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Teoria

A RÍTMICA COMO LINGUAGEM MUSICAL

Professor responsável: Herivelto Brandino

Dia e horário do curso: 6ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 06

Ementa: O curso abordará vários aspectos da linguagem rítmica nos diferentes âmbitos do fazer musical, como a composição, a interpretação e o ensino. É indicado para instrumentistas, cantores, compositores e educadores que sentem dificuldade com ritmos em diversos níveis ou que queiram potencializar o uso do ritmo em sua atividade musical. Neste curso, o aluno aprenderá, por exemplo, a relacionar o ritmo com números e executar precisamente a mudança de andamentos, ou ainda a relacionar o ritmo com notas e estabelecer uma estrutura harmônica rítmica.

Atividades a serem desenvolvidas: O curso será constituído de uma parte teórica, mas com foco prático. A parte teórica versará alguns tópicos, como quiálteras, polirritmias, hemíolas, polimetrias e modulações métricas, por meio da leitura de artigos, elaboração e resolução em conjunto de equações matemáticas simples e análises de peças e de áudios da música popular. A parte prática consiste em jogos e atividades com percussão corporal e voz com base na música popular instrumental, peças de música de concerto do século XX em diante e canções. Todas estas atividades serão adaptadas pedagogicamente para abordar coletivamente o aspecto rítmico em questão.

Pré-requisitos para ingresso: Ter conhecimento de leitura rítmica de partituras – discernimento das figuras rítmicas básicas e fórmulas de compasso.

Idade mínima dos alunos: 12 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista.

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APRECIAÇÃO MUSICAL

Professor responsável: Marco Prado

Dia e horário: Sábado, das 09h30 às 11h30

Vagas: 05

Ementa: O curso tem como objetivo fornecer ferramentas para a compreensão de alguns dos elementos musicais relacionados com a teoria e a percepção. As aulas serão desenvolvidas por meio da apreciação de um repertório que inclui músicas de diversos estilos e procedências.

A experiência poderá dar subsídios para o entendimento do discurso musical por parte dos ouvintes e estudantes que não possuem um conhecimento prévio de teoria musical.

Serão abordados aspectos que incluem a parte rítmica, melódica, harmônica, formal e histórica.

Experiências que mesclam apreciação musical com elementos de teoria e percepção possibilitam também novas discussões e o estudo de assuntos ligados a outras esferas do conhecimento humano.

A utilização de recursos audiovisuais e textos selecionados para cada atividade dará o suporte teórico necessário para uma maior assimilação dos conteúdos propostos.

Atividades a serem desenvolvidas:

1-Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música:

Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical.

2-Aspectos rítmicos e melódicos:

As propriedades físicas do som. A organização do pulso por meio das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias.

3- Aspectos harmônicos e formais:

Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular. As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção.

4- Tecnologia transformação e manipulação do som.

Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste (os candidatos deverão responder a um questionário no dia da seleção).

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CAPACITAÇÃO P/ PROFESSORES DE MUSICALIZAÇÃO

Professora responsável: Genny Chaves

Dia e horário: 2ª feira, das 08h30 às 10h30 ou das 14h30 às 16h30

Vagas: 16

Ementa: O curso tem como objetivo capacitar professores de musicalização integrando a música com outras formas de expressão e linguagem, transcendendo o fazer artístico propriamente dito e buscando oportunidades de desenvolvimento humano, procurando abrir espaço de reflexão para estes profissionais.

Atividades a serem desenvolvidas: Capacitação aos professores de musicalização, professores de música da escola regular (rede pública e particular), alunos de licenciatura (música, artes, pedagogia), alunos de bacharelado em música.

Pré-requisitos para ingresso: Leitura e escrita musical; tocar um instrumento.

Idade mínima dos alunos: 18 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e/ou avaliação (os critérios para a seleção dos candidatos serão definidos pelo professor que conduzirá as entrevistas).

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IMPROVISAÇÃO E SEÇÃO RÍTMICA

Professor responsável: Marcus Teixeira

Dia e horário: 4ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 04

Ementa: Improvisação e seção rítmica é um curso para violonistas, guitarristas, baixistas, pianistas, bateristas e instrumentistas de sopro, que estão interessados em aprofundar o estudo da improvisação e do acompanhamento. O estudo teórico do conteúdo se voltará sempre para a prática do que está sendo estudado e essa prática será o foco principal do curso.

