EMESP

MENU

Daniel D’Alcantara

Nome: Daniel D’Alcantara

Disciplinas: Trompete popular

Formação: Bacharel em Trompete pela Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Atividades Artísticas: Bacharel em Trompete pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), iniciou seus estudos musicais com seu pai, o trompetista Magno D’Alcântara. Atualmente leciona na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP), Faculdade Souza Lima/Berklee. É integrante da “Soundscape Big Band Jazz”, grupo com o qual gravou três Cds (“Maybe September”, “Uncle Charles” e “Cores Vol.1”). De 2009 à 2014 foi trompetista solista da “Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo”. Como professor, lecionou em importantes eventos musicais, incluindo o Festival de Inverno de Campos do Jordão (2000), Curso de Verão de Brasília , Festival de Inverno deTatuí/SP, Oficina de Música de Curitiba, Festival Choro e Jazz de Jericoacoara-CE.

Acompanhou grandes artistas nacionais como João Donato, Roberto Menescal, Ivan Lins, Leny Andrade, Joyce, Claudete Soares, Filó Machado, Rosa Passos, Milton Nascimento, Max de Castro, Pedro Mariano, Eugenia Melo e Castro.  Em 2001 gravou seu primeiro CD, “Horizonte”, em parceria com o baterista Edu Ribeiro.

Participou do “Chivas Jazz Festival 2003”, integrando o noneto do lendário saxofonista norte-americano Lee Konitz. Como solista convidado da Orquestra Jazz Sinfônica, participou de duas estréias mundiais, sendo uma em 2004, com a obra “Thaddeus”, de Alexandre Mihanovich, e em 2005, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, com a obra “Brasilianas No.4”, de Cyro Pereira.

Em abril de 2005, a convite da fábrica de instrumentos musicais Weril, ministra Workshops de Música Instrumental Brasileira em diversos Conservatórios e Universidades na Europa, passando por países como: Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Rússia, Bélgica, Estônia e Espanha. Em 2007 e em 2010 participou da big band formada por músicos brasileiros para executar as obras da Maestrina e Compositora Maria Schneider, sob regência da própria, no Festival de Jazz de Ouro Preto-Minas Gerais e na Mostra Instrumental EMESP.