Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professores responsáveis: Sarah Hornsby e Herivelto Brandino
Dia e horário: 6ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 8
Ementa: Introdução, estudo e interpretação da linguagem do repertório de música de câmara dos Séculos XX e XXI .
Atividades a serem desenvolvidas: Estudos de conjunto, leitura, fraseados e diversas interpretações e compreensão do repertório abordado, visando a performance.
Pré-requisitos para ingresso: Nível técnico avançado.
Idade mínima dos alunos: 16 anos
Tipo da Seleção: Prova e entrevista – Peça Livre Escolha (não precisa ser do repertório dos Séculos XX e XXI).
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Manoel Silveira
Dia e horário: 3ª feira, das 10h30 às 12h30
Vagas: 20
Ementa: Improvisação como Principal Ferramenta Criativa.
Atividades a serem desenvolvidas: Com material extraído de aulas de composição do Prof. Hans Joachim Koellreuter, do livro “Fundamentos da Composição Musical” de Arnold Schoenberg e de “O Ouvido Pensante” de Murray Chofer, o curso visa introduzir os alunos na arte do desenvolvimento rítmico/melódico de motivos, pois improvisar é compor instantaneamente. Aplicando essas técnicas na improvisação livre, tonal, não tonal, serial, jazzística, etc, os estudantes terão um entendimento melhor dos discursos musicais, de seus “dialetos” por assim dizer, descobrindo novos caminhos em seu instrumento. Os alunos são assim estimulados a criar sua própria fala musical, por meio de exercícios já conhecidos e também criados em aula conjuntamente.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e saber tocar com fluência as escalas maiores nos doze tons em seu próprio instrumento, demonstrando já ter alguma prática musical. O curso não é para iniciantes.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e Teste
Confira a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Giuliano Rosas e Karin Fernandes
Dia e horário: 6ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 12
Ementa: O laboratório será aberto para todos os instrumentistas e pretende ser uma aula prática da execução do repertório erudito contemporâneo, com o diferencial de que os alunos tocarão com os professores. Serão abordadas peças de diversas linhas de composição dentro da proposta da música nova, inclusive composições dos professores e alunos do curso de composição.
O repertório será escolhido após os testes de seleção e depende de quais instrumentistas forem aprovados. Serão realizadas apresentações bimestrais no Auditório da EMESP e em outros locais também, caso haja possibilidade.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática do Repertório do Século XX e XXI
Pré-requisitos para ingresso: Nível técnico avançado. O aluno deverá executar uma peça de livre escolha, de qualquer período, e uma leitura à primeira vista de peça escolhida pelos professores.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Teste e entrevista
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: André Damião
Dia e horário: 5ª feira, das 11h30 às 13h30
Vagas: 20
Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias até a cena contemporânea do século XXI. Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de obras musicais, análise de partituras e de processos composicionais, leitura de textos, etc.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e conhecimento musical de nível médio ou avançado.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.