

Atividades a serem desenvolvidas:

1-Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música:

Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical.

2-Aspectos rítmicos e melódicos:

As propriedades físicas do som.  A organização do pulso através das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias.

3- Aspectos harmônicos e formais:

Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular.  As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção.

4-Tecnologia transformação e manipulação do som.

Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste (Os candidatos deverão responder a um questionário no dia da seleção)

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BIG BAND

Professor responsável: Tiago Costa

Dia e horário: 4ª feira, das 15h30 às 17h30

Vagas: 18 alunos no total (5 saxofones, 4 trombones, 4 trompetes, 1 guitarras, 1 pianos, 1 contrabaixos acústico, 1 bateria, 1 percussão popular)

Ementa: O objetivo do curso é oferecer aos alunos uma vivência musical dentro do universo da formação de Big Band, adquirindo uma melhor leitura, articulação, sonoridade e outros critérios essenciais para o desenvolvimento da prática de grupo e também individual.

Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório clássico de Big Bands representativas do Jazz e arranjos de músicas e ritmos brasileiros.

Pré-requisitos para ingresso: O material utilizado para a prática será de arranjos de nomes importantes da história dessa formação, tanto brasileiros quanto internacionais e deverá abranger diversos gêneros musicais.

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Será solicitado um teste de leitura à primeira vista e a execução de uma peça livre, escolhida pelo candidato.

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CAMERATA CAIPIRA

Professor responsável: João Paulo do Amaral

Dia e horário: 3ª feira, das 9h30 às 11h30

Vagas: 10

Ementa: Curso consiste na formação de um grupo regional para prática de repertório popular arranjado, com enfoque nas linguagens e ritmos da música caipira e regional brasileira (cururu, pagode-caipira, baião, guarânia, cateretê, etc).

Atividades a serem desenvolvidas: Prática de grupo com repertório e arranjos baseados nas linguagens e gêneros tradicionais da música caipira e regional. Desenvolver técnica individual, percepção e vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e interpretativos.

Pré-requisitos para ingresso: Possuir leitura de cifra e partitura. Serão admitidos interessados prioritariamente nos seguintes instrumentos: viola caipira, violão, baixo, bandolim, cavaquinho, acordeom, percussão e canto popular (outros instrumentos eventualmente poderão ser aceitos dependendo da avalição do professor).

Idade mínima dos alunos: 12 anos

Tipo da Seleção: Entrevista com a banca, leitura musical básica (cifra e partitura) e tocar ou cantar uma música de livre escolha.

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CAPACITAÇÃO P/ PROFESSORES DE MUSICALIZAÇÃO

Professor responsável: Genny Chaves

Dia e horário: 2ª feira das 14h30 às 16h30 e das 16h30 às 18h30

Vagas: 30 (15 por turma)

Ementa: O curso tem como objetivo capacitar professores de musicalização integrando a música com outras formas de expressão e linguagem, transcendendo o fazer artístico propriamente dito e buscando oportunidades de desenvolvimento humano, procurando abrir espaço de reflexão para estes profissionais.

Atividades a serem desenvolvidas: Capacitação aos Professores de musicalização, professores de música da escola regular (rede pública e particular), alunos de licenciatura (música, artes, pedagogia), alunos de bacharelado em música.

Pré-requisitos para ingresso: Leitura e escrita musical; tocar um instrumento.

Idade mínima dos alunos: 18 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e/ou avaliação (Os critérios para a seleção dos candidatos serão definidos pelo professor que conduzirá as entrevistas).

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COMBO DE MÚSICA BRASILEIRA

Professor responsável: Sizão Machado

Dia e horário: 3ª feira, das 15h30 às 17h30

Vagas: 16 (distribuídas dentre: percussão, bateria, piano, violão/guitarra, trombone, trompete/flugelhorn, trompa, flauta, saxofone (alto, soprano, tenor e barítono), contrabaixo elétrico/contrabaixo acústico)

Ementa: Incentivar o talento de jovens músicos e oferecer acesso real e de qualidade ao nosso mais rico repertório, por meio da criação de um combo que trabalhe os grandes compositores brasileiros como Moacir Santos, Tom Jobim, Dorival Caymmi e tantos outros que retratam tão bem a riqueza da nossa cultura.

O combo com coordenação de Sizão Machado, acreditando que a disseminação da nossa cultura, por meio da educação e do aprendizado musical de qualidade pode fazer toda a diferença na vida daqueles que farão o futuro musical do nosso País.

Atividades a serem desenvolvidas: Leitura, adaptação e ensaios de arranjos escritos para essa formação dentro da temática do repertório brasileiro.

Pré-requisitos para ingresso: Boa leitura musical.

Tipo da Seleção: leitura à primeira vista e música de livre escolha.

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CORAL JUVENIL

Professor responsável: Daniel Volpin

Dia e horário: 5ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 30

Ementa: O curso tem por objetivo o desenvolvimento técnico-artístico dos participantes a partir de trabalho de canto coral, priorizando o resultado artístico com base nos seguintes pilares: (1) trabalho em grupo (2) escuta/percepção (3) técnica específica do trabalho coral. Será desenvolvido repertório que inclui estilos variados do repertório coral tradicional (música antiga – renascença/barroco; negro spirituals; e música popular/folclórica).

Atividades a serem desenvolvidas: Técnica vocal, postura, e desenvolvimento de repertório coral.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Idade máxima dos alunos: 19 anos

Tipo da Seleção: Apresentação de peça de livre escolha.

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CORAL PARA ADULTOS INICIANTE

Professor responsável: Ana Beatriz Zaghi

Dia e horário: 3ª feira, das 16h30 às 18h30 e 5ª feira, das 15h30 às 17h30.

Vagas: 60 (30 alunos por turma)

Ementa: O curso tem como objetivo a prática do canto coral, abordando o repertório popular e erudito.

Abordagens históricas, apreciação musical e desenvolvimento de técnicas vocais e corporais serão ferramentas utilizadas para uma melhor compreensão musical.

