Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Realcino Lima (Nenê)
Dia e horário: 3ª feira das 09h30 às 11h30
Vagas: 4
Ementa: Desenvolvimento da habilidade técnica para execução no instrumento e da leitura prática aplicada ao instrumento e da leitura. Compreensão sobre a função do instrumento nas diversas linguagens e gêneros da música popular.
Atividades a serem desenvolvidas: Oferecer ao estudante o desenvolvimento de requisitos técnico e práticos do instrumento bateria, o conhecimento de sua função dentro do contexto musical e o aprimoramento de sua leitura e sonoridade.
Pré-requisitos para ingresso:
O candidato deverá apresentar:
– Do livro A bateria brasileira no século XXI (Nenê): Samba em 5/8 e Samba em 7/8;
– Quatro ritmos brasileiros (samba, baião, maracatu e frevo);
– Do livro New Breed, de Gary Chester: Sistema N 18, com as leituras IA e IIB;
– Do livro 14 Modern Contest Solos for Snare Drum, de John S. Pratt: o solo “Drum Corps on Parade”;
– Leitura à primeira vista.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Marcelo Cândido Gonçalves
Dia e horário: 6ª feira das 10h30 às 12h30
Vagas: 4
Ementa: Aprendizado através de investigação e transcrição da interpretação dos artistas mais importantes que determinaram uma forma da execução do Choro – música instrumental 100% brasileira. No curso, são trabalhados e analisados não somente a técnica, mas os ornamentos utilizados, o fraseado e a forma de variação e improviso, para a compreensão do estilo.
Atividades a serem desenvolvidas: No curso de técnica avançada para cavaquinho, o repertório desenvolvido será exclusivamente feito através de transcrições melódicas, aplicação de exercícios técnicos para o desenvolvimento de variações melódicas características ao gênero choro. Análise de improvisos para compreensão do estilo e utilização dos elementos técnicos para a prática de solo espontâneo (improviso). Favorecer a aquisição de técnicas e habilidades para a execução do instrumento, de acordo com uma sequência lógica e uma dosagem de dificuldades que atendam aos diferentes níveis do aprendizado.
Pré-requisitos para ingresso: O candidato deverá trazer seu instrumento e:
-Tocar um Choro de livre escolha (trazer a partitura);
-Tocar uma das seguintes peças de confronto: “Os Oito Batutas”, de Pixinguinha.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Tiago Naguel
Dia e horário: 3ª feira, 11h30 às 13h30
Vagas: 4
Ementa: Desenvolvimento de habilidades técnicas, cultura musical, espírito crítico e postura ética necessários ao exercício da profissão para a construção de uma carreira sólida e sustentável nas diversas atividades da música erudita. Orientação sobre as possibilidades e exigências do mercado de trabalho. Preparação para apresentações públicas, trabalhos em estúdios de gravação e grupos profissionais. Criação de uma rede interna de relacionamentos profissionais. Estímulo à busca constante da excelência em todos os aspectos abordados durante o curso.
Atividades a serem desenvolvidas: Aprimorar a capacidade técnica (sonoridade, mecânica, fraseado). Preparar para concursos de orquestra, desenvolvimento de leitura
Pré-requisitos para ingresso:
O candidato deverá:
– Tocar “Concerto para clarinete”, primeiro movimento, de W. A. Mozart;
– Tocar uma peça de livre escolha, do repertório erudito;
– Tocar dois excertos orquestrais de livre escolha;
– Realizar leitura à primeira vista, com o instrumento, de uma peça musical fornecida pela banca.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e Teste (trazer seu próprio instrumento).
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Sizão Machado
Dia e horário: 3ª feira – 09h30-11h30
Vagas: 4
Ementa: O curso vai trabalhar através do estudo do repertório de música popular, o progresso técnico na execução do instrumento e no modo de interpretação de cada estilo em qualquer formação, focado em percepção melódica, harmônica e rítmica.
