EMESP

MENU

Alunos da EMESP regem Coro Juvenil da Osesp

19 de junho de 2018

Alunos da EMESP Tom Jobim foram convidados pelo maestro Marcos Tadeu para reger concertos do Coro Juvenil da Osesp na Sala São Paulo, no dia 24 de junho, às 11h, e no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, no dia 1º de julho, às 12h. Denise Castilho, Gabriel Arsene e Rafael Barrera são alunos da professora Ana Beatriz Valente Zaghi, no curso de Regência Coral da Escola de Música do Estado de São Paulo, e desde o início do ano fazem monitoria do Coro Juvenil. A atividade é fruto de uma parceria entre a Santa Marcelina Cultura e a Fundação Osesp que, entre outras iniciativas, permitiu que em janeiro de 2018, quando Marcos Tadeu assumiu a regência do Coro Juvenil, os alunos da Escola fossem convidados para esse projeto. Os jovens acompanharam a reformulação do Coro desde o processo seletivo, passando pela classificação vocal e construção sonora.

Segundo Ana Beatriz, esse intercâmbio permite um aprendizado muito grande para os alunos, que têm a oportunidade de atuar em um grupo com a qualidade artística do Coro Juvenil da Osesp e ter contato com um maestro de excelência como Marcos Tadeu em uma das principais salas de concerto do Brasil: a Sala São Paulo. Além de fazerem a monitoria e dividirem a regência dos ensaios do grupo com o maestro, os alunos trabalham o repertório do Coro Juvenil com a professora Ana Beatriz na EMESP semanalmente, durante a aula de Regência Coral, e frequentam as disciplinas de apoio de técnica vocal, piano complementar e dicção.

O curso de Regência Coral da EMESP possibilita que os alunos atuem em várias frentes e oferece experiências de regência em todos os níveis: coro infantil, juvenil e adulto. Por isso, atrai todos os perfis de alunos, desde os que procuram formação até aqueles que já estão formados, mas buscam uma experiência mais prática. Frequentemente, os jovens participam de ensaios e de concertos de grupos artísticos do Guri na capital e Grande São Paulo e da EMESP, como os Corais Infantil e Juvenil, e o Coral Jovem do Estado. Além disso, a Escola frequentemente realiza master classes e workshops com importantes nomes da regência nacional e internacional, como a maestrina polonesa Agnieszka Franków-Zelazny, a maestrina italiana Valentina Peleggi e o maestro brasileiro Marcos Tadeu.