Esse curso tem a expectativa de ajudar os alunos a colocar em prática as teorias desenvolvidas na sala de aula sobre o estudo da improvisação no jazz e na música brasileira. Será um aprofundamento na linguagem da improvisação, tendo como objetivo aproximar os alunos da fraseologia, rítmica e outras questões subjetivas relativas a essa linguagem. Também serão estudadas as seções rítmicas dos temas propostos e será demonstrado como o aluno poderá se colocar nas mais diversas situações como acompanhador.

Atividades a serem desenvolvidas: Estudo da teoria da improvisação em conjunto com o desenvolvimento de repertório específico e exercícios práticos individuais e em grupo.

Pré-requisitos para ingresso: Alunos de nível médio a elevado.

Tipo da Seleção: Teste individual com cada aluno.

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MÚSICA DOS SÉCULOS XX E XXI

Professor responsável: Rodrigo Lima

Dia e horário: 2ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 05

Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias até a cena contemporânea do século XXI. Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores.

Atividades a serem desenvolvidas: Aulas expositivas, escuta de obras, análise de partituras, leitura de artigos e apresentação de trabalho temático dos alunos.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível médio ou avançado

Idade mínima dos alunos: 16 anos

Tipo da Seleção: Entrevista

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MUSICOGRAFIA BRAILLE

Professor responsável: Elvira Mugia

Dia e horário: 4ª feira das 09h30 às 11h30, das 11h30 às 13h30 ou das 13h30 às 15h30

Vagas: 06

Ementa: Desenvolver a leitura da partitura musical adaptada na escrita Braille (Musicografia Braille) e a associação com os instrumentos: violão, cavaquinho, flautas, escaleta, entre outros.

O curso tem como objetivo ajudar o desenvolvimento musical das pessoas com deficiência visual por meio da leitura e escrita em musicografia Braille. Propõe que o aluno tenha contato com variados repertórios e possa ampliar sua percepção auditiva e musical.

Atividades a serem desenvolvidas: A transposição e aplicação dos sinais musicais em Musicografia Braille e a sua correspondência no instrumento musical.

Pré-requisitos para ingresso: Ficha de inscrição, leitura e escrita em Braille.

Tipo da Seleção: Ficha de inscrição e entrevista.

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OFICINA DE CANTO – INICIAÇÃO

Professoras responsáveis: Cristina Allemann / Scheilla Glaser

Dia e horário: 2ª feira, das 14h30 às 16h30, das 16h30 às 18h30 ou das 18h30 às 20h30

Vagas: 24

Ementa: Proporcionar as pessoas que gostem de cantar, teoria e prática de técnica vocal para uma emissão vocal saudável, com repertório próprio para a iniciação da prática do canto.

Atividades a serem desenvolvidas: Técnicas de estudo para preparação de repertório, sensibilização corporal voltada a uma melhor aplicação dos exercícios vocais, técnicas de estudo de preparação para apresentar o repertório durante a prática individual, e prática de repertório de canto solo com acompanhamento de piano.

Obs. Os alunos devem utilizar trajes que possibilitem a amplitude de movimentos durante as aulas.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos: 18 anos.

Tipo da seleção: Entrevista.

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PRÉ-VESTIBULAR DE UNIVERSIDADES

Professor responsável: André Rodrigues

Dia e horário: 3ª feira, das 13h30 às 15h30 ou 4ª feira, das 16h30 às 18h30

Vagas: 16

Ementa: O estudo de uma arte envolve muito mais do que o domínio de certos procedimentos técnicos. No caso da música, é fundamental que aqueles que queiram aprofundar seus estudos busquem, além da prática qualificada de um instrumento, conhecer a história da música ocidental e seu repertório, assim como os conteúdos de teoria, harmonia, análise e percepção musical. Tendo estas questões em vista, o Curso Preparatório para o Vestibular de Música foi elaborado com o intuito de ajudar a suprir esta necessidade premente no contexto do meio educacional brasileiro, buscando apontar caminhos e diretrizes que permitam com que os alunos encontrem as melhores maneiras de atenderem aos seus objetivos particulares relacionados ao aprendizado musical. O curso se destina a pessoas interessadas em ingressar nos diversos cursos superiores de música oferecidos por Universidades e Faculdades, e/ou em ampliarem seu conhecimento musical.