Atividades a serem desenvolvidas:

Conhecimento da saúde vocal e do corpo;

– Técnicas vocais;

– Apreciação musical (voltado para o canto coral);

– Desenvolvimento de repertório;

– Apresentações.

Observação: candidatos com necessidades especiais serão analisados caso a caso.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse

Idade mínima dos alunos: 18 anos

Tipo da Seleção: Entrevista

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CORAL PARA ADULTOS INTERMEDIÁRIO

Professor responsável: Ana Beatriz Zaghi

Dia e horário: 2ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 40

Ementa: O curso tem como objetivo a prática do canto coral, abordando o repertório popular e erudito.

Abordagens históricas, apreciação musical e desenvolvimento de técnicas vocais e corporais serão ferramentas utilizadas para uma melhor compreensão musical.

Atividades a serem desenvolvidas:

– Conhecimento da saúde vocal e do corpo;

– Técnicas vocais;

– Apreciação musical (voltado para o canto coral);

– Leitura musical;

– Desenvolvimento de repertório;

– Apresentações.

Observação: candidatos com necessidades especiais serão analisados caso a caso

Pré-requisitos para ingresso:

Necessária leitura musical, experiência anterior em canto coral, interesse e disponibilidade.

Idade mínima dos alunos: 18 anos

Tipo da Seleção: Entrevista onde o candidato executará (cantando nome de notas e alturas das mesmas) uma pequena leitura à primeira vista de um trecho de uma peça simples.

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GRUPO DE TROMBONES POPULAR

Professor responsável: Silvio Giannetti

Dia e horário: 6ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas:10 vagas – 08 (trombone) 02 (trombone baixo)

Ementa: Prática de Grupo de Trombones em Música Popular

Atividades a serem desenvolvidas: Repertório de música popular para trombones incluem duetos, trios, quartetos, sextetos e octetos, com ou sem acompanhamento. Repertório de música popular e Jazz.

Pré-requisitos para ingresso: leitura de nível médio

Idade mínima dos alunos: 16 anos

Tipo da Seleção: Entrevista

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GRUPO VOCAL

Professor responsável: Luiz Gayotto

Dia e horário: 6ª feira, das 10h30 às 12h30

Vagas:  12 (6 vozes masculinas e 6 vozes femininas)

Ementa: Esta proposta tem como objetivo principal a manutenção do Curso Livre Grupo Vocal Emesp, que vem sendo desenvolvido anualmente desde 2011, com um ensaio semanal de 2 horas e apresentações a serem agendadas durante o ano de 2019

Atividades a serem desenvolvidas: Leitura, ensaio e apresentação de repertório de música popular brasileira e internacional arranjadas para vozes masculinas e femininas. Estímulo aos próprios participantes para serem os autores dos arranjos que serão trabalhados. Para se chegar a esses objetivos, as aulas semanais trabalharão percepção musical (melódica, harmônica e rítmica), solfejo, percussão corporal e técnica vocal.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e conhecimento básico de teoria musical.

Idade mínima dos alunos: 18 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

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GUITARRA CONTEMPORÂNEA

Professor responsável: Marco Prado

Dia e horário: 6ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 05

Ementa: O curso é voltado para a demonstração prática de algumas possibilidades de uso da guitarra na composição e execução musical, em diferentes estilos musicais e propósitos artísticos.

A proposta é a de que os participantes da atividade formem um grupo e que elaborem arranjos e composições explorando efeitos e pedais, fórmulas rítmicas, construções melódicas e harmônicas, além da prática de improvisações coletivas. Também que, através do curso, se atentem para diferentes propostas de construção musical, utilizando a guitarra elétrica.

Atividades a serem desenvolvidas: Audição e elaboração de arranjos, composições e gravações usando recursos técnicos e tecnológicos próprios da guitarra elétrica. Uso de pedais de efeito, afinações alternativas, gravação e composição de overdubs, desenvolvimento da escrita para o instrumento e apresentação de repertório específico para o curso. Improvisação usando temas conhecidos e explorando.

Pré-requisitos para ingresso: Leitura musical básica, conhecimento e prática do instrumento (guitarra elétrica)

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste prático definido pelo professor no dia da seleção.

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IMPROVISAÇÃO E SEÇÃO RÍTMICA

Professor responsável:  Marcus Teixeira

Dia e horário: 4ª feira, das 13h30 às 15h30

Vagas: 10

Ementa: Improvisação e Seção Rítmica é um curso violonistas, guitarristas, baixistas, pianistas, bateristas e instrumentistas de sopro, que estão interessados em aprofundar o estudo da improvisação e do acompanhamento. O estudo teórico do conteúdo se voltará sempre para a prática do que está sendo estudado e essa prática será o foco principal do curso.

Esse curso tem a expectativa de ajudar os alunos a colocar em prática as teorias desenvolvidas na sala de aula sobre o estudo da improvisação no Jazz e na Música Brasileira. Será um aprofundamento na linguagem da improvisação, tendo como objetivo aproximar os alunos da fraseologia, rítmica e outras questões subjetivas relativas a essa linguagem. Também serão estudadas as seções rítmicas dos temas propostos e será demonstrado como o aluno poderá se colocar nas mais diversas situações como acompanhador.

Atividades a serem desenvolvidas: Estudo da teoria da improvisação em conjunto com o desenvolvimento de repertório específico e exercícios práticos individuais e em grupo.

Pré-requisitos para ingresso: Alunos de nível médio a elevado.

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Teste individual com cada aluno

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IMPROVISAÇÃO LIVRE

Professor responsável: Manoel Silveira

Dia e horário: 3ª feira, das 10h30 ás 12h30

Vagas:6

Ementa: Improvisação como Principal Ferramenta Criativa.

Atividades a serem desenvolvidas: Com material extraído de aulas de composição do Prof. Hans Joachim Koellreuter, do livro “Fundamentos da Composição Musical” de Arnold Schoenberg e de “O Ouvido Pensante” de Murray Chofer, o curso visa introduzir os alunos na arte do desenvolvimento rítmico/melódico de motivos, pois improvisar é compor instantaneamente.  Aplicando essas técnicas na improvisação livre, tonal, não tonal, serial, jazzística, etc, os estudantes terão um entendimento melhor dos discursos musicais, de seus “dialetos” por assim dizer, descobrindo novos cominhos em seu instrumento. Os alunos são assim estimulados a criar sua própria fala musical, por meio de exercícios já conhecidos e também criados em aula conjuntamente.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e saber tocar com fluência as escalas maiores nos doze tons em seu próprio instrumento, demonstrando já ter alguma prática musical. O curso não é para iniciantes.

Idade mínima dos alunos: 14 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista e Teste.

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INICIAÇÃO À PERCUSSÃO – BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA

Professor responsável: Luiz Guello

Dia e horário: 4ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 25

Ementa: Curso para todas as idades, não sendo necessário já saber tocar, ou seja, livre para todas as pessoas, somente haverá um teste de aptidão para selecionar os candidatos.

Atividades a serem desenvolvidas: Vamos estudar basicamente os instrumentos de escola de samba, mas também darei uma iniciação a percussão popular trabalhando congas, pandeiro de choro, baião, zabumba etc…

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Teste

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INICIAÇÃO À VIOLA CAIPIRA

Professor responsável: João Paulo do Amaral

Dia e horário: 2ª feira, das 16h30 às 18h30

Vagas: 10

Ementa: Curso consiste na iniciação do aprendizado à viola caipira (afinação cebolão) e de seu repertório básico, abordando seus principais ritmos como a toada, o cururu, o cateretê, a guarânia, entre outros. Habilita o participante na execução dos acordes básicos e primeiros solos e ponteados através do conhecimento elementar das escalas duetadas.

Atividades a serem desenvolvidas: Execução de exercícios técnicos, escalas duetadas, acordes iniciais e batidas dos ritmos básicos aplicadas ao repertório selecionado.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse além de ter o próprio instrumento (viola caipira de 10 cordas). O aluno que já tenha algum contato com a viola ou outro instrumento de corda dedilhada poderá ser priorizado como critério de desempate.

Idade mínima:12 anos

Tipo da Seleção: Entrevista

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INICIAÇÃO AO BANDOLIM

Professor responsável: Jane do Bandolim

Dia e horário: 5ª feira, das 13h30 às 15h30

Vagas: 04

Ementa: Desenvolver fundamentos necessários para tocar bandolim (conceitos básicos de leitura e técnica). O enfoque principal será dar condições aos participantes para conhecer e desenvolver o estilo choro.

Atividades a serem desenvolvidas: Prática do repertório de choro e exercícios (escalas, arpejos, técnicas de mão direita) para conhecer melhor a mecânica do instrumento.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista

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INICIAÇÃO AO VIOLÃO

Professores responsáveis: Chrystian Dozza e Marco Prado

Dia e horário: Sábado, das 09h30 às 11h30, das 11h30 às 13h30 e das 13h30 às 15h30

Vagas: 24 (6 por turma)

Ementa: Este curso pretende oferecer uma introdução ao aprendizado do violão, abarcando os aspectos técnicos, posturais e musicais básicos. Também pretende formar um grupo de violonistas com experiências musicais diversas que possa executar repertório variado.

Atividades a serem desenvolvidas:

– Introdução a noções de relaxamento e postura básicos;

– Exercícios técnicos preliminares;

– Iniciação e/ou aperfeiçoamento da leitura musical;

– Formação de repertório variado.

-Noções básicas de harmonia e teoria musical

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos: 13 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste prático definido pelo professor no dia da seleção. Será exigido que o candidato possua conhecimento básico de violão e que execute uma sequência simples de acordes cifrados.

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INTERPRETAÇÃO DA CANÇÃO BRASILEIRA PARA CANTORES E CANTORAS

Professor responsável: José Mazziotti

Dia e horário: 4ª feira, das 15h30 às 17h30 e das 17h30 às 19h30

Vagas: 10

Ementa: Trabalho aprofundado de interpretação e estilo do repertório da canção brasileira de diversos períodos. Compreende o estudo gradativo da técnica vocal, aliado à pesquisa de referências musicais fundamentais para o desenvolvimento da sensibilidade e musicalidade do aluno, visando à formação de um profissional da área.

Atividades a serem desenvolvidas: Será desenvolvido a interpretação do texto poético das canções brasileiras, abordando nas aulas a interpretação aprofundada de cada canção, sua história, período em que foi composta e o envolvimento dos alunos com a interpretação desta obra e conhecimento de novos repertórios da música popular brasileira.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento do canto e do repertório de música brasileira. Este curso é indicado para os cantores profissionais ou semiprofissionais, que já tenham uma carreira, cantem na noite, ou que queiram gravar um cd.

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste, onde o candidato deverá cantar a capela uma obra dos seguintes autores Milton Nascimento, Chico Buarque, Edu Lobo

– E uma peça de livre escolha.

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LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL

Professor responsável: André Damião Bandeira

Dia e horário: 4ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 10

Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais

Voltado para músicos que têm interesse na música mediada por meios eletrônicos, o curso será focado na composição de Música Eletroacústica, Música Mista, Improvisação e Arte Sonora. Para isso, durante aulas serão discutidas tanto questões práticas quanto teóricas acerca dos processos composicionais e históricos desses gêneros da música contemporânea. Com o intuito de que os participantes desenvolvam suas próprias composições ao longo do curso, serão introduzidas técnicas de programação para manipulação e síntese de sons eletrônicos através dos softwares Pure Data e Supercollider.

