EMESP

MENU

Alessandro Santoro

Nome: Alessandro Santoro

Disciplinas: Cravo e Baixo Contínuo

Formação: Mestre em piano Conservatório Mestre Tchaikovsky, Mestre em cravo Koninklijk Conservatorium

Atividades Artísticas: Nascido no Rio de Janeiro, Alessandro Santoro estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou com Elena Richter, onde recebeu o título de Master of Fine Arts (1991). Fez mestrado em cravo, com a supervisão de Jacques Ogg no Koninklijk Conservatorium de Haia.
Após turnê pela então União Soviética, gravou o Concerto para piano e orquestra Nº.1 de Claudio Santoro, com a Orquestra Filarmônica de Samara (Rússia). Gravou também a Paixão Segundo São Mateu, de J. S. Bach e o Magnificat, de C.Ph. Bach com a Den Haag Baroque Orchestra. Gravou um CD, pelo selo alemão Ramee, com Sonatas para Violino de Leclair com Luis Otavio Santos (violino) e Ricardo Rodriguez Miranda (viola da gamba), que foi premiado com o Diapason D’Or (2005). Com a Orquestra Barroca do Festival de Juiz de Fora gravou 10 CDs e um DVD.
Em 2000, fez sua estreia como regente à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Apresenta-se regularmente na Europa e no Brasil como membro de conjuntos como a La Petite Bande, Orchestra of the 18th Century e a Den Haag Baroque Orchestra.
É regularmente convidado como professor de cravo e baixo contínuo no Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, assim como no Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília.
Foi professor das duas edições da Semana de Musica Antiga da UFMG. No período de 2001 a 2006 integrou o corpo docente do Koninklijk Conservatorium de Haia como professor convidado de cravo, baixo contínuo e música de câmara barroca e clássica.
É responsável pelo acervo e edição das composições de Claudio Santoro assim como a manutenção e atualização do site (www.claudiosantoro.art.br) que hospeda informações sobre a vida e a obra do compositor. Atualmente, é professor de cravo e baixo contínuo na TOM Jobim – Escola de Música de São Paulo (EMESP).

Links: site (http://www.santoro.mus.br/other/santoro_po.html)