EMESP

MENU

Práticas

BIG BAND

Professor responsável: Josué dos Santos

Dia e horário: 4ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 18 (5 saxofones, 4 trombones, 4 trompetes, 1 guitarra, 1 piano, 1 contrabaixo acústico, 1 bateria e 1 percussão).

Ementa: O objetivo do curso é promover a experiência de uma prática de Big Band para músicos com vivência na música popular ou erudita, desenvolvendo a linguagem necessária para cada gênero estudado.

Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório clássico de Big Bands representativas do jazz e arranjos de músicas e ritmos brasileiros.

Pré-requisitos para ingresso: Nível de leitura musical intermediário-avançado e noções de improvisação (opcional).

Tipo da seleção: Entrevista e teste

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

COMBO DE MÚSICA BRASILEIRA

Professor responsável: Sizão Machado

Dia e horário: 3ª feira, das 16h30 às 18h30

Vagas: 16 (distribuídas dentre: percussão, bateria, piano, violão/guitarra, trombone, trompete/flugelhorn, trompa, flauta, saxofone (alto, soprano, tenor e barítono), contrabaixo elétrico/contrabaixo acústico.

Ementa: Incentivar o talento de jovens músicos e oferecer acesso real e de qualidade ao nosso mais rico repertório, por meio da criação de um combo que trabalhe os grandes compositores brasileiros, como Moacir Santos, Tom Jobim, Dorival Caymmi e tantos outros que retratam tão bem a riqueza da nossa cultura.

O combo com coordenação de Sizão Machado, acreditando que a disseminação da nossa cultura, por meio da educação e do aprendizado musical de qualidade, pode fazer toda a diferença na vida daqueles que farão o futuro musical do nosso País.

Atividades a serem desenvolvidas: Leitura, adaptação e ensaios de arranjos escritos para essa formação dentro da temática do repertório brasileiro.

Pré-requisitos para ingresso: Boa leitura musical.

Tipo da Seleção: Leitura à primeira vista e música de livre escolha.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

CONTRABAIXO NA LINGUAGEM POPULAR

Professor responsável: Mario Cesar Andreotti

Dia e horário: 4ª feira, das 16h30 às 18h30

Vagas: 04

Ementa: O curso é destinado a alunos de nível médio que queiram desenvolver os princípios básicos do contrabaixo na função de acompanhamento. Serão desenvolvidos elementos para que o aluno possa criar uma linha de walking bass, samba, baião. A base para isso será o repertório de standards brasileiros e do jazz. O objetivo principal do curso é fazer com que os alunos tenham um conhecimento básico sobre a função do instrumento, como acompanhador. A partir de um repertório standard proposto será desenvolvido um estudo sobre os ritmos.

Atividades a serem desenvolvidas: Função do instrumento como acompanhador:

– Música Brasileira – MPB: conduções de samba, bossa nova, choro, baião;

– Jazz: construção de walking bass;

– Latin: as claves.

O contrabaixo como solista:

– Melodias de temas;

– Início à improvisação (escala, frases…).

Pré-requisitos para ingresso:

– Conhecer cifras;

– Conhecer a primeira oitava do instrumento:

a) tocar escala maior de 1 oitava.

– Tocar um tema de livre escolha

Tipo da Seleção: Será feita uma entrevista individual e o candidato deverá tocar os itens estabelecidos no pré-requisito.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

EMEXP – ENSEMBLE DE MÚSICA EXPERIMENTAL 

Professor responsável: Alex Buck

Dia e horário: 3ª feira, das 09h30 às 11h30

Vagas: 08

Ementa: Curso dedicado ao desenvolvimento de projetos de performance ligados às práticas de criação que fazem uso das diversas modalidades de improvisação contemporâneas. Os participantes selecionados automaticamente tornam-se integrantes do grupo EMEXP (Ensemble de Música Experimental), que oferece uma intensa experiência em criação coletiva. Durante o curso, os integrantes tomam contato com técnicas contemporâneas de composição, improvisação e estratégias que estendam o espectro sonoro do grupo a partir da utilização de recursos eletrônicos (digitais e analógicos). A partir dessa instrumentalização inicial, os partícipes são estimulados a elaborar um repertório totalmente original. Cada composição indeterminada, ou improvisação estruturada, nasce do cruzamento entre as ideias dos integrantes que são, ao mesmo tempo, autores e intérpretes das músicas. Em seguida, o grupo promove apresentações em circuitos e espaços dedicados à música experimental, com o objetivo de promover situações de nível profissional aos participantes.

