EMESP

MENU

Orquestra Jovem do Estado 2018

24 de janeiro de 2018

Quer fazer parte da Orquestra Jovem do Estado? A EMESP Tom Jobim abre processo seletivo para ingresso no grupo artístico em 2018. As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas até às 8h do dia 15 de fevereiro. A lista geral dos candidatos inscritos, com local, data e hora de prova designados, será publicada no site da Escola até às 15h do dia 17 de fevereiro.

> Clique AQUI para acessar o edital e efetuar a sua inscrição

Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Desde sua reformulação, em 2012, a Orquestra passou a ter Claudio Cruz como regente titular e diretor musical, o que ocasionou um expressivo salto de qualidade.

Outro fator determinante na evolução do grupo foi a criação, também em 2012, do Prêmio Ernani de Almeida Machado, em parceria com o escritório Machado Mayer Advogados. Voltada a bolsistas da Orquestra, a premiação contempla um grande vencedor e quatro finalistas, e todo dinheiro recebido pelos jovens deve ser investido em seu aperfeiçoamento musical, como a compra de instrumentos ou financiamento de cursos em academias estrangeiras.

Ciente da importância da vivência internacional para a formação dos jovens músicos, a Orquestra realiza regularmente turnês no exterior, tendo se apresentado em locais como o Lincoln Center, em Nova York, o Kennedy Center, em Washington, e na Konzerthaus, em Berlim – além de ter participado como orquestra residente do Festival Berlioz, na cidade natal do compositor francês, La Côte-Saint-André, interpretando a “Sinfonia Fantástica”.

Outra importante iniciativa artístico-pedagógica é a cuidadosa seleção de convidados internacionais e nacionais. Além de visar uma performance de excelência, o convidado sempre contribui para a formação dos alunos com palestras e master classes, transformando a relação artística num aprendizado que os bolsistas levam para sua formação como músicos e cidadãos.

Toda essa complexa programação artística e pedagógica não seria possível sem o Bank of America Merrill Lynch, que mantém com a Santa Marcelina Cultura uma parceria que já está em seu oitavo ano. Atual Patrocinador Diamante da Temporada 2018, o Bank of America Merrill Lynch acredita na missão da Santa Marcelina Cultura, e aposta na arte e na educação musical, pois ativa a economia, gera empregos, aproxima as pessoas, e educa e enriquece toda a sociedade, possibilitando profunda transformação social e o diálogo entre povos e nações.

Fotos: Heloísa Bortz