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Práticas

INTERPRETAÇÃO DA CANÇÃO BRASILEIRA PARA CANTORES E CANTORAS

Professor responsável: José Mazziotti

Dia e horário: 4ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 10

Ementa: Trabalho aprofundado de interpretação e estilo do repertório da canção brasileira de diversos períodos. Compreende o estudo gradativo da técnica vocal, aliado à pesquisa de referências musicais fundamentais para o desenvolvimento da sensibilidade e musicalidade do aluno, visando à formação de um profissional da área.

Atividades a serem desenvolvidas: Será desenvolvido a interpretação do texto poético das canções brasileiras, abordando nas aulas a interpretação aprofundada de cada canção, sua história, período em que foi composta e o envolvimento dos alunos com a interpretação desta obra e conhecimento de novos repertórios da música popular brasileira.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento do canto e do repertório de música brasileira. Este curso é indicado para os cantores profissionais ou semiprofissionais, que já tenham uma carreira, cantem na noite, ou que queiram gravar um cd.

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste, onde o candidato deverá cantar a capela uma obra dos seguintes autores Milton Nascimento, Chico Buarque, Edu Lobo

– E uma peça de livre escolha.

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GRUPO DE METAIS

Professor responsável: Edmilson Gomes

Dia e horário: 5ª feira das 13h30 às 15h30

Vagas: 16 vagas (6 TROMPETES, 4 TROMPAS, 4 TROMBONES, 1 TROMBONE BAIXO, 1 TUBA)

Ementa: O curso de grupo de Metais propõe o desenvolvimento de habilidades técnicas e conceituais tais como: praticas do extenso repertorio que abrange diversas formações e níveis diferenciados. Repertorio esse escrito originalmente para esta formação como também transcrições, trazendo ao aluno (grupo) o aprendizado, integração, cultura musical, além da postura ética necessária ao exercício da profissão.

Atividades a serem desenvolvidas: Repertório de metais

Pré-requisitos para ingresso: O curso destina-se há alunos com conhecimento médio-avançado no instrumento.

– Tocar uma peça de livre escolha.

– Deve realizar leitura à primeira vista de uma peça escolhida pela banca.

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Tipo da Seleção: entrevista e teste

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BIG BAND

Professor responsável: Sidnei Borgani e Daniel Alcantara

Dia e horário: 4ª feira, das 14h30 às 16h30  e 10h30 às 12h30

Vagas: 36 alunos no total (10 saxofones, 8 trombones, 8 trompetes, 2 guitarras, 2 pianos, 2 contrabaixos acústico, 2 baterias, 2 percussões popular) – 18 alunos por turma.

Ementa: O objetivo do curso é oferecer aos alunos uma vivência musical dentro do universo da formação de Big Band, adquirindo uma melhor leitura, articulação, sonoridade e outros critérios essenciais para o desenvolvimento da prática de grupo e também individual.

Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório clássico de Big Bands representativas do Jazz e arranjos de músicas e ritmos brasileiros.

Pré-requisitos para ingresso: O material utilizado para a prática será de arranjos de nomes importantes da história dessa formação, tanto brasileiros quanto internacionais e deverá abranger diversos gêneros musicais.

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Será solicitado um teste de leitura à primeira vista e a execução de uma peça livre, escolhida pelo candidato.

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COMBO DE MÚSICA BRASILEIRA

Professor responsável: Sizão Machado

Dia e horário: 3ª feira, das 15h30 às 17h30

Vagas: 16 (distribuídas dentre: percussão, bateria, piano, violão/guitarra, trombone, trompete/flugelhorn, trompa, flauta, saxofone (alto, soprano, tenor e barítono), contrabaixo elétrico/contrabaixo acústico)

Ementa: Incentivar o talento de jovens músicos e oferecer acesso real e de qualidade ao nosso mais rico repertório, por meio da criação de um combo que trabalhe os grandes compositores brasileiros como Moacir Santos, Tom Jobim, Dorival Caymmi e tantos outros que retratam tão bem a riqueza da nossa cultura.

O combo com coordenação de Sizão Machado, acreditando que a disseminação da nossa cultura, por meio da educação e do aprendizado musical de qualidade pode fazer toda a diferença na vida daqueles que farão o futuro musical do nosso País.

Atividades a serem desenvolvidas: Leitura, adaptação e ensaios de arranjos escritos para essa formação dentro da temática do repertório brasileiro.

Pré-requisitos para ingresso: Boa leitura musical.

Tipo da Seleção: leitura à primeira vista e música de livre escolha.