Atividades a serem desenvolvidas:

– Apreciação de repertório de música contemporânea;
– Exercícios de improvisação dirigida;
– Vivências em improvisação livre;
– Estratégias de organização sonora;
– Elaboração de repertório autoral;
– Ensaios regulares, eventualmente em horários extra aula;
– Apresentações em circuitos e espaços dedicados à música experimental.

Pré-requisitos para ingresso: Músicos com alguma experiência em improvisação. Podem ser improvisadores que se utilizem de ferramentas diversas: instrumentistas, cantores, live-coders e compositores que se interessem em passar um ano produzindo um repertório original de música experimental.

Idade mínima dos alunos: 16 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista e teste.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

ENSAIO DE NAIPE PARA PERCUSSÃO ERUDITA

Professor responsável: Paulo Zorzetto

Dia e horário: 6ª feira, das 16h30 às 18h30

Vagas: 04

Ementa: O curso visa o aprimoramento da linguagem percussiva dentro do ambiente orquestral. Os encontros serão realizados num ambiente que simule ao máximo um ensaio de orquestra e a execução de performances ao vivo, bem como a preparação técnico-musical do repertório escolhido e a orientação para audições em orquestras profissionais e semiprofissionais.

Atividades a serem desenvolvidas:

– Preparação técnica para o repertório escolhido;

– Escolha de baquetas e instrumentos apropriados para as diferentes abordagens estéticas;

– Ensaios de naipe;

– Simulação de performances ao vivo do repertório escolhido;

– Avaliação em formato mock audition (com biombo).

Pré-requisitos para ingresso: Ter conhecimento de técnica de duas baquetas e solfejo rítmico e/ou melódico.

Idade mínima dos alunos: 15 anos.

Tipo da seleção: Entrevista e leitura à primeira vista (caixa-clara).

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

GRUPO DE PERCUSSÃO ERUDITA

Professor responsável: Paulo Zorzetto

Dia e horário: 6ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 05

Ementa: O curso tem o objetivo de desenvolver atividades que beneficiem percussionistas e bateristas na prática da música de câmara, na arte de pesquisar timbres e sonoridades, além de aprimorar suas performances individuais a partir da prática em grupo.

Atividades a serem desenvolvidas: Ensaios de várias obras do repertório percussivo, estudo individual e preliminar das partituras e apresentações no decorrer do ano letivo.

Pré-requisitos para ingresso: Ter domínio da técnica de duas baquetas e fluência na leitura musical.

Idade mínima dos alunos: 13 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste (se houver desempate – leitura à primeira vista em instrumento de percussão – caixa ou teclado de percussão).

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

GRUPO DE PERCUSSÃO POPULAR

Professor responsável: Ari Colares

Dia e horário: 5ª feira, das 16h30 às 18h30

Vagas: 05

Ementa: Executar e criar arranjos para os instrumentos característicos da percussão popular privilegiando os ritmos brasileiros, suas origens e seus desdobramentos.

O curso propõe prática instrumental dos ritmos brasileiros partindo do conhecimento de suas origens e sua instrumentação, sua adaptação para pequenos grupos e sua evolução de acordo com o desenvolvimento e diálogos com a música mundial. Serão abordados ritmos como samba, baião, maracatu, ijexá e outros, fundindo-os com conceitos de poliritmia e aprimoramento da leitura e interpretação.

Atividades a serem desenvolvidas: Prática de tocar em naipes de percussão, diferenciação e conhecimento das vozes, improvisação, leitura e conhecimento de diferentes estilos.

Pré-requisitos para ingresso: Leitura rítmica e coordenação básica para os instrumentos.

Idade mínima dos alunos: 14 anos.

Tipo da Seleção: Audição dos alunos. Leitura à primeira vista.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

GRUPO DE TROMBONES POPULAR

Professor responsável: Silvio Giannetti

Dia e horário: 6ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 04

Ementa: Prática de grupo de trombones em música popular.

Atividades a serem desenvolvidas: Articulação em jazz e música brasileira, improvisação, estilo, prática em música de câmara.

Obs. Os grupos serão formados e poderão tocar com ou sem acompanhamento de seção rítmica.