Atividades a serem desenvolvidas: Parte do curso, referente às matérias teóricas (teoria, harmonia, análise, etc.), tem como objetivo habilitar o estudante a lidar de maneira qualificada com o código musical. Inicialmente, é feita uma revisão dos conteúdos essenciais de Teoria Básica, fundamentais para escritura, leitura e interpretação de uma partitura. Posteriormente, o curso dedica-se ao estudo da Harmonia e da prática de Análise Musical, possibilitando o entendimento de estruturas de organização do discurso musical dentro de um repertório variado. Em percepção, o foco central é proporcionar ao aluno ferramentas por meio das quais ele próprio poderá se desenvolver neste aspecto tão fundamental para a formação musical. São abordados os seguintes conteúdos: Percepção de intervalos, tríades e funções harmônicas básicas; Ditados e leituras rítmicas; Ditados melódicos a uma e a duas vozes; Solfejos. A parte do curso destinada ao estudo da História da Música se baseia no conhecimento e na audição do repertório musical. Serão abordadas questões estilísticas e a escuta de obras dos períodos medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo, bem como demais conceitos e questões pertinentes a estes períodos. É importante ressaltar que o curso, de uma forma geral, preza pela interdisciplinaridade, de modo que, grande parte das vezes, os conteúdos do curso serão abordados em simultaneidade.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse. Em função do número máximo de vagas, existe a necessidade de algum conhecimento prévio de teoria, história e percepção musical, cujo limite se encontrará diretamente associado à procura ao curso e ao resultado do processo seletivo de admissão.

Idade mínima dos alunos: 15 anos.

Tipo da seleção: Teste.

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TÉCNICA PARA INSTRUMENTOS DE CORDAS

Professor responsável: Thibault Delor

Dia e horário: 6ª feira, das 15h30 às 17h30

Vagas: 16

Ementa: O objetivo é preencher lacunas na formação básica dos instrumentistas de cordas.

Atividades a serem desenvolvidas: Escalas com variações de arco, de ritmo e de articulações. Técnica de mão esquerda. Sevcik tema e variações. Trabalho específico sobre articulações e dinâmicas.

Pré-requisitos para ingresso: Ter alguma base de solfejo.

Idade mínima dos alunos: 8 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista.

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TEORIA MUSICAL BÁSICA: NOTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO

Professor responsável: Luis Perez

Dia e horário: 5ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 08

Ementa: Ensino da notação musical básica e dos principais tópicos da estruturação aliado a aplicação prática.

Atividades a serem desenvolvidas: Desenvolvimentos dos tópicos relacionados a propriedades dos sons, a notação musical, a apreciação, ao solfejo e a percepção.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos: 18 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista e teste.

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TEORIA MUSICAL ELEMENTAR

Professor responsável: Cinthia Sell

Dia e horário: 5ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 08

Ementa: O objetivo do curso é fornecer ferramentas para decifração e compreensão de partituras num âmbito de iniciação, trabalhando solfejo e percepção com graus conjuntos e pequenos saltos. Para tal, serão executadas leituras e escrita de repertório coral, cânones e melodias simples.

Atividades a serem desenvolvidas: Serão abordados assuntos na área de rítmica e na área de teoria: notação (identificação e compreensão dos elementos de uma partitura) e estruturação (tom, semitom, intervalos, escalas).

Pré-requisitos para ingresso: Ser aluno ou ex-aluno da EMESP.

Tipo da Seleção: Entrevista, na qual poderá ser solicitada algum tipo de avaliação de acuidade vocal, além de disponibilidade e interesse.

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VEM! – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS MUSICAIS

Professora responsável: Valéria Bonafé

Dia e horário: 4ª feira, das 15h30 às 17h30

Vagas: 06

Ementa: Esse curso é um convite às mães (mas também aos pais e demais familiares) que acompanham suas filhas e filhos que estudam no 1º Ciclo da EMESP. A proposta do curso é oferecer um espaço instigante e acolhedor de aproximação com a prática musical enquanto as/os responsáveis aguardam suas filhas e filhos participarem das aulas regulares. O curso é voltado para pessoas que não possuem necessariamente experiência com música, mas que estão interessadas em participar de vivências diversas para se aproximarem do universo no qual suas filhas e filhos estão inseridas/os. Estendendo a prática musical à família das crianças, o curso visa contribuir para a diminuição dos índices de evasão, assim como para a qualidade do processo de formação musical das alunas e alunos, processo esse que, necessariamente, acontece para além do âmbito escolar.

Atividades a serem desenvolvidas:

– Escuta e apreciação de repertórios musicais diversos;

– Práticas de improvisação e performance (vocal, corporal, instrumental etc.);

– Práticas de experimentação e criação coletiva;

– Reflexões e debates sobre temas diversos.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse

Tipo da Seleção: Entrevista

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