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PRÁTICA DE FLAUTA DOCE

Professor responsável: Natalia Alves Chahin

Dia e horário: Quintas feiras das 14:30 às 16:30

Vagas: 4

Ementa: Desenvolvimento da cultura musical e apreciação do repertório da flauta doce, dos diferentes períodos. Introdução à técnica do instrumento com ênfase na postura interna e externa, respiração, sonoridade, articulação e digitação. Estudo de leitura e primeiros fundamentos da música ocidental. Conhecimento do léxico da flauta doce. Aprimoramento da percepção auditiva por meio do discurso prático sonoro.

Atividades a serem desenvolvidas: Conhecer o histórico e manutenção do instrumento. Estar apto à leitura de peças fáceis nas flautas soprano e contralto. Aprofundar o conhecimento através do repertório individual e em grupo. Conhecer os fundamentos básicos que envolvem o controle do instrumento: respiração, articulação, digitação e sonoridade.

Desenvolver os métodos de estudo e os aspectos organizacionais que envolvem a compreensão dos conteúdos.

Pré-requisitos para ingresso:

Tipo da Seleção: O aluno já deve possuir um conhecimento mínimo do instrumento.

Ter o instrumento e executar na prova:

1. Os exercícios nº 13 e nº 18 do Método para flauta doce soprano – Parte 1, de Helmut Mönkemeyer (Editora Ricordi).

2. Uma peça de livre escolha.

3. Leitura à primeira vista com o instrumento de um trecho de música fornecido pela banca.

Idade mínima dos alunos: 10 anos

Idade máxima:18 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

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GRUPO DE TROMBONES POPULAR

Professor responsável: Silvio Giannetti

Dia e horário: 6ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas:10 vagas – 08 (trombone) 02 (trombone baixo)

Ementa: Prática de Grupo de Trombones em Música Popular

Atividades a serem desenvolvidas: Repertório de música popular para trombones incluem duetos, trios, quartetos, sextetos e octetos, com ou sem acompanhamento. Repertório de música popular e Jazz.

Pré-requisitos para ingresso: Ter instrumento próprio, e leitura de nível médio.

Idade mínima dos alunos: 16 anos

Tipo da Seleção: Entrevista

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IMPROVISAÇÃO E SEÇÃO RÍTMICA

Professor responsável:  Marcus Teixeira

Dia e horário: 4ª feira, das 13h30 às 15h30

Vagas: 10

Ementa: Improvisação e Seção Rítmica é um curso violonistas, guitarristas, baixistas, pianistas, bateristas e instrumentistas de sopro, que estão interessados em aprofundar o estudo da improvisação e do acompanhamento. O estudo teórico do conteúdo se voltará sempre para a prática do que está sendo estudado e essa prática será o foco principal do curso.

Esse curso tem a expectativa de ajudar os alunos a colocar em prática as teorias desenvolvidas na sala de aula sobre o estudo da improvisação no Jazz e na Música Brasileira. Será um aprofundamento na linguagem da improvisação, tendo como objetivo aproximar os alunos da fraseologia, rítmica e outras questões subjetivas relativas a essa linguagem. Também serão estudadas as seções rítmicas dos temas propostos e será demonstrado como o aluno poderá se colocar nas mais diversas situações como acompanhador.

Atividades a serem desenvolvidas: Estudo da teoria da improvisação em conjunto com o desenvolvimento de repertório específico e exercícios práticos individuais e em grupo.

Pré-requisitos para ingresso: Alunos de nível médio a elevado.

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Teste individual com cada aluno

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IMPROVISAÇÃO LIVRE

Professor responsável: Manoel Silveira

Dia e horário: 3ª feira, das 10h30 as 12h30

Vagas: 6 alunos

Ementa: Improvisação como Principal Ferramenta Criativa.

Atividades a serem desenvolvidas: Com material extraído de aulas de composição do Prof. Hans Joachim Koellreuter, do livro “Fundamentos da Composição Musical” de Arnold Schoenberg e de “O Ouvido Pensante” de Murray Chofer, o curso visa introduzir os alunos na arte do desenvolvimento rítmico/melódico de motivos, pois improvisar é compor instantaneamente.  Aplicando essas técnicas na improvisação livre, tonal, não tonal, serial, jazzística, etc, os estudantes terão um entendimento melhor dos discursos musicais, de seus “dialetos” por assim dizer, descobrindo novos cominhos em seu instrumento. Os alunos são assim estimulados a criar sua própria fala musical, por meio de exercícios já conhecidos e também criados em aula conjuntamente.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e saber tocar com fluência as escalas maiores nos doze tons em seu próprio instrumento, demonstrando já ter alguma prática musical. O curso não é para iniciantes.

Idade mínima dos alunos: 14 anos.