Pré-requisitos para ingresso: Ter nível técnico médio ou avançado.

Idade mínima dos alunos: 15 anos.

Tipo da Seleção: Teste.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

IMPROVISAÇÃO E SEÇÃO RÍTMICA

Professor responsável:  Marcus Teixeira

Dia e horário: 4ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 04

Ementa: Improvisação e seção rítmica é um curso para violonistas, guitarristas, baixistas, pianistas, bateristas e instrumentistas de sopro, que estão interessados em aprofundar o estudo da improvisação e do acompanhamento. O estudo teórico do conteúdo se voltará sempre para a prática do que está sendo estudado e essa prática será o foco principal do curso.

Esse curso tem a expectativa de ajudar os alunos a colocar em prática as teorias desenvolvidas na sala de aula sobre o estudo da improvisação no jazz e na música brasileira. Será um aprofundamento na linguagem da improvisação, tendo como objetivo aproximar os alunos da fraseologia, rítmica e outras questões subjetivas relativas a essa linguagem. Também serão estudadas as seções rítmicas dos temas propostos e será demonstrado como o aluno poderá se colocar nas mais diversas situações como acompanhador.

Atividades a serem desenvolvidas: Estudo da teoria da improvisação em conjunto com o desenvolvimento de repertório específico e exercícios práticos individuais e em grupo.

Pré-requisitos para ingresso: Alunos de nível médio a elevado.

Tipo da Seleção: Teste individual com cada aluno.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

IMPROVISAÇÃO LIVRE

Professor responsável: Mané Silveira

Dia e horário: 3ª feira, das 10h30 às 12h30

Vagas: 05

Ementa: Material de apoio: apostila de aulas de composição do Prof. Koellreuter; Fundamentos da Composição Musical, de Arnold Schoenberg; Jazz Improvisation, de Lennie Niehaus; Patterns for Jazz, de Jerry Coocker.

Atividades a serem desenvolvidas: Exercícios sobre improvisação livre, tonal, não tonal, modal, visando estimular a criatividade dos alunos e uma visão mais abrangente e aberta do processo criativo.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e já ter alguma intimidade com o instrumento, saber as escalas maiores, saber tocar algumas melodias.

Idade mínima dos alunos: 16 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista e teste.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

IMPROVISAÇÃO NA MÚSICA POPULAR

Professor responsável: Josué dos Santos

Dia e horário: 4ª feira, das 18h30 às 20h30

Vagas: 05

Ementa: O objetivo do curso é oferecer os elementos teóricos e práticos necessários para o instrumentista ou cantor – com vivência na música clássica ou popular – improvisar utilizando sua criatividade e intuição de maneira fluída e espontânea dentro da linguagem da música popular (jazz e brasileira). Bateristas e percussionistas deverão utilizar instrumentos melódicos como violão, piano ou outros para o curso.

Atividades a serem desenvolvidas: Exercícios de desenvolvimento do ouvido, práticas de improvisação, repertório, transcrição e análise de solos e exercícios teóricos.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimentos básicos de harmonia e desenvolvimento técnico.

Tipo da Seleção: Entrevista e teste.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

INICIAÇÃO À PERCUSSÃO POR BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA

Professor responsável: Luiz Guello

Dia e horário: 4ª feira, das 16h30 às 18h30

Vagas: 14

Ementa: Aprendizado dos instrumentos de percussão presentes na bateria de escola de samba.

Atividades a serem desenvolvidas: Percepção, memória e pulsação.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e alguma noção de ritmo.

Tipo da Seleção: Entrevista e teste.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

MUSICOGRAFIA BRAILLE

Professora responsável: Elvira Mugia

Dia e horário: 4ª feira, das 09h30 às 11h30, das 11h30 às 13h30, ou das 13h30 às 15h30

Vagas: 06

Ementa: Desenvolver a leitura da partitura musical adaptada na escrita Braille (Musicografia Braille) e a associação com os instrumentos: Violão, Cavaquinho, Flautas, Escaleta, entre outros.

O curso tem como objetivo ajudar o desenvolvimento musical das pessoas com deficiência visual por meio da leitura e escrita em musicografia Braille. Propõe que o aluno tenha contato com variados repertórios e possa ampliar sua percepção auditiva e musical.

Atividades a serem desenvolvidas: A transposição e aplicação dos sinais musicais em Musicografia Braille e a sua correspondência no instrumento musical.

