Coral Jovem do Estado

Formado por 44 bolsistas, o Coral Jovem do Estado foi criado em 1979 durante o 10° Festival de Inverno de Campos do Jordão.  Ao longo de sua história, esteve sob a regência de Bruno Wyzuj, Jonas Christensen, Diogo Pacheco, Victor Gabriel, Marcos Leite, Daltson Takeuti, Juan Serrano, Martha Herr, José Ferraz de Toledo e Naomi Munakata, sempre ao lado das mais importantes orquestras sinfônicas e conjuntos instrumentais do Estado.

Tem como finalidade principal contribuir na educação e desenvolvimento de seus integrantes, aprimorando seu nível técnico e artístico para que se tornem os futuros profissionais da área.

Em 2015, sob a regência de Tiago Pinheiro e preparação vocal de Marília Vargas, o grupo deu início a uma proposta de inserir-se em um contexto tanto didático quanto performático. Desta forma, três vertentes principais foram observadas para constituir um “tripé” artístico.

A primeira concentra-se nos cantores ligados à tradição das salas de concerto e das óperas. O segundo é aquele dos que se interessam pela pesquisa e execução da música historicamente orientada, comumente chamada de música antiga. O terceiro é aquele que contém o novo ingrediente para este conjunto: a música popular.

 

Tiago Pinheiro - regente titular

Graduado clarinetista, especializou-se em canto na Berklee College of Music. Dirigiu o grupo Beijo do Coralusp que, nas décadas de 80 e 90, investiu na pesquisa de interação cênica-musical em seus espetáculos e realizou parcerias com artistas como Marlui Miranda e Gilberto Gil, além de registros fonográficos e turnes nacionais e internacionais. Foi solista em diversas obras sinfônicas,entre as quais:”Carmina Burana” de C. Orff e ”Paixão segundo São João” de J.S.Bach. Integrou o coro da OSESP entre 2000 e 2001. Trabalhou junto ao compositor Arrigo Barnabé nas obras sacras “Missa para Arthur Bispo do Rosário” e “Missa para Itamar Assumpção” e nas óperas “Até que se apaguem os avisos luminosos” e“ O Homem dos Crocodilos”. Foi regente titular do coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo e conduziu o grupo em performances a capella e corais sinfonicas como “ O Mundo do Espírito” de Benjamin Britten e “Dido e Enéas”, de Henry Purcell, esta última em parceria com Antônio Araújo e o Teatro da Vertigem. Recebeu menção honrosa da Associação Paulisat de Críticos de Arte APCA em 2013 por seu trabalho à frente deste conjunto. Lançou CD - solo pelo selo Dabliú, cantando música popular brasileira e participou da produção francesa do CD “O amor Brazileiro- modinhas e Lundus do Brasil Imperial”, junto ao grupo Vox Brasiliensis, com o qual excursionou pela França, Espanha e Portugal. Realizou a direção musical e foi um dos protagonistas do espetáculo promovido pelo SESC-SP “Ópera das Pedras”. Atualmente participa como cantor dos grupos Vox Brasiliensis, Novoovonovo e Capella Paulistana. Integra a equipe de regentes do Coralusp e é regente do Coral Fecomércio/Sesc/Senac, Desde fevereiro de 2015 passa a compor a equipe artística da EMESP como regente titular do Coral Jovem do Estado de São Paulo. 

 

