EMESP

MENU

Adriano Vasconcellos

Nome: Adriano Vasconcelos

Disciplina: Canto erudito, técnica vocal, dicção e música de câmara

Formação e atividades artísticas: Cantor, professor e pesquisador. Mestre em Música pela Universidade de São Paulo, graduado em Canto pela Universidade Estadual Paulista na classe do professor Dr. Fernando Carvalhaes. Como bolsista do Bachakademie de Stuttgart, realizou turnê pela Suécia, Polônia, Estônia, Noruega e Alemanha, sempre sob a regência de Helmuth Rilling. Durante o primeiro ano de graduação, obteve bolsa do programa Pac/Proex – UNESP no projeto “Madrigal Renascentista”. Sob regência de Tiago Pinheiro, no Coralusp, cantou durante seis anos os repertórios renascentistas italiano, francês, espanhol e inglês. Finalista do “IV Concurso de Interpretação da Canção de Câmara Brasileira”, idealizado e presidido por Osvaldo Lacerda. Teve o privilégio de iniciar seus estudos de canto com Lenice Prioli, professora com a qual desenvolveu vasto repertório camerista das escolas alemã, francesa, espanhola e especialmente brasileira.

Gravou para o projeto “História da Música Brasileira” a célebre canção de Alberto Nepomuceno “Tovas no. 1” e Modinhas Imperiais. Junto ao Coral e Orquestra Camargo Guarnieri gravou os solos de tenor da “Missa Diligete” e do “Salmo 23”, ambas de Camargo Guarnieri. Convidado pelo Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo participou da série “Música de Câmara – Canções Francesas”. Cantor atuante em vários master classes ministrados por profissionais internacionalmente renomados, tais como Julie Simson e Jeff Cohen (Estados Unidos), Julia Gooding (Inglaterra), Marius Van Altena (Holanda), Jerrôme Corrêas e Michele Le Droit (França) e Ricardo Ballestero (Brasil).

Da relação de ensino e aprendizagem com Lenice Prioli, herdou uma sólida formação técnica e interpretativa trazida ao Brasil por Vera Janacópulos, continuada por Magdalena Lébeis e posteriormente transmitida por Prioli. Inspirado pelo trabalho desenvolvido com Prioli escreveu a dissertação “Magdalena Lébeis e o registro sistemático de um processo pedagógico” que, revela os Cadernos Aulas de Canto de Magdalena Lébeis, cujo conteúdo consiste na descrição detalhada, de próprio punho, de 1006 aulas de canto ministradas a Lébeis por Janacópulos, trazendo a transcrição integral do primeiro dos seis Cadernos de Aulas de Canto. Trabalhou como professor de Canto Erudito na Universidade Livre de Música – Tom Jobim, de 2001 a 2003. É professor de canto no Conservatório de Artes de Guarulhos desde 2006 e na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim desde 2009, instituição na qual leciona atualmente, canto erudito, música de câmara, técnica vocal e dicção.