Atividades a serem desenvolvidas: O curso visa o desenvolvimento musical do aluno, buscando capacitá-lo e prepará-lo para atuar em qualquer estilo e formação como músico acompanhante e/ou solista. Portanto, o foco na performance é o seu objetivo principal: formar repertório, evoluir na interpretação, improvisação e memorização dos temas musicais propostos.
Pré-requisitos para ingresso: O candidato deverá realizar leitura musical com o instrumento.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista com o professor e tocar uma peça musical de livre escolha; com a respectiva linha melódica, acompanhamento harmônico e um “chorus” de improviso separadamente.
Confira a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Pedro Gadelha
Dia e horário: 2ª feira das 13h30 às 15h30
Vagas: 4
Ementa: Desenvolvimento de habilidades técnicas, cultura musical, espírito crítico e postura ética necessários ao exercício da profissão para construção de uma carreira sólida e sustentável nas diversas atividades da música erudita. Orientação sobre as possibilidades e exigências do mercado de trabalho. Preparação para apresentações públicas, trabalhos em estúdios de gravação e grupos profissionais. Aprendizado do repertório do instrumento, desenvolvimento técnico-musical e trabalho com trechos orquestrais.
Atividades a serem desenvolvidas: Revisar, completar e ampliar as habilidades técnico-musicais. Preparar programa para concursos de orquestra e para a carreira profissional nas mais diversas atuações.
Pré-requisitos para ingresso:
O candidato deverá:
– Tocar na prova uma das seguintes obras: “Concerto em Fá# menor, Opus 3” (1º movimento), de S. Koussevitzky; “Concerto em Mi maior” (1º movimento), de Karl Ditters Von Dittersdorf; “Sonata em Ré maior para viola da gamba” (1º movimento), de J. S. Bach;
– Tocar uma peça de livre escolha;
– Realizar leitura à primeira vista, com o instrumento, de uma peça musical fornecida pela banca;
– Tocar escalas e arpejos maiores e menores (tonalidade escolhida pela banca).
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Mario Cesar Andreotti
Dia e horário: 4ª feira, das 15h30 às 17h30
Vagas: 4
Ementa: O curso é destinado a alunos de nível médio que queiram desenvolver os princípios básicos do contrabaixo na função de acompanhamento. Serão desenvolvidos elementos para que o aluno possa criar uma linha de walking bass, samba, baião. A base para isso será o repertório de standards brasileiros e do jazz. O objetivo principal do curso é fazer com que os alunos tenham um conhecimento básico sobre a função do instrumento, como acompanhador. A partir de um repertório standard proposto será desenvolvido um estudo sobre os ritmos.
Atividades a serem desenvolvidas: Função do instrumento como acompanhador:
– Estudos de técnica: escalas, padrões melódicos e rítmicos e técnica para mão direita (pizzicatto);
– Construção de walking bass;
– Conduções de ritmos brasileiros;
– Melodias de temas (dedilhados nas diversas regiões do instrumento).
Pré-requisitos para ingresso:
– Ler uma partitura em Clave de Fá;
– Ler uma partitura Cifrada;
– Tocar escala maior de duas oitavas;
– Tocar um tema de livre escolha (pequeno estudo, melodia, levada).
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste. Entrevista individual (dependendo do número de inscritos poderá ser feita em conjunto com até dois alunos a critério do professor) e os candidatos deverão tocar os itens estabelecidos no pré-requisito. O item leitura de partitura de notas em clave de fá e de partitura cifrada será aplicado com acompanhamento de um play back preparado pelo professor.
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Alexandre Silvério
Dia e horário: 2ª feira, das 14h30 às 16h30
Vagas: 04
Ementa: O curso de fagote oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas, conhecimentos e competências como: postura, afinação, técnica elementar, cultura musical, espírito crítico e postura ética necessários ao exercício da profissão de músico.