Marília Vargas - preparadora vocal

Uma das mais ativas sopranos brasileiras de sua geração, Marília Vargas conduz uma intensa carreira de concertos. Aos doze anos debutou no Teatro Guaíra, em Curitiba, como o pastor, na ópera Tosca. Nesta época iniciou seus estudos de canto com Neyde Thomas. Formou-se na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça, 2001) e obteve o “Konzert Diplom” na classe de Christoph Prègardien, no Conservatório de Zurique (Suíça, 2005). Fez masterclasses e aperfeiçoamentos com Montserrat Figueras, Silvana Bartoli Bazzoni e Barbara Bonney. Premiada no II Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, no VI Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e bolsista das fundações Friedl Wald e Margherite Meyer Stiftung. Também foi laureada com a Bolsa de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música, concedida pela FUNARTE, para um ciclo de estudos de alto aperfeiçoamento na França e recebeu o prêmio João Baptista Gnoato, pela Câmara Municipal de Curitiba. Apresenta-se regularmente como solista com diversas orquestras no Brasil e na Europa, entre as quais a Orquestra Sinfônica do Paraná, Petrobras Sinfônica, Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra Sinfonica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Aargauer Symphonie, Orchestra of the Age of Enlightement e Zürcher Kammerorchester. Atua com diversos Ensembles de Música Antiga, entre eles a Capella Reial de Catalunya, sob direção de Jordi Savall, com quem gravou o CD Misteri D’Elx (Alia Vox) e atuou como Ninfa na ópera Orfeo, de Claudio Monteverdi (BBC – Opus Arte); e Le Parlement de Musique, sob direção de Martin Gester. Sua atuação na ópera e na música de câmara a levaram a cantar no Theater Basel, Stadt Casino Bern, Tonhalle Zürich, Wiener Konzerthaus, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, Palácio das Artes (Belo Horizonte), Auditorium de Dijon, Arsenal Metz, Theatre Royal du Palais de Versailles, Helsinki Music Centre, National Center of Performing Arts (Beijing), Berliner Konzerthaus, Auditorium e Gran Teatro del Liceo (Barcelona). Tem sido professora convidada de importantes festivais de música e universidades do Brasil e do mundo. Realizou inúmeras gravações para rádios e televisões européias e brasileiras (Arte, TVE, TV Cultura), além de ter sua participação em diversos CDs e DVDs. Seus dois álbuns solo, Todo amor desta terra e Tempo breve que passaste: Modinhas Brasileiras estão ambos esgotados . Em agosto de 2014 lançou seu mais novo CD: Engenho Novo, ao lado do pianista André Mehmari. Em 2015 volta a se apresentar com a aclamada Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP. Além de recitais e concertos na França, Suíça, Equador e Brasil.

 

Juliana Ripke - pianista correpetidora

A pianista, arranjadora e compositora Juliana Ripke é mestranda em musicologia pela USP, sob orientação do prof. dr. Paulo de Tarso Salles; bacharel em piano pela Faculdade Cantareira, e tecnóloga em piano pela FASCS. É professora de piano e harmonia, pianista correpetidora no Instituto Baccarelli, realiza trabalhos com música brasileira e jazz, e tem apresentado sua pesquisa sobre música afro-brasileira em diversos congressos nacionais e internacionais.

 

FICHA TÉCNICA

s
opranos
Ana Carolina de Medeiros Coutinho
Camila Ronza
Gabrielle Camacho Prates
Grasiela Prado Duarte
Ísis Cunha Oliveira Barbosa
Ludmilla Thompson Sathler Freitas
Luisa Brack Aguilar
Marília Fernanda Gazaniga de Oliveira*
Raquel Santos Bernardes
Vanessa Aparecida Albino
Vivian Maria Guedes Neves

contraltos
Ana Paula Vieira Ferrini
Camila Honorato Moreira de Almeida
Haley Isadora Riemer-Peltz
Marcela Batista Rahal
Maurício Minozzo
Michele Cristina de Magalhães
Mirella Napolitano Viotto
Paulla Christina Rocha Zeferino
Tula Tânia

tenores
Bruno Afonso Costa
Bruno Vidigal Do O
Carlos Rafael Porto
Daniel de Souza silva
Eder Augusto Prado Rodrigues
Everton Dantas De Sousa Carvalho
Gabriel Carvalho Bergoc
Ivano Natanael Fonseca
Paulo Felipe Lanine
Wesley Godoi Garrigon Parras

baixos
André Matos Rabelo
Arthur Nicolodi D'Almeida
Leonardo Marques Koscianski da Silva
Marcus Danilo dos Ouros
Miguel Ifeanyi Nador Egwuagu
Murilo Araújo de Lima
Octavio Amado Gaspar
Otavio Bontempo
Thomas Muciacito da Rocha
Vinícius Costa da Silva
 

  

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