Atividades a serem desenvolvidas: Introdução a programação de pretório de Música Eletroacústica, Música Mista, Improvisação e Arte Sonora; Praticas de composição e improvisação; Leitura e discussão de textos de apoio;

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse

Idade mínima dos alunos:16 anos

Tipo da Seleção: Teste e entrevista

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MUSICOGRAFIA BRAILLE

Professor responsável: Elvira Mugia

Dia e horário: 4ª feira das 09h30 às 11h30, das 11h30 às 13h30 ou das 13h30 às 15h30

Vagas: 6

Ementa: O curso é destinado para pessoas com deficiência visual que leem e escrevem em Braille

Tem o objetivo de apoio a estas pessoas com estas características que necessitam de seus materiais acessíveis para acompanhar todas as disciplinas na qual o curso da EMESP Tom Jobim disponibiliza para a população em geral. Podem praticar também educadores musicais que desejam apreender sobre esta ferramenta: Musicografia Braille para ajudar na inclusão das pessoas com deficiência visual.

Atividades a serem desenvolvidas: Aprender os sinais musicais correspondentes em Braille.

Confecção de partituras musicais.

Desenvolvimento da escrita musical e leitura musical em Braille.

Transposição para o instrumental musical.

Pratica do repertório.

Desenvolvimento da criatividade musical.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Tipo da Seleção: Escrever e ler em Braille.

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OFICINA DE CANTO – (INICIAÇÃO)

Professores responsáveis: Luis Gayotto e Cinthia Sell

Dia e horário: 4ª feira, das 16h30 às 18h30

Vagas: 15

Ementa: Proporcionar as pessoas que gostem de cantar, teoria e prática de técnica vocal para uma emissão vocal saudável, com repertório próprio para a iniciação da prática do canto.

Atividades a serem desenvolvidas: Técnicas de estudo para preparação de repertório, sensibilização corporal voltada a uma melhor aplicação dos exercícios vocais, técnicas de estudo de preparação para apresentar o repertório durante a prática individual, e prática de repertório de canto solo com acompanhamento de piano.

Obs. Os alunos devem utilizar trajes que possibilitem a amplitude de movimentos durante as aulas.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos: 18 anos

Tipo da Seleção: Entrevista

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OFICINA DE CANTO PARA ATORES – O CANTO EM CENA

Professores responsáveis: Luis Gayotto

Dia e horário: 6ª feira, das 15h30 às 17h30

Vagas: 15

Ementa: O curso pretende abordar o ofício do canto destinado àquelas pessoas que trabalham em espetáculos teatrais, em musicais, performances cênicas de qualquer natureza em que a música e a cena se misturam e o artista tem que aliar sua experiência da ator/performer às suas habilidades musicais, focadas no ato de cantar.

Atividades a serem desenvolvidas: Técnica vocal ,percepção musical ( melodia, harmonia e ritmo), noções de teoria musical, pesquisa de repertório e dramaturgia, exercícios corporais e postura, percussão corporal , interpretação e canto, montagem de um pequeno espetáculo musical e apresentações durante o ano.

Pré-requisitos para ingresso: O aluno deve já ter uma experiência previa com espetáculos cênicos e conhecimentos musicais básicos, teóricos e práticos.

Idade mínima dos alunos: 16 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

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PERCUSSÃO CORPORAL

Professor responsável: Luis Perez

Dia e horário: 3ª feira, das 16h30 às 18h30

Vagas: 12

Ementa: Estudos e aplicação de sons produzidos pelo corpo para criação de ritmos

Atividades a serem desenvolvidas: A percussão corporal no cotidiano; Exploração de timbres; Desenvolvimento dos ritmos;  Improvisação em diversos contextos; Estrutura do ritmo para criação;

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse

Tipo da Seleção: Entrevista e teste.

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PIXINGUINHA NA PAUTA

Professores responsáveis: Jane do Bandolim, Luiz Guello, Marcelo Cândido e Michel Moraes

Dia e horário: 5ª feira, das 9h30 às 11h30

Vagas: 20 (distribuídas em: Piano / Violão / Violão de 7 cordas / Cavaquinho / Bandolim / Percussão / Flauta/Flautim / Saxofone Alto / Saxofone Tenor / Clarinete / Trombone / Trompete / Contrabaixo acústico)

Ementa: Neste curso serão abordados o repertório e a linguagem do choro com enfoque para a vertente arranjadora do compositor PIXINGUINHA. Serão vários arranjos do compositor para as obras dele e de outros compositores em uma formação maior, abrangendo instrumentos de sopro mais o tradicional regional de choro.

Atividades a serem desenvolvidas: Os professores trabalharão a linguagem do choro para os instrumentos característicos do gênero e também para outros instrumentos não tão comuns nesse universo como o trompete, trombone, contrabaixo e saxofone. Os professores responsáveis executarão os arranjos junto aos alunos para que possam dividir a maneira de executar e interpretar os arranjos propostos. Também terão uma imersão no universo do choro e do Pixinguinha acompanhados de perto por um especialista de cada naipe dos seus instrumentos.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento no instrumento e/ou canto, boa leitura de notas e cifras.

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Leitura musical à primeira vista.

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PRÁTICA DE CHORO

Professor responsável: Edmilson Capelupi

Dia e horário: 2ª feira, das 15h30 às 17h30

Vagas: 09

Ementa:  Aprimoramento de músicos na linguagem do choro, abordar seus principais compositores e músicos através de execução do repertório e/ou audição. Construção coletiva de arranjos simples, leitura de temas e prática de interpretação melódica, harmônica e percussiva.

Atividades a serem desenvolvidas: Estudo e execução do repertório proposto em variações de estilos, formas e épocas. Avaliação continuada através da participação e presença; prova semestral realizada através de apresentação.

Pré-requisitos para ingresso: o candidato deverá trazer seu instrumento e tocar dois choros de livre escolha (trazer a partitura)

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

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PRÁTICA DE CONJUNTO MÚSICA LATINA

Professor responsável: Sizão Machado

Dia e horário: 5ª feira das 9h30 às 11h30

Vagas: 12 (sendo: 4 (quatro) para instrumentos de sopro/metais; 2 (duas) para instrumentos de percussão/bateria; 1 (um) piano; 2 (duas) violão/guitarra;

1 (um) contrabaixo/baixo elétrico; 2 (duas) vozes – masculina/ feminina).