Atividades a serem desenvolvidas: O curso de fagote pretende fornecer ao aluno os recursos técnicos necessários para seu desenvolvimento, por meio de conceitos e estudos práticos utilizados na leitura, execução e interpretação do repertório do instrumento, incluindo repertório exigido para concursos de orquestras.Tem como objetivo, conhecer o instrumento física e timbricamente, principalmente a confecção de palhetas. Conhecer o repertório específico para adquirir referências sonoras e interpretativas, aperfeiçoar as habilidades técnicas específicas e, ao mesmo tempo, sua aplicação ao repertório, de modo a adquirir fluência musical.
Pré-requisitos para ingresso:
– possuir o instrumento;
– executar um concerto clássico;
– executar uma peça de livre escolha;
– Realizar leitura à primeira vista com o instrumento de um trecho de música fornecido pelo professor.
Idade mínima: 16 anos
Tipo da Seleção: Teste e entrevista
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Sarah Brooke Hornsby
Dia e horário: 2ª feira, das 10h30 às 12h30.
Vagas: 4
Ementa: Ensinar através de palestras e aulas práticas a técnica necessária para a execução da flauta transversal e seu repertório, abordando temas como: articulação dupla e tripla, respiração, postura, vibrato, embocadura, formas de estudar passagens difíceis, dedilhados alternativos, etc.
Atividades a serem desenvolvidas: Exercícios para postura e respiração, desenvolvimento de uma embocadura ativa, exercícios para o vibrato, exercícios para articulação dupla e tripla, a articulação de glote ou de vibrato, dedilhados alternativos e seu uso, dedilhados da 4ª oitava, entre outros.
Pré-requisitos para ingresso: Alunos já iniciados na flauta transversal há pelo menos 4 anos para participação ativa no curso. Aberto a todos os ouvintes e interessados.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Marcus Teixeira
Dia e horário: 5ª feira, das 17h30 às 19h30
Vagas: 4
Ementa: É um curso para guitarristas de nível avançado que tenham interesse em se aprofundar no estudo da Guitarra Elétrica.
Atividades a serem desenvolvidas: Serão aprofundados os conteúdos: técnica, harmonia, improvisação, chord melody, leitura, repertório, acompanhamento, estilos e guitarristas, entre outros.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Teste
Confira a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Roberto Angerosa
Dia e horário: 2ª feira das 15h30 às 17h30
Vagas: 4
Ementa: O curso de percussão popular avançada visa a formar percussionistas criativos e capazes de se expressarem musicalmente, seja individualmente ou em grupo, com o domínio não só dos principais ritmos brasileiros, mas também com abertura constante para a riqueza da música de outros povos, com habilidade para improvisar e explorar o universo infinito de possibilidades tímbricas da percussão. Tudo isso estruturado pelo estudo das principais técnicas de instrumentos de percussão, coordenação motora e visão polirrítmica, além da vivência com repertório de diversos gêneros.
Atividades a serem desenvolvidas: No curso de Técnica Avançada Para Percussão Popular são trabalhados os fundamentos técnicos em três instrumentos básicos de percussão popular: caixa, conga e pandeiro. Também é contemplado o conhecimento da estrutura dos principais ritmos brasileiros associados a esses instrumentos (samba, choro, introdução aos ritmos afro ijexá, congo e barra-vento) e o início da improvisação a partir de seus padrões tradicionais, além da capacidade de leitura rítmica aliada à prática desses ritmos e coordenação motora para tocar simultaneamente dois padrões fundamentais de cada ritmo trabalhado.
Pré-requisitos para ingresso:
O candidato deverá:
– Tocar dois ritmos diferentes em dois instrumentos: pandeiro, congas, caixa, surdo, repinique, zabumba, cajon, derbak ou outros de livre escolha;
– Tocar a peça de confronto “Teste Percussão Popular 2º Ciclo” (disponível na EMESP Tom Jobim);
– Fica a critério do candidato tocar uma peça de livre escolha no vibrafone ou em outro teclado de percussão;
– Realizar leitura musical à primeira vista com o instrumento;
– Realizar exercício de percepção proposto pela banca.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Josué dos santos
Dia e horário: 4ª feira das 14h30 às 16h30
Vagas: 4
Ementa: O curso oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver conhecimento sobre a linguagem musical brasileira e do jazz, sem excluir um exame de outros gêneros musicais. Haverá a construção de um vocabulário para a composição de improvisos, por meio da apreciação, reflexão teórica e exercícios centrados na prática da improvisação e transcrição de improvisos escolhidos para este fim.
