EMESP

MENU

Música Contemporânea

EMEXP – ENSEMBLE DE MÚSICA EXPERIMENTAL 

Professor responsável: Alex Buck

Dia e horário: 3ª feira, das 09h30 às 11h30

Vagas: 08

Ementa: Curso dedicado ao desenvolvimento de projetos de performance ligados às práticas de criação que fazem uso das diversas modalidades de improvisação contemporâneas. Os participantes selecionados automaticamente tornam-se integrantes do grupo EMEXP (Ensemble de Música Experimental) que oferece uma intensa experiência em criação coletiva. Durante o curso, os integrantes tomam contato com técnicas contemporâneas de composição, improvisação e estratégias que estendam o espectro sonoro do grupo a partir da utilização de recursos eletrônicos (digitais e analógicos). A partir dessa instrumentalização inicial, os partícipes são estimulados a elaborar um repertório totalmente original. Cada composição indeterminada, ou improvisação estruturada, nasce do cruzamento entre as ideias dos integrantes, que são ao mesmo tempo autores e intérpretes das músicas. Em seguida, o grupo promove apresentações em circuitos e espaços dedicados à música experimental, com o objetivo de promover situações de nível profissional aos participantes.

Atividades a serem desenvolvidas:

– Apreciação de repertório de música contemporânea;
– Exercícios de improvisação dirigida;
– Vivências em improvisação livre;
– Estratégias de organização sonora;
– Elaboração de repertório autoral;
– Ensaios regulares, eventualmente em horários extra aula;
– Apresentações em circuitos e espaços dedicados à música experimental.

Pré-requisitos para ingresso: Músicos com alguma experiência em improvisação. Podem ser improvisadores que se utilizem de ferramentas diversas: instrumentistas, cantores, live-coders e compositores que se interessem em passar um ano produzindo um repertório original de música experimental.

Idade mínima dos alunos: 16 anos.

Tipo da seleção: Entrevista e teste.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

GRUPO CONTEMPORÂNEO 

Professora responsável: Sarah Hornsby

Dia e horário: 5ª feira, das 10h30 às 12h30

Vagas: 05

Ementa: Introdução, estudo e interpretação da linguagem do repertório de música de câmara dos séculos XX e XXI.

Atividades a serem desenvolvidas: Estudos de conjunto, leitura, fraseados e diversas interpretações e compreensão do repertório abordado, visando a performance.

Pré-requisitos para ingresso: Nível técnico avançado.

Idade mínima dos alunos: 16 anos.

Tipo da seleção: Prova e entrevista – peça livre escolha (não precisa ser do repertório dos séculos XX e XXI).

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

GUITARRA CONTEMPORÂNEA

Professor responsável: Marco Prado

Dia e horário: 5ª feira, das 13h30 às 15h30

Vagas: 04

Ementa: O curso é voltado para a demonstração prática de algumas possibilidades de uso da guitarra na composição e execução musical, em diferentes estilos musicais e propósitos artísticos.

A proposta é a de que os participantes da atividade formem um grupo e que elaborem arranjos e composições explorando efeitos e pedais, fórmulas rítmicas, construções melódicas e harmônicas, além da prática de improvisações coletivas. Também que, por meio do curso, se atentem para diferentes propostas de construção musical, utilizando a guitarra elétrica.

Atividades a serem desenvolvidas: Audição e elaboração de arranjos, composições e gravações usando recursos técnicos e tecnológicos próprios da guitarra elétrica. Uso de pedais de efeito, afinações alternativas, gravação e composição de overdubs, desenvolvimento da escrita para o instrumento e apresentação de repertório específico para o curso. Improvisação usando temas conhecidos e explorando.

Pré-requisitos para ingresso: Leitura musical básica, conhecimento e prática do instrumento (guitarra elétrica).

Tipo da seleção: Entrevista e teste prático definido pelo professor no dia da seleção.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

IMPROVISAÇÃO LIVRE

Professor responsável: Mané Silveira

Dia e horário: 3ª feira, das 10h30 às 12h30

Vagas: 05

Ementa: Material de apoio: apostila de aulas de composição do Prof. Koellreuter; Fundamentos da Composição Musical, de Arnold Schoenberg; Jazz Improvisation, de Lennie Niehaus; Patterns for Jazz, de Jerry Coocker.

Atividades a serem desenvolvidas: Exercícios sobre improvisação livre, tonal, não tonal, modal, visando estimular a criatividade dos alunos e uma visão mais abrangente e aberta do processo criativo.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e já ter alguma intimidade com o instrumento, saber as escalas maiores, saber tocar algumas melodias.

Idade mínima dos alunos: 16 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista e teste.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

MÚSICA DOS SÉCULOS XX E XXI

Professor responsável: Rodrigo Lima

Dia e horário: 2ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 05

Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias, até a cena contemporânea do século XXI. Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores.

Atividades a serem desenvolvidas: Aulas expositivas, escuta de obras, análise de partituras, leitura de artigos e apresentação de trabalho temático dos alunos.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível médio ou avançado.

Idade mínima dos alunos: 16 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

MÚSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA PARA TROMPETE

Professor responsável: Adenilson Telles

Dia e horário: 5ª feira, das 10h30 às 12h30

Vagas: 04

Ementa: Esta disciplina tem como finalidade pesquisar as influências, os traços e as explorações técnicas e musicais da trajetória do trompete no período moderno e contemporâneo, com uma análise detalhada do contexto histórico, análise musical, questões interpretativas e execução das principais obras do século XX e XXI.

Atividades a serem desenvolvidas: Técnica expandida, análise de partituras, trabalho em grupo e apresentação de trabalhos.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível médio ou avançado.

Tipo da Seleção: Entrevista e teste.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

PRÁTICA DE MÚSICA POPULAR CONTEMPORÂNEA

Professor responsável: Marco Prado

Dia e horário:  4ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 04

Ementa: Curso que visa integrar os participantes na construção de um grupo musical. A prática musical do grupo deverá explorar um repertório e uma forma de execução abrangente, experimental, sem restrições e que respeite e investigue as várias vertentes de estilo e abordagem presentes na música contemporânea.

Atividades a serem desenvolvidas:

– Elaborar e construir coletivamente arranjos em repertório variado;

– Incentivar os participantes para o exercício da composição de músicas utilizando diversas formas musicais empregadas na música popular;

– Organizar um repertório eclético a partir dos encontros visando à gravação do material e possível apresentação pública.

Pré-requisitos para ingresso: Interesse e conhecimento prático de algum instrumento musical.

Tipo da seleção: Entrevista e teste prático definido pelo professor no dia da seleção.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

>> ACESSE AQUI OS CURSOS DAS OUTRAS ÁREAS