NOTA: Este número de vagas e, por conseguinte, a formação do grupo são fundamentais para o melhor aproveitamento do curso. Não serão aceitos dois ou mais alunos para um mesmo instrumento.

Ementa: Este curso propõe um contato do aluno com o universo da música afro-cubana e o “Latin Jazz” e suas características rítmicas, melódicas e harmônicas bem como sua estruturação estética.

Atividades a serem desenvolvidas: Conhecimento e desenvolvimento das “claves cubanas” e suas variações, do ”montuno” como elemento rítmico e harmônico fundamental e das funções específicas de cada instrumento dentro do grupo.

Serão apresentados temas clássicos do gênero para desenvolvimento dos tópicos propostos.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível médio ou avançado.

Tipo da Seleção: Entrevista e leitura à primeira vista

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PRÁTICA DE MÚSICA POPULAR CONTEMPORÂNEA

Professor responsável: Marco Prado

Dia e horário: 4ª feira, das 13h30 às 15h30

Vagas: 07

Ementa: Curso que visa integrar os participantes na construção de um grupo musical. A prática musical do grupo deverá explorar um repertório e uma forma de execução abrangente, experimental, sem restrições e que respeite e investigue as várias vertentes de estilo e abordagem presentes na música contemporânea.

Atividades a serem desenvolvidas:

Elaborar e construir coletivamente arranjos em repertório variado;

Incentivar os participantes para o exercício da composição de músicas utilizando diversas formas musicais empregadas na música popular;

Organizar um repertório eclético a partir dos encontros visando à gravação do material e possível apresentação pública.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse

Tipo da Seleção: Entrevista e teste prático definido pelo professor no dia da seleção.

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PRÁTICA DE REPERTÓRIO DE GAFIEIRA

Professor responsável: Silvio Giannetti

Dia e horário: 3ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 13 (distribuídas dentre: piano, guitarra, violão, contrabaixo elétrico, bateria, percussão, trompete, saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono, trombone, voz masculina e feminina)

Ementa: No curso serão executados arranjos de música popular brasileira com enfoque no estilo Gafieira. A palavra gafieira segundo o nosso dicionário Houaiss nos remete à dança, ao baile popular de entrada paga e frequentado por pessoas de baixa renda na década de 60, porém permeado também por classes mais abastadas. Para tocar nos bailes se criou um estilo de música, uma sonoridade típica de orquestra de salão com sopros, percussão, canto e seção rítmica que acabou se apropriando da nomenclatura da dança.

Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório de gafieira

Pré-requisitos para ingresso: Ter bom conhecimento de leitura musical

Tipo da Seleção: Leitura à primeira vista de notas e cifras e peça de livre escolha.

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PRÉ-VESTIBULAR DE UNIVERSIDADES

Professor responsável: André de Cillo Rodrigues e Alex Buck

Dia e horário: 2ª feira, das 17h30 às 19h30; 3ª feira, das 14h30 às 16h30; e 5ª feira, das 16h30 às 18h30

Vagas: 48

Ementa: O estudo de uma arte envolve muito mais do que o domínio de certos procedimentos técnicos. No caso da música é fundamental que aqueles que queiram aprofundar seus estudos busquem, além da prática qualificada de um instrumento, conhecer a história da música ocidental e seu repertório, assim como os conteúdos de teoria, harmonia, análise e percepção musical. Tendo estas questões em vista, o Curso Preparatório para o Vestibular de Música foi elaborado com o intuito de ajudar a suprir esta necessidade premente no contexto do meio educacional brasileiro, buscando apontar caminhos e diretrizes que permitam com que os alunos encontrem as melhores maneiras de atenderem aos seus objetivos particulares relacionados ao aprendizado musical. O curso se destina a pessoas interessadas em ingressar nos diversos cursos superiores de música oferecidos por Universidades e Faculdades e/ou em ampliarem seu conhecimento musical.

Atividades a serem desenvolvidas: Parte do curso, referente às matérias teóricas (teoria, harmonia, análise, etc.) tem como objetivo habilitar o estudante a lidar de maneira qualificada com o código musical. Inicialmente, é feita uma revisão dos conteúdos essenciais de Teoria Básica, fundamentais para escritura, leitura e interpretação de uma partitura. Posteriormente, o curso dedica-se ao estudo da Harmonia e da prática de Análise Musical, possibilitando o entendimento de estruturas de organização do discurso musical dentro de um repertório variado. Em percepção, o foco central é proporcionar ao aluno ferramentas através das quais ele próprio poderá se desenvolver neste aspecto tão fundamental para a formação musical. São abordados os seguintes conteúdos: Percepção de intervalos, tríades e funções harmônicas básicas; Ditados e leituras rítmicas; Ditados melódicos a uma e a duas vozes; Solfejos. A parte do curso destinada ao estudo da História da Música se baseia no conhecimento e na audição do repertório musical. Serão abordadas questões estilísticas e a escuta de obras dos períodos medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo, bem como demais conceitos e questões pertinentes a estes períodos. É importante ressaltar que o curso, de uma forma geral, preza pela interdisciplinaridade, de modo que, grande parte das vezes, os conteúdos do curso serão abordados em simultaneidade.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse. Em função do número máximo de vagas, existe a necessidade de algum conhecimento prévio de teoria, história e percepção musicais, cujo limite se encontrará diretamente associado à procura ao curso e ao resultado do processo seletivo de admissão.