Atividades a serem desenvolvidas: Pretende aprofundar a técnica do instrumento em diversos estilos. Instiga o aluno ao estudo constante para seu desenvolvimento como músico instrumentista, com visão ampla e crítica. Por meio de um estudo voltado à observação e à percepção, o aluno terá a oportunidade de aplicar a improvisação, efetivamente, em diversas formações, desde pequenos grupos e trabalho de naipe, como também em formações maiores, de modo a ampliar seus horizontes e prepará-lo para a carreira profissional.
Interpretar com eficiência os principais ritmos e gêneros estudados, com especial atenção à articulação e à inflexão correta das notas; executar solos transcritos de vários instrumentistas e de diversos gêneros; transcrever solos de saxofonistas de diversos estilos e épocas; improvisar em harmonias mais complexas.
Pré-requisitos para ingresso:
O candidato deverá trazer seu instrumento e:
– Tocar uma peça de livre escolha;
– Tocar uma entre as seguintes músicas: Anthropology de Charlie Parker (Omnibook), Gostosinho de Jacob do Bandolim;
– Realizar leitura musical à primeira vista com o instrumento;
– Realizar uma improvisação sobre uma sequência harmônica simples.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Carlos Freitas
Dia e horário: 5ª feira, das 18h30 às 20h30
Vagas: 4 vagas
Ementa: O curso de trombone oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas, conhecimentos e competências como: postura, afinação, técnica elementar, cultura musical, espírito crítico e postura ética necessários ao exercício da profissão de músico.
Atividades a serem desenvolvidas: O curso de trombone erudito pretende fornecer ao aluno os recursos técnicos necessários para seu desenvolvimento, por meio de conceitos e estudos práticos utilizados na leitura, execução e interpretação do repertório do instrumento.
Tem como objetivo, conhecer o instrumento física e timbricamente. Ouvir o repertório específico para adquirir referências sonoras e interpretativas, aperfeiçoar as habilidades técnicas específicas e, ao mesmo tempo, sua aplicação ao repertório, de modo a adquirir fluência musical. Desenvolver a leitura musical e interpretativa (rítmica e melódica), exigindo desde o início uma postura investigativa e reflexiva em relação à composição.
Pré-requisitos para ingresso:
O aluno deverá trazer seu instrumento e:
– Executar peça de livre escolha;
– Leitura à primeira vista.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e Teste
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Luiz Ricardo Serralheiro
Dia e horário: 2ª feira, das 9h30 às 11h30
Vagas: 4
Ementa: O curso visa dar continuidade aos alunos que concluíram o 3°ciclo da EMESP e também aos alunos, com conhecimento avançado, que necessitam aprimorar sua técnica e ter acesso ao vasto repertório para tuba.
Atividades a serem desenvolvidas: Técnica estendida para aplicação ao repertório moderno e contemporâneo. Preparação para audição e recital. Aperfeiçoamento do repertório solista.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e possuir próprio instrumento.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista
Confira aqui a lista de aprovado(as)
Professor responsável: João Paulo Amaral
Dia e horário: 2ª feira, das 12h30 às 14h30
Vagas: 10 vagas
Ementa: Curso dirigido a instrumentistas de viola caipira de nível médio a avançado, para aprimoramento na performance de repertório de composições e arranjos para viola solo. O curso abrange desde aspectos e técnicas da performance até métodos para construção de arranjo e composição para viola solo. Aborda a viola brasileira em seu conceito mais amplo, indo desde as linguagens e ritmos tradicionais da música caipira e regional brasileira (cururu, pagode-caipira, baião, guarânia, cateretê, etc) até linguagens rítmicas, harmônicas, melódicas contemporâneas. Alunos avançados de violão poderão ser admitidos.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório e exercícios de técnica, arranjo e composição para viola caipira solo, abrangendo desde estilos e gêneros tradicionais da música caipira e regional até linguagens mais contemporâneas. Desenvolvimento de técnica individual, percepção e vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e interpretativos.