Tipo da Seleção: Entrevista e Teste

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IMPROVISAÇÃO NA MÚSICA POPULAR

Professor responsável: Josué dos Santos

Dia e horário: 3ª feira das 16h30 às 18h30

Vagas: 10

Ementa: O objetivo do curso é oferecer os elementos teóricos e práticos necessários para o instrumentista ou cantor – com vivência na música clássica ou popular – improvisar utilizando sua criatividade e intuição de maneira fluída e espontânea dentro da linguagem da música popular (jazz e brasileira). Bateristas e Percussionistas deverão utiliza instrumentos melódicos como Violão, Piano ou outros para o curso

Atividades a serem desenvolvidas: Exercícios de desenvolvimento do ouvido, práticas de improvisação, repertório, transcrição e análise de solos e exercícios teóricos

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimentos básicos de harmonia e desenvolvimento técnico

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

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INICIAÇÃO À PERCUSSÃO POR BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA

Professor responsável: Luiz Guello

Dia e horário: 4ª feira, das 17h30 às 19h30

Vagas: 25

Ementa: Curso para todas as idades, não sendo necessário já saber tocar, ou seja, livre para todas as pessoas, somente haverá um teste de aptidão para selecionar os candidatos.

Atividades a serem desenvolvidas: Vamos estudar basicamente os instrumentos de escola de samba, mas também darei uma iniciação a percussão popular trabalhando congas, pandeiro de choro, baião, zabumba etc…

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Teste

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PIXINGUINHA NA PAUTA

Professores responsáveis: Jane do Bandolim, Luiz Guello, Marcelo Cândido e Michel Moraes

Dia e horário: 5ª feira, das 9h30 às 11h30

Vagas: 20 (distribuídas em: Piano / Violão / Violão de 7 cordas / Cavaquinho / Bandolim / Percussão / Flauta/Flautim / Saxofone Alto / Saxofone Tenor / Clarinete / Trombone / Trompete / Contrabaixo acústico)

Ementa: Neste curso serão abordados o repertório e a linguagem do choro com enfoque para a vertente arranjadora do compositor PIXINGUINHA. Serão vários arranjos do compositor para as obras dele e de outros compositores em uma formação maior, abrangendo instrumentos de sopro mais o tradicional regional de choro.

Atividades a serem desenvolvidas: Os professores trabalharão a linguagem do choro para os instrumentos característicos do gênero e também para outros instrumentos não tão comuns nesse universo como o trompete, trombone, contrabaixo e saxofone. Os professores responsáveis executarão os arranjos junto aos alunos para que possam dividir a maneira de executar e interpretar os arranjos propostos. Também terão uma imersão no universo do choro e do Pixinguinha acompanhados de perto por um especialista de cada naipe dos seus instrumentos.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento no instrumento e/ou canto, boa leitura de notas e cifras.

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Leitura musical à primeira vista.

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PRÁTICA DE CHORO

Professor responsável: Edmilson Capelupi

Dia e horário: 2ª feira, das 13h30 às 15h30

Vagas: 09

Ementa:  Aprimoramento de músicos na linguagem do choro, abordar seus principais compositores e músicos através de execução do repertório e/ou audição. Construção coletiva de arranjos simples, leitura de temas e prática de interpretação melódica, harmônica e percussiva.

Atividades a serem desenvolvidas: Estudo e execução do repertório proposto em variações de estilos, formas e épocas. Avaliação continuada através da participação e presença; prova semestral realizada através de apresentação.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste

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PRÁTICA DE CONJUNTO MÚSICA LATINA

Professor responsável: Sizão Machado

Dia e horário: 5ª feira das 9h30 às 11h30

Vagas: 12 (sendo: 4 (quatro) para instrumentos de sopro/metais; 2 (duas) para instrumentos de percussão/bateria; 1 (um) piano; 2 (duas) violão/guitarra;

1 (um) contrabaixo/baixo elétrico; 2 (duas) vozes – masculina/ feminina).

NOTA: Este número de vagas e, por conseguinte, a formação do grupo são fundamentais para o melhor aproveitamento do curso. Não serão aceitos dois ou mais alunos para um mesmo instrumento.

Ementa: Este curso propõe um contato do aluno com o universo da música afro-cubana e o “Latin Jazz” e suas características rítmicas, melódicas e harmônicas bem como sua estruturação estética.

Atividades a serem desenvolvidas: Conhecimento e desenvolvimento das “claves cubanas” e suas variações, do ”montuno” como elemento rítmico e harmônico fundamental e das funções específicas de cada instrumento dentro do grupo.

Serão apresentados temas clássicos do gênero para desenvolvimento dos tópicos propostos.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível médio ou avançado.

