EMESP

MENU

Retomada gradual das aulas presenciais

16 de outubro de 2020

A EMESP Tom Jobim iniciou a retomada das atividades presenciais no dia 19 de outubro. O retorno presencial será realizado em fases, de forma gradual e cuidadosa, respeitando todos os protocolos de segurança e o Plano São Paulo.

Nesta primeira etapa serão oferecidas aulas individuais, dos seguintes instrumentos: acordeão, bandolim, cavaquinho, contrabaixo acústico erudito, contrabaixo acústico popular, harpa, percussão erudita, piano erudito, piano popular, viola caipira, viola erudita, violão erudito, violão popular, violão 7 cordas, violino e violoncelo para estudantes do 1º ao 4º ciclo. Os demais estudantes continuarão realizando as atividades de forma online.

Para receber os alunos (as), a organização social gestora Santa Marcelina Cultura elaborou diretrizes e recomendações para garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos (as): estudantes, familiares, professores e colaboradores.

A instituição também adotou medidas atendendo às normas sanitárias e de segurança, como instalação de tapete sanitizante na entrada; aferição de temperatura; totens de álcool gel 70% em todos os andares; higienização de todos os espaços com frequência; sinalização do prédio para garantir o distanciamento social; horários de entrada e saída escalonados para evitar aglomeração, entre outras medidas listadas no Guia Prático da Instituição, enviado por e-mail.

Em caso de dúvidas e/ou sugestões, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) pelo e-mail sau@santamarcelinacultura.org.br ou telefone (11) 98888-9868.


Perguntas frequentes

💬 A retomada das aulas presenciais é obrigatória a todos os alunos (as)?
Não. Os alunos (as) que optarem por não retornar às atividades presenciais podem continuar com as aulas online.

💬 Corro o risco de perder minha vaga caso não retorne às atividades presenciais?
Não, contanto que continue assistindo as aulas online com o seu professor (a).

💬 Serei reprovado se eu não retornar às atividades presenciais?
Não, nenhum aluno (a) será reprovado, contanto que continue assistindo as aulas online com o seu professor (a).

💬 Não tenho instrumento em casa para estudar. Posso retomar minhas aulas presenciais?
Sim, mas na condição de estudante dos seguintes instrumentos: acordeão, bandolim, cavaquinho, contrabaixo acústico erudito, contrabaixo acústico popular, harpa, percussão erudita, piano erudito, piano popular, viola caipira, viola erudita, violão erudito, violão popular, violão 7 cordas, violino e violoncelo.
Estudantes de canto ou de instrumentos de sopro devem continuar assistindo as aulas online.

💬 Haverá processo seletivo em 2021 para novos alunos (as)?
Estamos elaborando o processo seletivo para 2021 e em breve teremos novidades.

💬 Como está ocorrendo a higienização dos instrumentos musicais que são emprestados aos alunos (as), principalmente os de madeira que não se recomenda utilizar álcool para a higienização?
Em consonância com as informações contidas no Guia Prático enviado aos (às) alunos (as) relativo ao retorno das atividades presenciais, orientamos a todos (as) que tragam seus instrumentos para uso nas aulas, a fim de evitar o compartilhamento de quaisquer equipamentos. Os (as) alunos (as) que não possuem e necessitam utilizar os instrumentos da Escola nas aulas presenciais precisam preencher requerimento (aluno@net) para análise da Gestão e Coordenação Pedagógica da EMESP Tom Jobim. Antes e depois da utilização, os instrumentos são higienizados em conformidade com todos os protocolos de segurança relativos à prevenção da Covid-19. É importante ressaltar que todos os procedimentos de cuidados e manutenção dos equipamentos são atendidos visando a garantia da durabilidade dos mesmos. No mais, no Guia há ainda orientações aos (às) alunos (as) sobre a higienização pessoal para evitar a contaminação dos instrumentos utilizados. Esclarecemos ainda que devido aos protocolos de segurança relativos à prevenção da Covid-19, neste momento, os únicos instrumentos de cordas que estão sendo emprestados aos (às) alunos (as) para as aulas são os contrabaixos acústicos. Cada aluno (a) está utilizando sempre o mesmo instrumento, a cada semana, tendo seu número de matrícula vinculado ao número de patrimônio do instrumento. Sendo assim, como acima mencionado, não há compartilhamento de instrumentos, equipamentos e materiais. Por fim, informamos que como ainda estamos na 1ª fase de retomada das atividades, a Escola não está utilizando os instrumentos de sopros.

💬 Qual o horário de funcionamento da escola? Será integral?
Para atender todos os protocolos relativos à prevenção da Covid-19, atualmente só podem entrar na Escola, além dos colaboradores (as) e professores (as), alunos (as) com agendamento de aulas presenciais, horário de estudo, ensaios e gravações. Todos esses casos foram analisados pela Gestão e Coordenação Pedagógica da EMESP Tom Jobim. No momento, o horário de funcionamento da Escola é das 09 às 17 horas.

💬 Os alunos poderão ter mudanças nos horários?

Sim. Alunos (as) e professores (as) podem preencher requerimentos e comunicações internas, solicitando alterações nos horários das aulas. Todas as solicitações serão analisadas pela Gestão e Coordenação Pedagógica. Para exemplificar algumas possibilidades, citamos os seguintes casos: a) coincidências das aulas virtuais com os horários em que os (as) alunos (as) estão no percurso da Escola até suas residências e vice-versa; b) professores (as) que estão ministrando aulas presenciais com horários vagos durante uma aula e outra; c) alunos (as) com grade curricular das disciplinas de apoio em horários subsequentes ou antecedentes às aulas de instrumento individual, etc.

💬 As provas do calendário ocorrerão em que formato?
Em breve, todas as informações relativas às avaliações finais do ano letivo de 2020 serão encaminhadas por meio de comunicado ao endereço eletrônico cadastrado no sistema acadêmico da Instituição. Conforme calendário acadêmico disponível na página do (a) aluno (a), informamos que as avaliações finais de 2020 estão programadas para acontecer no período de 30 de novembro a 12 de dezembro.