Pré-requisitos para ingresso: Possuir o próprio instrumento (viola caipira de 10 cordas). Possuir leitura de cifra e partitura. Conhecer e executar a maioria dos gêneros tradicionais da viola caipira como cururu, cateretê, moda-de-viola, pagode caipira, guarânia, etc. Executar uma composição para viola caipira solo de algum violeiro reconhecido ou um arranjo para viola solo de alguma música caipira ou popular brasileira conhecida. Alunos avançados de violão poderão ser admitidos.
Idade mínima dos alunos: 12 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste: entrevista com a banca, leitura musical básica (cifra e partitura) e tocar uma música de livre escolha (executar uma composição para viola caipira solo de algum violeiro reconhecido ou um arranjo para viola solo de alguma música caipira ou popular brasileira conhecida).
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Silvio Catto
Dia e horário: 2ª feira, das 10h30 às 12h30
Vagas: 6
Ementa: Desenvolvimento da técnica avançada e repertório específico para viola erudita, abrangendo diversos períodos históricos. Preparação para concursos orquestrais.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas coletivas de escalas e arpejos, técnicas avançadas de viola, desenvolvimento de repertório solicitado em concursos para orquestras sinfônicas e de câmara, incluindo excertos orquestrais. Estudo detalhado de diferentes estilo, abordagem e exercícios técnicos e psicológico para concursos.
Pré-requisitos para ingresso: Possuir o instrumento, tocar uma peça de livre escolha.
Idade mínima: 14 anos
Tipo da Seleção: Teste e Entrevista
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Paulo Porto Alegre
Dia e horário: 3ª feira, das 17h30 às 19h30
Vagas: 4
Ementa: Propõe o estudo do repertório para violão dos diferentes períodos e estilos da história da música, do Renascimento ao Moderno e do erudito ao popular, em nível avançado. Proporciona o aprimoramento técnico-violonístico e da leitura musical. Aprofundamento da compreensão das notas musicais no braço do instrumento e dos sinais específicos da digitação violonística para mão esquerda e direita. Compreensão dos elementos de linguagem musical extraídos do repertório como melodia, arpejo, acorde, contraponto e formas musicais. Desenvolvimento da sonoridade. Estudo dos elementos de expressão, como articulação, dinâmica, fraseado e timbre. Estudo das escalas maiores e menores. Leitura de cifras, construção de acordes por tríades e tétrades e aplicação em ritmos brasileiros. Desenvolvimento da postura e consciência corporal. Preparação de recital solo.
Atividades a serem desenvolvidas: O curso de violão da EMESP Tom Jobim oferece a prática de repertório da música do passado até a atualidade. Balizados pela tradição secular do instrumento, nossos professores abordam aspectos relacionados à técnica instrumental, sonoridade, estilos musicais, performance e história da música.
Pré-requisitos para ingresso:
O candidato deverá tocar de cor uma das seguintes peças:
– Um “Prelúdio” de umas das Suítes para Alaúde ou Violoncelo, de J.S. Bach;
– “Prelúdio” do Prelúdio, Fuga e Allegro, BWV 998, de J. S. Bach.;
– Uma peça de livre escolha.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e Teste
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Marcus Teixeira
Dia e horário: – 4ª feira, das 17h30 às 19h30
Vagas: 4
Ementa: É um curso para violonistas de nível avançado que tenham interesse em se aprofundar no estudo do violão popular.
