EMESP

MENU

Josué dos Santos

Nome: Josué dos Santos

Disciplinas: Saxofone e flauta

Formação e atividades artísticas: O saxofonista e flautista é atuante na cena instrumental paulistana e integra alguns dos mais importantes grupos no segmento da música instrumental no Brasil. Começou seus estudos ainda na adolescência, aos 14 anos, e ingressou na antiga ULM (Universidade Livre de Música). Lá, integrou a Orquestra Jovem Tom Jobim, onde de fato iniciou sua carreira profissional tocando com importantes nomes da musica brasileira, tais como Dominguinhos, Alaíde Costa, Heraldo do Monte, Zimbo Trio, Arismar do Espirito Santo, entre outros. Também participou de importantes workshops: Charlie Haden; Joe Lovano, Moacir Santos, George Garzone; Joshua Redman e Dave Holland e Chris Potter.

Apaixonado pelos universos do saxofone e da flauta, tanto na música erudita como no jazz, e sob forte influência destas correntes, o músico procura desenvolver uma linguagem na Música Brasileira utilizando como material os ritmos e o repertório dos grandes compositores. Participou de festivais nacionais em várias cidades brasileiras e no exterior tocou no Festival Jazz entre amigos e Jazz A la Calle no Uruguai; Festival San Vicente Jazz em Mendoza e Festival de Jazz de Buenos Aires, na Argentina; Festival Internacional de Cartagena, Colombia e o Brazilian Festival em Amsterdan, Holanda. Em 2007 junto a Brazilian Scandinavian Big Band participou de festivais na Dinamarca, Suécia e Noruega.

Já realizou concertos junto a grandes músicos, tais como: César Camargo Mariano, Gonzalo Rubalcaba, Paulinho da Viola, Hamilton de Holanda, Ohad Talmor e Paquito D’Rivera. Em 2010 e 2012 foi músico integrante da Big Band arregimentada para ser regida por Maria Schneider em São Paulo. Durante a sua carreira atuou junto a importantes orquestras como a Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras.

Faz parte do corpo docente da EMESP – Tom Jobim onde leciona os cursos de Improvisação, Prática de Conjunto, Prática de Big Band e Saxofone Popular. Atualmente, integra a Banda Mantiqueira, Soundscape Big Band, Banda Savana, Grupo Quebra Cuia, Sizão Machado Quarteto, César Camargo Mariano Sexteto, além de ser convidado para realizar trabalhos junto a músicos e bandas de todo Brasil.

Soundscape Big Band – Limpa

Josué dos Santos – Só por Amor

Banda Mantiqueira – Com Alma