EMESP

MENU

Luiz Guilherme Pozzi

Nome: Luiz Guilherme Pozzi

Disciplina: Piano erudito e música de câmara

Formação: Doutor em música pela USP; Mestre em música pela UNICAMP; ‘Diplom-Musiker’ pela Escola Superior de Música de Freiburg (Alemanha); Pós-graduado pela Universidade de Artes de Graz (Áustria); Bacharel em piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

O pianista Luiz Guilherme Pozzi nasceu em Cornélio Procópio, no interior do Paraná, em dezembro de 1979. Ganhou mais de 10 concursos de piano em seu país, dentre eles o “Concurso Bach”, no Rio de Janeiro, e o “Grande Concurso Guiomar Novaes”, em São Paulo. Graduou-se em piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe da pianista e professora russa Olga Kiun. Na Alemanha, foi classificado em 1º lugar com a nota máxima na prova de admissão da Escola Superior de Música de Freiburg, onde aperfeiçoou-se durante dois anos com o professor Felix Gottlieb. Nesse mesmo ano foi premiado com a bolsa integral da “Internationale Klavierakademie Murrhardt”, concorrendo com pianistas do mundo todo.

Posteriormente integrou a classe do grande pedagogo russo Alexander Satz, na Universidade de Artes de Graz, na Áustria, onde foi diplomado com distinção. Com a morte de seu professor, o pianista regressou ao brasil e, não obtendo a validação de seus diplomas europeus, retomou os estudos acadêmicos no Brasil e obteve o título de mestre em música pela Universidade Estadual de Campinas, onde pesquisou sobre a obra do compositor contemporâneo Harry Crowl, sob a orientação do Prof. Dr. Maurícy Martin.

Ao concluir seu mestrado o pianista recebeu uma bolsa de estudos integral para o doutorado da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, além do cargo de professor assistente daquela instituição, porém Luiz Guilherme preferiu fincar definitivamente suas raízes em seu país de origem, concluindo seu doutorado sobre Brahms na Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Monteiro.

Além de se apresentar regularmente como recitalista, camerista e solista em concertos com orquestra, Pozzi é professor de piano e música de câmara na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e conduz a cátedra de piano erudito da Faculdade Santa Marcelina, também na capital paulista. Seu CD de estreia gravado ao vivo com a Sonata Op. 5 de Brahms e a Sonata em si menor de Liszt ganhou a categoria revelação do 26º Prêmio da Música Brasileira, o prêmio máximo da indústria fonográfica brasileira.

Críticas:
“Luiz Guilherme Pozzi arrebatou a platéia com uma interpretação furiosa da 7ª sonata de Prokofiev.”
Arthur Nestrovski, Folha de São Paulo

“Ele tem a seu favor uma facilidade técnica excepcional e uma audição realmente privilegiada.”
Rodrigo Browne, Gazeta do Povo

“O som que o pianista extraiu do piano através de suas mãos gigantescas fez a sala de concertos tremer… O público ficou extasiado com sua interpretação de Chopin, na qual nos brindou com uma performance emocional e sem medo de cometer riscos, características de seu temperamento brasileiro.”
Murrhardt Zeitung, Alemanha