EMESP

MENU

Composições de alunos são selecionadas em concursos internacionais

30 de março de 2020
Os alunos Caio Csizmar e Vitor Santos inscreveram composições suas de até 1 minuto em uma competição internacional de miniaturas, organizada pelo grupo a very small consortium, ligada à Universidade de Wisconsin – Green Bay, nos Estados Unidos. As peças foram selecionadas e apresentadas em concerto realizado no Weidner Center for the Performing Arts, no dia 29 de fevereiro.
Diafonía é o nome da peça de Caio com instrumentação de clarinete e piano. O jovem explica que “a ideia programática era expressar uma dicotomia, um desacordo no fluxo rítmico, nas dinâmicas, nos registros e no caráter direcional de cada instrumento. Como em uma discussão de indivíduos independentes, embora ambos os instrumentos estivessem essencialmente trabalhando com os mesmos motivos, mas apresentados com um caráter diferente por cada um e desenvolvidos de uma maneira própria”.
Já Vitor escolheu a instrumentação violino, violoncelo e soprano para o poema Above the Dock, de Thomas Ernest Hulme. Segundo ele, o texto aborda a contemplação da lua, mas termina com o sarcasmo modernista, dizendo que esta não é mais que uma bexiga infantil. “A composição segue essa mesma toada: começa melancólica e séria, e termina alegre e lúdica”, afirma.

String Quartet Smackdown VI

O aluno Luciano Mello também teve uma peça sua selecionada em um concurso internacional. O jovem inscreveu o seu quarteto A Trilha no String Quartet Smackdown VI, organizado pela Golden Hornet, e foi selecionado. A composição foi produzida em uma atividade proposta pelo professor Tiago Costa. “Ele me orientou e sugeriu que eu desenvolvesse a peça, que na época tinha duração de dois a três minutos. Quando fiquei sabendo da competição, desenvolvi mais um minuto para que ela cumprisse os requisitos necessários para participar”, explica.
A Golden Hornet abre inscrições online para quartetos de quatro minutos exatos. As 16 peças selecionadas são interpretadas por um quarteto de cordas profissional em uma “batalha”, em que o público escolhe as melhores por meio do celular. O concurso visa estimular compositores e divulgar novas composições, tanto que os 16 selecionados recebem uma gravação profissional da sua peça. O Luciano já recebeu a sua! A peça foi gravada pelo grupo Invoke, formado por Nick Montopoli, violino; Zachariah Matteson, violino; Karl Mitze, viola; e Geoff Manyin, violoncelo. Clique aqui para ouvir!
Caio Csizmar, Vitor Santos e Luciano Mello são alunos de Composição da EMESP Tom Jobim. Eles estudam Escrituras Históricas e Composição com o professor Rodrigo Lima, e Orquestração e Arranjo com o Tiago Costa.