EMESP

MENU

Bolsista da Banda Jovem é aprovado em conservatório francês

10 de novembro de 2017

O saxofonista Pablo Ribeiro, bolsista da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e aluno da EMESP Tom Jobim, foi aprovado no Conservatório Regional de Música e Dança de Lyon, na França, para estudar saxofone clássico com o professor Jean-Denis Michat. O jovem foi o único brasileiro a disputar a vaga com 12 candidatos de outros países.

Segundo Pablo, a ideia de estudar no exterior o acompanha desde quando começou a aprender saxofone. “Pesquisei bastante sobre o instrumento e logo descobri que a França seria o lugar que mais enriqueceria a minha formação”, revela. Além disso, conta que se tornou um grande fã de Jean-Denis Michat, o que contribuiu para a sua decisão.

A expectativa em relação ao curso são as melhores, afirma Pablo, que planeja passar de três a quatro anos em Lyon. O jovem atribui o sucesso de sua conquista principalmente aos seus pais, que sempre o apoiaram. Natural de Paraipaba/CE, recorda de projetos que o ajudaram na construção de sua história, como a Banda de Música Municipal de sua cidade natal e a Banda Juvenil Dona Luíza Távora, de Fortaleza, onde teve a sua formação em prática de conjunto e vivenciou experiências importantes para a sua carreira.

Em São Paulo, estudou no Conservatório de Tatuí, com os professores Giancarlo Medeiros, Rafael Migliani e Marcos Pedroso, e na EMESP Tom Jobim, com os professores Camila Bomfim e Paulo Porto Alegre. Pablo ingressou na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo em 2016, onde permaneceu até a sua aprovação no Conservatório de Lyon. “Agradeço a EMESP Tom Jobim e a Santa Marcelina Cultura por terem me proporcionado uma experiência profissional dentro de um grupo jovem que realmente foi relevante para minha carreira”, afirma.