Tipo da Seleção: Entrevista

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PRÁTICA DE MÚSICA POPULAR CONTEMPORÂNEA

Professor responsável: Marco Prado

Dia e horário: 4ª feira, das 14h30 às 16h30

Vagas: 07

Ementa: Curso que visa integrar os participantes na construção de um grupo musical. A prática musical do grupo deverá explorar um repertório e uma forma de execução abrangente, experimental, sem restrições e que respeite e investigue as várias vertentes de estilo e abordagem presentes na música contemporânea.

Atividades a serem desenvolvidas:

Elaborar e construir coletivamente arranjos em repertório variado;

Incentivar os participantes para o exercício da composição de músicas utilizando diversas formas musicais empregadas na música popular;

Organizar um repertório eclético a partir dos encontros visando à gravação do material e possível apresentação pública.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse

Tipo da Seleção: Entrevista e teste prático definido pelo professor no dia da seleção

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MUSICOGRAFIA BRAILLE

Professor responsável: Elvira Mugia

Dia e horário: 4ª feira das 09h30 às 11h30, das 11h30 às 13h30 ou das 13h30 às 15h30

Vagas: 6 (2 alunos por turma)

Ementa: O curso é destinado para as pessoas cegas que lê e escreve em Braille.

Tem o objetivo de apoio a estas pessoas com estas características que necessitam de seus materiais acessíveis para acompanhar todas as disciplinas na qual o curso da EMESP Tom Jobim disponibiliza para a população em geral. Podem praticar também educadores musicais que desejam apreender sobre esta ferramenta: Musicografia Braille para ajudar na inclusão das pessoas com deficiência visual.

Atividades a serem desenvolvidas: Aprender os sinais musicais correspondentes em Braille.

Confecção de partituras musicais.

Desenvolvimento da escrita musical e leitura musical em Braille.

Transposição para o instrumental musical.

Pratica do repertório.

Desenvolvimento da criatividade musical.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Tipo da Seleção: Escrever e ler em Braille

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PRÁTICA DE REPERTÓRIO DE GAFIEIRA

Professor responsável: Sizão Machado

Dia e horário: 5ª feira, das 13h30 às 15h30

Vagas: 13 (distribuídas dentre: piano, guitarra, violão, contrabaixo elétrico, bateria, percussão, trompete, saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono, trombone, voz masculina e feminina)

Ementa: No curso serão executados arranjos de música popular brasileira com enfoque no estilo Gafieira. A palavra gafieira segundo o nosso dicionário Houaiss nos remete à dança, ao baile popular de entrada paga e frequentado por pessoas de baixa renda na década de 60, porém permeado também por classes mais abastadas. Para tocar nos bailes se criou um estilo de música, uma sonoridade típica de orquestra de salão com sopros, percussão, canto e seção rítmica que acabou se apropriando da nomenclatura da dança.

Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório de gafieira

Pré-requisitos para ingresso: Ter bom conhecimento de leitura musical

Tipo da Seleção: Leitura à primeira vista de notas e cifras e peça de livre escolha.

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CONTRABAIXO NA LINGUAGEM POPULAR

Professor responsável: Mario Cesar Andreotti

Dia e horário: 4ª feira, das 16h30 às 18h30

Vagas: 04

Ementa: O curso é destinado a alunos de nível médio que queiram desenvolver os princípios básicos do contrabaixo na função de acompanhamento. Serão desenvolvidos elementos para que o aluno possa criar uma linha de walking bass, samba, baião. A base para isso será o repertório de standards brasileiros e do jazz. O objetivo principal do curso é fazer com que os alunos tenham um conhecimento básico sobre a função do instrumento, como acompanhador. A partir de um repertório standard proposto será desenvolvido um estudo sobre os ritmos.

Atividades a serem desenvolvidas: Função do instrumento como acompanhador:

– Estudos de técnica: Escalas, Padrões Melódicos e Rítmicos e Técnica para mão direita (pizzicatto)

– Construção de walking bass

– Conduções de Ritmos Brasileiros;

– Melodias de temas (dedilhados nas diversas regiões do instrumento)

Pré-requisitos para ingresso:

– Ler uma partitura em Clave de Fá

– Ler uma partitura Cifrada

– Tocar escala maior de duas oitavas

– Tocar um tema de livre escolha (pequeno estudo, melodia, levada)

Idade mínima dos alunos:14 anos

Tipo da Seleção: Entrevista e teste. Entrevista individual (dependendo do número de inscritos poderá ser feita em conjunto com até dois alunos a critério do professor) e os candidatos deverão tocar os itens estabelecidos no pré-requisito. O item leitura de partitura de notas em clave de fá e de partitura cifrada será aplicado com acompanhamento de um play back preparado pelo professor

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