Atividades a serem desenvolvidas: Serão aprofundados os conteúdos: técnica, harmonia, improvisação, peças, chord melody, leitura, repertório, acompanhamento, estilos e violonistas, entre outros.
Pré-requisitos para ingresso:
O candidato deverá trazer seu instrumento e:
– Tocar a peça Carta de Pedra, de Guinga, conforme o arranjo contido no livro Valsas Brasileiras, de Marco Pereira;
– Tocar a peça para violão solo: Have You Met Miss Jones?, de R. Rodgers e L. Hart, contida no livro 42 Chord Melody Arrangements for Solo Guitar, de Barry Galbraith; ou um arranjo para violão solo de um dos seguintes compositores/arranjadores: Baden Powell, Conrado Paulino, Garoto, Guinga, Hélio Delmiro, João Pernambuco, Marco Pereira, Paulo Bellinati, Raphael Rabello e Ulisses Rocha;
– Tocar uma entre as seguintes músicas, apresentando a harmonia e melodia separadamente e um chorus de improviso livre: Batida Diferente, de Durval Ferreira, ou The Days Of Wine and Roses, de Henry Mancini e Johnny Mercer;
– Leitura à primeira vista de cifra e melodia;
– Improvisação sobre uma harmonia proposta pela banca.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Teste
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Toninho Ferragutti
Dia e horário: 5ª feira, das 11h30 às 13h30
Vagas: 10
Ementa: Fundamentos básicos para o acordeonista: escalas, dedilhados, formação de repertório, leitura de melodia e cifra, desenhos rítmicos nos baixos, na mão direita e no fole, leitura de cifra, encadeamentos harmônicos, etc.
Atividades a serem desenvolvidas: Técnica, harmonia, improvisação, peças, chord melody, leitura, repertório, acompanhamento, estilos entre outros.
Pré-requisitos para ingresso: O candidato deverá:
– Tocar a peça confronto “Benzinho”, de Jacob do Bandolim;
– Tocar uma peça de livre escolha;
– Realizar leitura à primeira vista de melodia e cifras com instrumento.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Teste Prático
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: João Paulo do Amaral
Dia e horário: 3ª feira, das 11h30 às 13h30
Vagas: 10
Ementa: Curso de nível intermediário dirigido a alunos de viola caipira já iniciados nno acompanhamento de repertório e ritmos tradicionais básicos como cururu, toada, guarânia. cateretê, etc, que possuem leitura de cifra dos acordes básicos, conhecimento das escalas duetadas e de alguns solos e introduções na viola. O curso é uma continuidade do curso livre “Iniciação À Viola Caipira” e busca atender a demanda de alunos já iniciados e que procuram expandir seu repertório e aprofundar no desenvolvimento técnico, rítmico, melódico e harmônico.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática de exercícios de técnica de mão esquerda e mão direita, arpejos, escalas, além de repertório tradicional da música caipira e outros aplicados à viola. Estudo e aprofundamento nos ritmos tradicionais da viola por meio de execução de acompanhamento de canções do gênero bem como de suas respectivas introduções, melodias e solos tradicionais, além de arranjos instrumentais para grupos/naipes de violas. Desenvolvimento de técnica individual, percepção, vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos.
Pré-requisitos para ingresso: Possuir o próprio instrumento (viola caipira de 10 cordas – utilizaremos a afinação cebolão em Ré maior) e:
– Ser iniciado na viola caipira sabendo ler cifra de acordes básicos, tocar o acompanhamento de canções nos ritmos tradicionais como cururu, toada, guarânia, cateretê e pagode caipira;
– Executar as escalas duetadas em Ré maior;
– Saber executar no mínimo 4 introduções/solos tradicionais como por exemplo Chico Mineiro (Tonico/Francisco Ribeiro), Menino da Porteira (Teddy Vieira/Luizinho), Saudade da Minha Terra (Goiá/Belmonte), Pagode em Brasília (Teddy Vieira/Lourival dos Santos), ou outras canções tradicionais.
