EMESP

MENU

Marcus Teixeira

Nome: Marcus Teixeira

Disciplina: Guitarra e violão popular
Atividades Artísticas:  Nascido no Rio de Janeiro, Marcus Teixeira é violonista, guitarrista e compositor.
• 1992 – na França, ingressou no último ano do curso de Jazz Ensemble no Conservatoire National de Region de Marseille, na classe do professor Philippe Renault, onde obteve o primeiro prêmio (Medaille d’Or com unanimidade e felicitações do Júri).  • 1994/95 – integrante da banda do cantor Flávio Venturini, por ocasião do show do CD “Noites com Sol”.
• 1995 – início de sua parceria com a cantora e compositora Rosa Passos em tournée nas principais cidades brasileiras e no exterior.
• 1998 – integrante da banda do cantor Emílio Santiago, excursionando por todo o Brasil. Trabalhou com a cantora Elza Soares e com a BANDA SAVANA, do maestro branco. Neste ano foi Arranjador e Instrumentista em CDs da cantora Zélia Duncan.
• 1999 – convidado a integrar a banda da cantora Gal Costa, participou da gravação ao vivo do CD e DVD; “Gal Costa canta Tom Jobim”, com arranjos e direção musical de Cristóvão Bastos, seguindo em tournée por todo o Brasil e exterior. Ao lado da cantora se apresentou com o grupo português MADREDEUS na Festa da Independência e no concerto de Pavarotti na Bahia. Em julho deste ano trabalhou com a cantora Leny Andrade no show Alegria pra Cantar, no Teatro Rival (RJ), apresentando-se em agosto em Fortaleza ao lado do compositor, pianista, arranjador e cantor, Michel Legrand. Desde então se apresenta esporadicamente com a cantora.   • 2002 – acompanhou a cantora Rosa Passos, ao lado do saxofonista cubano Paquito D’Rivera e seu grupo, na 7ª edição do Festival Internacional de Jazz de Lapataia em Punta Del Leste – Uruguai.Estiveram também nesse festival: Toots Thielemans e Joe Lovano entre outros. Participou do CD “Azul” de Rosa Passos. Neste mesmo ano, Marcus desenvolveu o trabalho como instrumentista e arranjador, do CD “Zé Luiz Mazziotti canta Chico Buarque”, tendo a participação especial de Chico Buarque. Com Zé Luiz Mazziotti, Marcus Teixeira trabalha desde 1992 como arranjador e diretor musical.
• 2003 – gravou o CD de Gal Costa, “Todas as coisas e eu” e participou do primeiro CD e DVD da cantora Maria Rita.
• 2005 – gravou o mais recente CD de Gal Costa, “Hoje”, com arranjos e direção musical de César Camargo Mariano levado em tournée nacional e internacional. Neste novo show, além de trabalhar como guitarrista e violonista, Marcus Teixeira é responsável pelos arranjos adicionais.
• 2006 – gravou o DVD e o CD ao vivo do show “Hoje”, lançado pela gravadora TRAMA. Com este show se apresentou no México, Inglaterra, Suíça, Itália, Portugal, Espanha e Alemanha. Também neste ano gravou o CD “Gal Costa live in Blue Note”, feita ao vivo na mais importante casa de jazz de New York, o BLUE NOTE. O show foi levado também para o BLUE NOTE de Tókio e Osaka. Com a cantora Leny Andrade, se apresentou ao lado do pianista e arranjador Gilson Peranzzetta no show-homenagem a Nelson Cavaquinho e Cartola. • 2009 – gravou o Cd de estréia do baixista Paulo Paulelli – Insigtht Moments, tendo participado do show de laçamento que foi gravado no Sesc Instrumental Brasil no dia 10/10/2009.( show disponível na íntegra no You Tube). Gravou o Cd de estréia do pianista Fábio Torres – Para Esquecer das Coisas Úteis.
• 2010 – forma o QUARTETO TEMPO com os músicos: Fábio Torres, Paulo Paulelli e Celso de Almeida.
• 2010 – Foi guitarrista e violonista da Big Band formada especialmente para a  I Mostra Instrumental EMESP, que trouxe ao Brasil o nome de maior destaque da atualidade no jazz orquestral: a regente e compositora norte-americana MARIA SCHNEIDER, em um grande concerto no Auditório do Ibiripuera no dia 20 de Novembro.
• 2012 – Novamente se apresenta com a regente e compositora Maria Schineider com a mesma formação de 2010, em duas apresentações no Sesc Pinheiros em Dezembro. O show foi gravado pela TV Cultura e transmitido como especial de final de ano pela emissora.
• 2013 – Participa da gravação do novo CD da cantora Rosa Passos em homenagem a Djavan.  * 2015 – Gravou com a pianista e cantora Eliane Elias o CD Made in Brasil, vencedor em 2016 do Grammy de melhor CD de Jazz latino.
• 2016 – Forma o QUINTETO CAIS, grupo de música brasileira instrumental, com os músicos: Felipe Silveira, Felipe Fidélis, Osmário Marinho e Daniel D’Alcântara. O Quinteto Cais finaliza o seu primeiro Cd a ser lançado ainda esse ano.
Shows e ou gravações com artistas: Célia, Fabiana Cozza, Tatiana Parra, Simone Guimarães, Claudia Cunha, Clodovil, Joyce, Paulo Moura, Maria Vilhora,  Nelson Ayres, Toninho Ferragutti, Keco Brandão, Leila Pinheiro,  Ana De Hollanda, Ademilde Fonseca, Roberta Miranda, Rolando Faria (Les Etoiles), Eudes Fraga, Daisy Cordeiro, Lucila Novaes, entre outros.
Professor: 2001 e 2002 – professor de guitarra nos III e IV Festival Internacional de Música de São Caetano do Sul, apresentando-se com a Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul como solista do concerto de encerramento do Festival.
Desde 2001, é professor da Universidade Livre de Música do Centro Tom Jobim.
Desde 2009, é professor da Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim.