Grupo realizará concerto no dia 23 de março, às 16h, sob regência de Cláudio Cruz.
A Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, terá o seu próximo concerto no dia 23 de março, às 16h, na Sala São Paulo.
Sob a regência do diretor musical Cláudio Cruz, o grupo iniciará a apresentação com a peça Abertura em Dó maior, de uma das mais relevantes compositoras do século XIX, a pianista alemã Fanny Mendelssohn (1805-1847). Escrita na década de 1830, a obra é influenciada pelo estilo romântico do período, sendo permeada por uma atmosfera dramática e envolvente.
Na sequência do concerto, a Orquestra Jovem do Estado interpreta a desafiadora sinfonia Manfred, op. 58, do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893). Composta em meados da década de 1880, a obra é dividida em 4 movimentos, tendo inspiração no poema dramático “Manfred”, escrito por Lord Byron em 1817. Profundamente expressiva, a peça sintetiza a sensibilidade e potência de Tchaikovsky em transformar uma narrativa literária em música.
BILHETERIA
Os ingressos para o concerto custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) e podem ser adquiridos em: orquestrajovemdoestado.byinti.com/#/ticket/
TRANSMISSÃO AO VIVO
O concerto será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim, em: www.youtube.com/tjemesp
SERVIÇO
ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO NA SALA SÃO PAULO
Mendelssohn & Tchaikovsky
Orquestra Jovem do Estado
Cláudio Cruz, regência
Repertório:
FANNY MENDELSSOHN (1805 – 1847)
Abertura em Dó major – 11′
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY
Manfred, op.58, TH 28 – 57′
I. Lento lugubre
II. Vivace com spirito
III. Pastorale: Andante con moto
ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO
Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico, quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Há mais de 40 anos contribui para o aprimoramento técnico e artístico dos bolsistas que a integram, ajudando-os a se prepararem para a vida profissional. Sob a direção musical do maestro Cláudio Cruz, o grupo já tocou nos principais palcos e festivais do Brasil e do mundo, com a participação de renomados solistas, gravou CDs e recebeu prêmios. Em parceria com o Machado Mayer Advogados, realiza o Prêmio Ernani de Almeida Machado desde 2012. A Orquestra Jovem do Estado é um grupo artístico ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura.
ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – EMESP TOM JOBIM
Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente cerca de 2.000 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2024, a EMESP Tom Jobim comemora 35 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.