Pré-requisitos para ingresso: Ficha de inscrição, leitura e escrita em Braille.

Tipo da Seleção: Ficha de inscrição e entrevista.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

PERCUSSÃO CORPORAL

Professor responsável: Luis Perez

Dia e horário: 6ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 06

Ementa: Estudos e aplicação de sons produzidos pelo corpo para criação de ritmos.

Atividades a serem desenvolvidas: A percussão corporal no cotidiano; Exploração de possibilidades timbrísticas; Desenvolvimento dos ritmos; Improvisação em diversos contextos; Estrutura do ritmo para criação.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos: 14 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista e teste.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

PIXINGUINHA NA PAUTA

Professores responsáveis: Jane do Bandolim, Luiz Guello, Marcelo Cândido e Michel Moraes

Dia e horário: 5ª feira, das 9h30 às 11h30

Vagas: 20 (distribuídas em: Piano / Violão / Violão de 7 cordas / Cavaquinho / Bandolim / Percussão / Flauta/Flautim / Saxofone Alto / Saxofone Tenor / Clarinete / Trombone / Trompete / Contrabaixo acústico.

Ementa: Neste curso serão abordados o repertório e a linguagem do choro com enfoque para a vertente arranjadora do compositor Pixinguinha. Serão vários arranjos do compositor para as obras dele e de outros compositores em uma formação maior, abrangendo instrumentos de sopro mais o tradicional regional de choro.

Atividades a serem desenvolvidas: Os professores trabalharão a linguagem do choro para os instrumentos característicos do gênero e também para outros instrumentos não tão comuns nesse universo como o trompete, trombone, contrabaixo e saxofone. Os professores responsáveis executarão os arranjos junto aos alunos para que possam dividir a maneira de executar e interpretar os arranjos propostos. Também terão uma imersão no universo do choro e do Pixinguinha, acompanhados de perto por um especialista de cada naipe dos seus instrumentos.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento no instrumento e/ou canto, boa leitura de notas e cifras.

Tipo da Seleção: Leitura musical à primeira vista.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

PRÁTICA DE CHORO

Professor responsável: Edmilson Capelupi

Dia e horário: 2ª feira, das 13h30 às 15h30

Vagas: 06

Ementa:  Aprimoramento de músicos na linguagem do choro, abordar seus principais compositores e músicos por meio de execução do repertório e/ou audição. Construção coletiva de arranjos simples, leitura de temas e prática de interpretação melódica, harmônica e percussiva.

Atividades a serem desenvolvidas: Estudo e execução do repertório proposto em variações de estilos, formas e épocas. Avaliação continuada por meio da participação e presença; prova semestral realizada por meio de apresentação.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos: 14 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista e teste.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

PRÁTICA DE CONJUNTO MÚSICA LATINA

Professor responsável: Sizão Machado

Dia e horário: 5ª feira das 10h30 às 12h30

Vagas: 12 (sendo: 4 (quatro) para instrumentos de sopro/metais; 2 (duas) para instrumentos de percussão/bateria; 1 (um) piano; 2 (duas) violão/guitarra; 1 (um) contrabaixo/baixo elétrico; 2 (duas) vozes – masculina/ feminina).

NOTA: Este número de vagas e, por conseguinte, a formação do grupo, são fundamentais para o melhor aproveitamento do curso. Não serão aceitos dois ou mais alunos para um mesmo instrumento.

Ementa: Este curso propõe um contato do aluno com o universo da música afro-cubana e o “Latin Jazz”, e suas características rítmicas, melódicas e harmônicas, bem como sua estruturação estética.

Atividades a serem desenvolvidas: Conhecimento e desenvolvimento das “claves cubanas” e suas variações, do ”montuno” como elemento rítmico e harmônico fundamental, e das funções específicas de cada instrumento dentro do grupo.

Serão apresentados temas clássicos do gênero para desenvolvimento dos tópicos propostos.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível médio ou avançado.

Tipo da Seleção: Entrevista.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

PRÁTICA DE MÚSICA POPULAR CONTEMPORÂNEA

Professor responsável: Marco Prado

Dia e horário: 4ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 04

Ementa: Curso que visa integrar os participantes na construção de um grupo musical. A prática musical do grupo deverá explorar um repertório e uma forma de execução abrangente, experimental, sem restrições e que respeite e investigue as várias vertentes de estilo e abordagem presentes na música contemporânea.