Idade mínima dos alunos: 15 anos

Tipo da Seleção: Teste

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TÉCNICA AVANÇADA PARA BATERIA

Professor responsável: Realcino Lima

Dia e horário: 3ª feira, das 09h30 às 11h30

Vagas: 4

Ementa: Desenvolvimento da habilidade técnica para execução no instrumento e da leitura prática aplicada ao instrumento e da leitura. Compreensão sobre a função do instrumento nas diversas linguagens e gêneros da música popular.

Atividades a serem desenvolvidas: Oferecer ao estudante o desenvolvimento de requisitos técnico e práticos do instrumento bateria, o conhecimento de sua função dentro do contexto musical e o aprimoramento de sua leitura e sonoridade.

Pré-requisitos para ingresso:

O candidato deverá apresentar:

– Do livro A bateria brasileira no século XXI (Nenê): Samba em 5/8 e Samba em 7/8;

– Quatro ritmos brasileiros (samba, baião, maracatu e frevo);

– Do livro New Breed, de Gary Chester: Sistema N 18, com as leituras IA e IIB;

– Do livro 14 Modern Contest Solos for Snare Drum, de John S. Pratt: o solo “Drum Corps on Parade”;

– Leitura à primeira vista.

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

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TÉCNICA AVANÇADA PARA CAVAQUINHO

Professor responsável: Marcelo Cândido Gonçalves

Dia e horário: 6ª feira das 10h30 às 12h30

Vagas: 4

Ementa: Aprendizado através de investigação e transcrição da interpretação dos artistas mais importantes que determinaram uma forma da execução do Choro – música instrumental 100% brasileira. No curso, são trabalhados e analisados não somente a técnica, mas os ornamentos utilizados, o fraseado e a forma de variação e improviso, para a compreensão do estilo.

Atividades a serem desenvolvidas: No curso de técnica avançada para cavaquinho, o repertório desenvolvido será exclusivamente feito através de transcrições melódicas, aplicação de exercícios técnicos para o desenvolvimento de variações melódicas características ao gênero choro.

Análise de improvisos para compreensão do estilo e utilização dos elementos técnicos para a prática de solo espontâneo (improviso). Favorecer a aquisição de técnicas e habilidades para a execução do instrumento, de acordo com uma sequência lógica e uma dosagem de dificuldades que atendam aos diferentes níveis do aprendizado.

Pré-requisitos para ingresso: O candidato deverá trazer seu instrumento e:

-Tocar um Choro de livre escolha (trazer a partitura);

-Tocar uma das seguintes peças de confronto: “Os Oito Batutas”, de Pixinguinha.

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

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TÉCNICA AVANÇADA PARA CONTRABAIXO POPULAR (ACÚSTICO)

Professor responsável: Mario Cesar Andreotti

Dia e horário: 4ª feira, das 15h30 às 17h30

Vagas: 04

Ementa: O curso é destinado a alunos de nível médio que queiram desenvolver os princípios básicos do contrabaixo na função de acompanhamento. Serão desenvolvidos elementos para que o aluno possa criar uma linha de walking bass, samba, baião. A base para isso será o repertório de standards brasileiros e do jazz. O objetivo principal do curso é fazer com que os alunos tenham um conhecimento básico sobre a função do instrumento, como acompanhador. A partir de um repertório standard proposto será desenvolvido um estudo sobre os ritmos.

Atividades a serem desenvolvidas: Função do instrumento como acompanhador:

– Estudos de técnica: Escalas, Padrões Melódicos e Rítmicos e Técnica para mão direita (pizzicatto)

– Construção de walking bass

– Conduções de Ritmos Brasileiros;

– Melodias de temas (dedilhados nas diversas regiões do instrumento)

Pré-requisitos para ingresso:

– Ler uma partitura em Clave de Fá

– Ler uma partitura Cifrada

– Tocar escala maior de duas oitavas

– Tocar um tema de livre escolha (pequeno estudo, melodia, levada)

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste. Entrevista individual (dependendo do número de inscritos poderá ser feita em conjunto com até dois alunos a critério do professor) e os candidatos deverão tocar os itens estabelecidos no pré-requisito. O item leitura de partitura de notas em clave de fá e de partitura cifrada será aplicado com acompanhamento de um play back preparado pelo professor

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TÉCNICA AVANÇADA PARA CONTRABAIXO POPULAR (ELÉTRICO)

Professor responsável: Sizão Machado

Dia e horário: 3ª feira, das 9h30-11h30 e 5ª feira, das 15h30-17h30.

Vagas: 4

Ementa: O curso de Contrabaixo Elétrico procura trabalhar, através do estudo do repertório de música popular, o progresso técnico na execução do instrumento e no modo de interpretação de cada estilo em qualquer formação.

Atividades a serem desenvolvidas: O curso tem como objetivo o desenvolvimento do aluno como músico.

Capacitá-lo e prepará-lo para atuar em qualquer estilo e formação, como acompanhador ou solista. Portanto, a performance é o objetivo principal desse ciclo. Formar repertório, evoluir na interpretação dos temas, improvisação e memorização dos temas musicais aprendidos.

Pré-requisitos para ingresso:

O candidato deverá:

– Realizar leitura musical, à primeira vista, com o instrumento;

– Tocar uma peça musical de livre escolha;

– Tocar melodia, acompanhamento e improviso (pode ser separadamente) das seguintes peças: “Noa Noa” de Sérgio Mendes; “Continuum” de Jaco Pastorius; “There Will Never be Another You” de Harry Warren.

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

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TÉCNICA AVANÇADA PARA GUITARRA

Professor responsável: Marcus Teixeira

Dia e horário: 4ª feira, das 15h30 às 17h30 e 5ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 4

Ementa: É um curso para guitarristas de nível avançado que tenham interesse em se aprofundar no estudo da Guitarra Elétrica.

