EMESP

MENU

Alunos da Emesp são selecionados para participar de festival italiano de jazz

03 de maio de 2019

Giulia Coutinho, 18 anos, e Lucas Sales, 23 anos, alunos da Emesp Tom Jobim, vão viajar para a Itália para participar da 21ª edição do Arcevia Jazz Feast, que acontecerá na cidade de Arcevia, entre os dias 28 de julho e 4 de agosto. Os dois estudantes da área popular participaram de um processo seletivo realizado na Emesp Tom Jobim em outubro de 2018, com o apoio do pianista e professor da escola, Guilherme Ribeiro, que também leciona no festival. Os jovens foram selecionados entre candidatos de vários instrumentos e ganharam bolsas de estudos que contemplam a isenção total de inscrição, alimentação e hospedagem.

O Arcevia Jazz Feast é um festival de jazz e improvisação realizado anualmente na cidade de Arcevia, na Itália. Estudantes de vários países, com diferentes idades e níveis de formação, realizam uma imersão no tema, participando de aulas, práticas de conjunto e jam sessions. Além da Itália e do Brasil, o festival recebe alunos e professores da África do Sul. Mais informações sobre o festival em www.arceviajazzfeast.it

Lucas, que é aluno de saxofone da Emesp Tom Jobim desde 2017 e já foi bolsista da Orquestra Jovem Tom Jobim – grupo artístico da Emesp –, revela estar animado com a possibilidade de conhecer culturas diferentes e conviver com músicos de outros países. “É a primeira vez que viajo para fora do Brasil e estou ansioso para ter esse contato com a música deles, tocar junto”, comemora. Natural do Espírito Santo, cursou o 4º ciclo do Curso de Especialização com a professora Paula Valente, e atualmente faz o Curso Livre de Saxofone, com o professor Josué dos Santos.

Giulia Coutinho canta e toca violão. Ingressou na Emesp Tom Jobim em 2017, quando foi aprovada para o 2º ciclo do Curso de Formação – Habilitação em Violão. Em 2018, ingressou no 3º ciclo de Habilitação em Canto. Estudou violão popular com Renata Montanari e Rudy Arnaut, e canto com Andrea dos Guimarães e Zé Luiz Mazziotti. A jovem escolheu a voz para concorrer à bolsa de estudos do festival italiano e conta que despertou para a ideia de estudar improvisação vocal ao participar de um workshop com Roger Treece – cantor, compositor e arranjador norte-americano. “Eu já conhecia e tocava jazz, mas tive contato com as diversas ferramentas da improvisação vocal ao conhecer o CircleSongs, no workshop do Roger Treece”, recorda.

Workshop de vocal jazz na Emesp Tom Jobim

No dia 28 de maio, às 15h, a cantora de jazz e também professora do Arcevia, Susanna Stivali, ministrará o workshop “Vocal Jazz: Interpretação, Improvisação e Linguagem” na Emesp Tom Jobim. Serão abordados repertório, standards, características da linguagem e um aprofundamento sobre a improvisação por meio de elementos harmônicos e rítmicos.

Além disso, Susanna discutirá as várias possibilidades linguísticas e tímbricas que um estudante de voz pode pesquisar e encontrar usando diferentes linguagens no canto e na improvisação. Atividade gratuita e aberta ao público. Mais informações em www.emesp.org.br/eventos