EMESP

MENU

Composição de aluno é selecionada em concurso mexicano

24 de agosto de 2020

A peça O Grito do Lobo, composta pelo aluno Luciano Fernandes de Mello, foi selecionada pela convocatória Colaboraciones entre Compositores e Intérpretes da organização/coletivo mexicano SONIT. A composição será interpretada pelo contrabaixista Francisco Alcocer e a gravação será publicada no Facebook da organização (acesse aqui), que tem o objetivo de difundir, apoiar e incentivar a música contemporânea no México.

Luciano conta que a ideia de criar a peça surgiu após descobrir um defeito chamado lobo em instrumentos de cordas. Segundo ele, alguns instrumentos têm o lobo em algumas notas, mas o defeito é mais comum em violoncelos e contrabaixos.

Ao compartilhar a descoberta com o contrabaixista Marcelo Rodrigues e saber que o instrumento dele possuía um lobo forte, Luciano resolveu criar uma peça para contrabaixo explorando o defeito. “Comecei a escrever a peça explorando o instrumento e as técnicas que o Marcelo gosta de utilizar. A criação seguiu na conversa entre compositor e intérprete, e tive o apoio do professor Rodrigo Lima nas aulas de criação musical, que inclusive acompanhou o primeiro ensaio”, explica.

Luciano afirma ainda que a peça reforça algo que acredita muito: a troca entre o compositor e o intérprete. “É o músico intérprete que está no dia a dia com o instrumento e na constante pesquisa de novos sons.” Ainda de acordo com o aluno, o músico pode descobrir alguma sonoridade ou desenvolver alguma técnica que pode estimular o compositor a buscar por novas sonoridades, como no caso de O Grito do Lobo, que estimula a procurar e destacar um som que é evitado ao máximo pelos instrumentistas.