Atividades a serem desenvolvidas: Serão aprofundados os conteúdos: Técnica, Harmonia, Improvisação, Chord Melody, Leitura, Repertório, Acompanhamento, Estilos e guitarristas, entre outros.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Teste

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TÉCNICA AVANÇADA PARA PERCUSSÃO POPULAR 

Professor responsável: Roberto Angerosa

Dia e horário: 2ª feira, das 15h30 às 17h30

Vagas: 4

Ementa: O curso de percussão popular avançada visa a formar percussionistas criativos e capazes de se expressarem musicalmente, seja individualmente ou em grupo, com o domínio não só dos principais ritmos brasileiros, mas também com abertura constante para a riqueza da música de outros povos, com habilidade para improvisar e explorar o universo infinito de possibilidades tímbricas da percussão. Tudo isto estruturado pelo estudo das principais técnicas de instrumentos de percussão, coordenação motora e visão polirrítmica, além da vivência com repertório de diversos gêneros.

Atividades a serem desenvolvidas: No curso de Técnica de percussão avançadas, são trabalhados os fundamentos técnicos em três instrumentos básicos de percussão popular: caixa, conga e pandeiro. Também é contemplado o conhecimento da estrutura dos principais ritmos brasileiros associados a estes instrumentos (samba, choro, introdução aos ritmos afro ijexá, congo e barra-vento) e o início da improvisação a partir de seus padrões tradicionais, além da capacidade de leitura rítmica aliada à prática desses ritmos e coordenação motora para tocar simultaneamente dois padrões fundamentais de cada ritmo trabalhado.

Pré-requisitos para ingresso:

O candidato deverá:

– Tocar dois ritmos diferentes em dois instrumentos: pandeiro, congas, caixa, surdo, repinique, zabumba, cajon, derbak ou outros de livre escolha.

– Tocar a peça de confronto “Teste Percussão Popular 2º Ciclo” (disponível na EMESP Tom Jobim).

– Fica a critério do candidato tocar uma peça de livre escolha no vibrafone ou em outro teclado de percussão.

– Realizar leitura musical à primeira vista com o instrumento.

– Realizar exercício de percepção proposto pela banca.

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

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TÉCNICA AVANÇADA PARA SAXOFONE (POPULAR)

Professor responsável: Josué dos santos

Dia e horário: 4ª feira das 14h30 às 16h30 e 5ª feira, das 16h30 às 18h30

Vagas: 4

Ementa: O curso oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver conhecimento sobre a linguagem musical brasileira e do jazz, sem excluir um exame de outros gêneros musicais. Haverá a construção de um vocabulário para a composição de improvisos, por meio da apreciação, reflexão teórica e exercícios centrados na prática da improvisação e transcrição de improvisos escolhidos para este fim.

Atividades a serem desenvolvidas:

Pretende aprofundar a técnica do instrumento em diversos estilos. Instiga o aluno ao estudo constante para seu desenvolvimento como músico instrumentista, com visão ampla e crítica. Por meio de um estudo voltado à observação e à percepção, o aluno terá a oportunidade de aplicar a improvisação, efetivamente, em diversas formações, desde pequenos grupos e trabalho de naipe, como também em formações maiores, de modo a ampliar seus horizontes e prepará-lo para a carreira profissional.

Interpretar com eficiência os principais ritmos e gêneros estudados, com especial atenção à articulação e a inflexão correta das notas; executar solos transcritos de vários instrumentistas e de diversos gêneros; transcrever solos de saxofonistas de diversos estilos e épocas; improvisar em harmonias mais complexas.

Pré-requisitos para ingresso:

O candidato deverá trazer seu instrumento e:

– tocar uma peça de livre escolha;

– tocar uma entre as seguintes músicas: Anthropology de Charlie Parker (Omnibook), Gostosinho de Jacob do Bandolim;

– realizar leitura musical à primeira vista com o instrumento;

– realizar uma improvisação sobre uma sequência harmônica simples.

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

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TÉCNICA AVANÇADA PARA VIOLA CAIPIRA SOLO

Professor responsável: João Paulo Amaral

Dia e horário: 2ª feira, das 9h30 às 11h30

Vagas: 10 vagas

Ementa: Curso dirigido a instrumentistas de viola caipira de nível médio a avançado, para aprimoramento na performance de repertório de composições e arranjos para viola solo. O curso abrange desde aspectos e técnicas da performance até métodos para construção de arranjo e composição para viola solo. Aborda a viola brasileira em seu conceito mais amplo, indo desde as linguagens e ritmos tradicionais da música caipira e regional brasileira (cururu, pagode-caipira, baião, guarânia, cateretê, etc) até linguagens rítmicas, harmônicas, melódicas contemporâneas. Alunos avançados de violão poderão ser admitidos.

Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório e exercícios de técnica, arranjo e composição para viola caipira solo, abrangendo desde estilos e gêneros tradicionais da música caipira e regional até linguagens mais contemporâneas. Desenvolvimento de técnica individual, percepção e vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e interpretativos.

Pré-requisitos para ingresso: Possuir o próprio instrumento (viola caipira de 10 cordas). Possuir leitura de cifra e partitura. Conhecer e executar a maioria dos gêneros tradicionais da viola caipira como cururu, cateretê, moda-de-viola, pagode caipira, guarânia, etc. Executar uma composição para viola caipira solo de algum violeiro reconhecido ou um arranjo para viola solo de alguma música caipira ou popular brasileira conhecida. Alunos avançados de violão poderão ser admitidos.

Idade mínima dos alunos: 12 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista e teste: entrevista com a banca, leitura musical básica (cifra e partitura) e tocar uma música de livre escolha (Executar uma composição para viola caipira solo de algum violeiro reconhecido ou um arranjo para viola solo de alguma música caipira ou popular brasileira conhecida).

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TÉCNICA AVANÇADA PARA VIOLÃO (POPULAR)

Professor responsáveis: Marcus Teixeira

Dia e horário: 4ª feira, das 17h30 às 19h30; e 5ª feira, das 15h30 às 17h30

Vagas: 04

Ementa: VIOLÃO POPULAR NÍVEL AVANÇADO é um curso para violonistas de nível avançado que tenham interesse em se aprofundar no estudo do Violão Popular.