Idade mínima:10 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e Teste.
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Edmilson Capelupi
Dia e horário: 4ª feira, das 10h30 às 12h30
Vagas: 4
Ementa: Aprimoramento de violonistas no violão de 07 cordas usando a linguagem do choro, estudo do repertório em variações de estilos, formas, épocas e dificuldades técnicas. Estudo dos elementos do acompanhamento na área da música popular, como a leitura de cifra, montagem de acordes, fraseado e o domínio de ritmos brasileiros.
Atividades a serem desenvolvidas: No curso a tarefa consiste em ampliar o repertório por meio da leitura das partituras indicada pelo professor, assim como por meio da transcrição de músicas gravadas, segundo os conhecimentos prévios e a aptidão cognitiva de cada aluno.
Pré-requisitos para ingresso: ter leitura básica de cifra e partitura, trazer seu instrumento
Idade mínima dos alunos: 18 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e Teste
– Tocar Um Choro De Livre Escolha (Acompanhamento)
– Tocar Uma Das Seguintes Peças De Confronto: “Cadência” De Juventino Maciel Ou “Proezas De Solon” De Pixinguinha (Acompanhamento)
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Jane do Bandolim
Dia e horário: 5ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 04
Ementa: Desenvolver fundamentos necessários para tocar bandolim (conceitos básicos de leitura e técnica). O enfoque principal será dar condições aos participantes para conhecer e desenvolver o estilo choro.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática do repertório de choro e exercícios (escalas, arpejos, técnicas de mão direita) para conhecer melhor a mecânica do instrumento.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Paola Baron
Dia e horário: 5ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 4
Ementa: Método Suzuki para harpa e Método Maria Grossi para harpa.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática da posição no instrumento.
Pré-requisitos para ingresso: Leitura das claves de sol e claves de fá.
Idade mínima dos alunos: 8 anos
Tipo da Seleção: Entrevista
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Alexandre Silvério
Dia e horário: 2ª feira, das 18h30 às 20h30
Vagas: 4
Ementa: O curso busca proporcionar o primeiro contato com o instrumento e todas as técnicas envolvidas no aprendizado do Fagote. Introdução ao senso crítico musical, percepção e prática de estudos rítmicos e melódicos e também estudos do repertório elementar.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas práticas individuais, prova prática e apresentação do repertório em recital.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos: 12 anos
Tipo da Seleção: Entrevista
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professores responsáveis: Ricardo Barbosa e Natan Rodrigues
Dia e horário: 3ª feira, das 17h30 às 19h30 (Ricardo Barbosa) e 5ª feira, das 15h30 às 17h30 (Natan Rodrigues)
Vagas: 8 (4 vagas por turma)
Ementa: O curso busca proporcionar o primeiro contato com o instrumento e todas as técnicas envolvidas no aprendizado do Oboé. Introdução ao senso crítico musical, percepção e prática de estudos rítmicos e melódicos e também estudos do repertório elementar.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas práticas individuais, prova prática e apresentação do repertório em recital.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos: 12 anos
Tipo da Seleção: Entrevista
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Marco Prado
Dia e horário:4ª feira, das 13h30 às 15h30 e 5ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 16 (8 por turma)
Ementa: Este curso pretende oferecer uma introdução ao aprendizado do violão, abarcando os aspectos técnicos, posturais e musicais básicos. Também pretende formar um grupo de violonistas com experiências musicais diversas que possa executar repertório variado.
Atividades a serem desenvolvidas:
– Introdução a noções de relaxamento e postura básicos;
– Exercícios técnicos preliminares;
– Iniciação e/ou aperfeiçoamento da leitura musical;
– Formação de repertório variado.
-Noções básicas de harmonia e teoria musical.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos: 13 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste prático definido pelo professor no dia da seleção. Será exigido que o candidato possua conhecimento básico de violão e que execute uma sequência simples de acordes cifrados.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.