Atividades a serem desenvolvidas:

– Elaborar e construir coletivamente arranjos em repertório variado;

– Incentivar os participantes para o exercício da composição de músicas utilizando diversas formas musicais empregadas na música popular;

– Organizar um repertório eclético a partir dos encontros visando à gravação do material e possível apresentação pública.

Pré-requisitos para ingresso:

Interesse e conhecimento prático de algum instrumento musical.

Tipo da seleção: Entrevista e teste prático definido pelo professor no dia da seleção.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

PRÁTICA DE REPERTÓRIO DE GAFIEIRA

Professor responsável: Sizão Machado

Dia e horário: 5ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 13 (distribuídas dentre: piano, guitarra, violão, contrabaixo elétrico, bateria, percussão, trompete, saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono, trombone, voz masculina e feminina).

Ementa: No curso, serão executados arranjos de música popular brasileira com enfoque no estilo gafieira. A palavra gafieira segundo o nosso dicionário Houaiss nos remete à dança, ao baile popular de entrada paga e frequentado por pessoas de baixa renda na década de 60, porém permeado também por classes mais abastadas. Para tocar nos bailes, se criou um estilo de música, uma sonoridade típica de orquestra de salão com sopros, percussão, canto e seção rítmica que acabou se apropriando da nomenclatura da dança.

Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório de gafieira,

Pré-requisitos para ingresso: Ter bom conhecimento de leitura musical,

Tipo da Seleção: Leitura à primeira vista de notas e cifras e peça de livre escolha.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

REPERTÓRIO BARROCO E CLÁSSICO PARA FLAUTISTAS E/OU INSTRUMENTISTAS DE SOPRO EM GERAL

Professora responsável: Livia Lanfranchi

Dia e horário: 4ª feira, das 08h30 às 10h30

Vagas: 04

Ementa: O curso se propõe a auxiliar os flautistas e instrumentistas de sopro na execução de obras do período barroco e clássico, aprofundando-se nas questões de estilo, articulação, retórica, afetos, inegalité, etc.

Atividades a serem desenvolvidas: Execução do repertório solístico, camerístico e orquestral da flauta transversal e dos instrumentos de sopro em geral, com foco nas obras do período barroco e clássico, segundo a performance historicamente orientada.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos: 10 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista e teste. Execução de uma obra barroca ou clássica.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

REPERTÓRIO ORQUESTRAL – CONTRABAIXO

Professor responsável: Sergio de Oliveira

Dia e horário: 3ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 04

Ementa: Repertório básico orquestral, mais solicitados em audições de Orquestra.

Atividades a serem desenvolvidas: Estilo, articulação, afinação e tocar em conjunto.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos: 14 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista e teste.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

REPERTÓRIO ORQUESTRAL PARA TROMPETES

Professor responsável: Edmilson Gomes (Chiquinho)

Dia e horário: 6ª feira, das 13h30 às 15h30

Vagas: 04

Ementa: O curso de Repertório Orquestral propõe o desenvolvimento de habilidades técnicas e conceituais tais como: práticas do extenso repertório e trechos de orquestra que abrange inúmeros compositores. O curso também tem o objetivo de preparar os alunos/candidatos, para concursos ou audições em orquestras e grupos jovens, e concursos em orquestras e grupos profissionais, pois ambos exigem esses pré-requisitos, além de obterem a postura ética necessária ao exercício da profissão.

Atividades a serem desenvolvidas: Trechos de orquestra

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse

Idade mínima dos alunos: 15 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

RITMOS BRASILEIROS

Professor responsável: Nenê

Dia e horário: 4ª feira das 18h30 às 20h30

Vagas: 05

Ementa: O objetivo deste curso é fornecer ao aluno uma informação mais ampla e clara sobre improvisação, audição e arranjos utilizados na Música Brasileira, tanto em pequenas formações (Combo), como em grandes formações (Big Band).

Atividades a serem desenvolvidas: Vivência em música brasileira.

Pré-requisitos para ingresso: Leitura e experiência com o instrumento.

Tipo da Seleção: A seleção dos alunos será feita por meio de uma audição com o professor para uma avaliação.

Clique aqui e confira a lista de aprovados.

 

>> ACESSE AQUI OS CURSOS DAS OUTRAS ÁREAS