Atividades a serem desenvolvidas: Serão aprofundados os conteúdos: Técnica, Harmonia, Improvisação, Peças, Chord Melody, Leitura, Repertório, Acompanhamento, Estilos e violonistas, entre outros.

Pré-requisitos para ingresso:

O candidato deverá trazer seu instrumento e:

– Tocar a peça Carta de Pedra, de Guinga, conforme o arranjo contido no livro Valsas Brasileiras, de Marco Pereira.

– Tocar a peça para violão solo: Have You Met Miss Jones?, de R. Rodgers e L. Hart, contida no livro 42 Chord Melody Arrangements for Solo Guitar, de Barry Galbraith; ou um arranjo para violão solo de um dos seguintes compositores/arranjadores: Baden Powell, Conrado Paulino, Garoto, Guinga, Hélio Delmiro, João Pernanbuco, Marco Pereira, Paulo Bellinati, Raphael Rabello e Ulisses Rocha.

– Tocar uma entre as seguintes músicas, apresentando a harmonia e melodia separadamente e um chorus de improviso livre: Batida Diferente, de Durval Ferreira, ou The Days Of Wine and Roses, de Henry Mancini e Johnny Mercer.

– Leitura à primeira vista de cifra e melodia.

– Improvisação sobre uma harmonia proposta pela banca.

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Teste

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TEORIA MUSICAL BÁSICA: NOTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO

Professor responsável: Luis Perez

Dia e horário: 5ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 20

Ementa: Ensino da notação musical básica e dos principais tópicos da estruturação aliado a aplicação prática.

Atividades a serem desenvolvidas: Desenvolvimentos dos tópicos relacionados a propriedades dos sons, a notação musical, a apreciação, ao solfejo e a percepção.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse

Idade mínima dos alunos: 18 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

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VEM – VIVÊNCIAS EXPERIÊNCIAS MUSICAIS

Professor responsável: Valéria Bonafé

Dia e horário: 3ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 20

Ementa: Esse curso é um convite às mães, pais e demais responsáveis que acompanham as crianças e os jovens que estudam na EMESP. A proposta do curso é oferecer um espaço instigante e acolhedor de aproximação com a prática musical. O curso é voltado para pessoas que não possuem necessariamente experiência com música, mas que estão interessadas em participar de vivências diversas para se aproximarem do universo no qual suas filhas e filhos estão inseridas/os. Estendendo a prática musical à família das crianças e dos jovens, o curso visa contribuir para a diminuição dos índices de evasão, assim como para a qualidade do processo de formação musical das alunas e alunos, processo esse que, necessariamente, acontece para além do âmbito escolar.

Atividades a serem desenvolvidas:

– Escuta e apreciação de repertórios musicais diversos;

– Práticas de improvisação e performance (vocal, corporal, instrumental etc.);

– Práticas de experimentação e criação coletiva;

– Reflexões e debates sobre temas diversos.

Pré-requisitos para ingresso: Ser a/o responsável por um/a aluno/a regularmente matriculado/a na EMESP.

Tipo da Seleção: Entrevista

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VIOLA CAIPIRA INTERMEDIÁRIO

Professor responsável: João Paulo do Amaral

Dia e horário: 3ª feira, das 11h30 às 13h30

Vagas: 10

Ementa: Curso de nível intermediário dirigido a alunos de viola caipira já iniciados no acompanhamento de repertório e ritmos tradicionais básicos como cururu, toada, guarânia. cateretê, etc, que possuem leitura de cifra dos acordes básicos, conhecimento das escalas duetadas e de alguns solos e introduções na viola. O curso é uma continuidade do curso livre “Iniciação à viola caipira” e busca atender a demanda de alunos já iniciados e que procuram expandir seu repertório e aprofundar no desenvolvimento técnico, rítmico, melódico e harmônico.

Atividades a serem desenvolvidas: Prática de exercícios de técnica de mão esquerda e mão direita, arpejos, escalas, além de repertório tradicional da música caipira e outros aplicados à viola. Estudo e aprofundamento nos ritmos tradicionais da viola por meio de execução de acompanhamento de canções do gênero bem como de suas respectivas introduções, melodias e solos tradicionais, além de arranjos instrumentais para grupos/naipes de violas. Desenvolvimento de técnica individual, percepção, vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos.

Pré-requisitos para ingresso: Possuir o próprio instrumento (viola caipira de 10 cordas – utilizaremos a afinação cebolão em Ré maior)

– Ser iniciado na viola caipira sabendo ler cifra de acordes básicos, tocar o acompanhamento de canções nos ritmos tradicionais como cururu, toada, guarânia, cateretê e pagode caipira.

– Executar as escalas duetadas em Ré maior.

– Saber executar no mínimo 4 introduções/solos tradicionais como por exemplo Chico Mineiro(Tonico/Francisco Ribeiro), Menino da Porteira(Teddy Vieira/Luizinho), Saudade da Minha Terra(Goiá/Belmonte), Pagode em Brasília(Teddy Vieira/Lourival dos Santos), ou outras canções tradicionais.

Idade mínima:10 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e Teste

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VIOLÃO DE 7 CORDAS

Professor responsável: Edmilson Capelupi

Dia e horário: 4ª feira, das 09h30 às 11h30

Vagas: 04

Ementa: Aprimoramento de violonistas no violão de 07 cordas usando a linguagem do choro, estudo do repertório em variações de estilos, formas, épocas e dificuldades técnicas. Estudo dos elementos do acompanhamento na área da música popular, como a leitura de cifra, montagem de acordes e o domínio de ritmos brasileiros.

Atividades a serem desenvolvidas: No curso a tarefa consiste em ampliar o repertório por meio da leitura das partituras indicada pelo professor, assim como por meio da transcrição de músicas gravadas, segundo os conhecimentos prévios e a aptidão cognitiva de cada aluno.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível médio

Idade mínima dos alunos: 18 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

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