Confira a lista de aprovados(as)
Professor responsável: João Paulo do Amaral
Dia e horário: 3ª feira, das 9h30 às 11h30
Vagas: 10
Ementa: O curso consiste na formação de um grupo regional para prática de repertório popular arranjado, com enfoque nas linguagens e ritmos da música caipira e regional brasileira (cururu, pagode-caipira, baião, guarânia, cateretê, etc).
Atividades a serem desenvolvidas: Prática de grupo com repertório e arranjos baseados nas linguagens e gêneros tradicionais da música caipira e regional. Desenvolver técnica individual, percepção e vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e interpretativos.
Pré-requisitos para ingresso: Possuir leitura de cifra e partitura. Serão admitidos interessados prioritariamente nos seguintes instrumentos: viola caipira, violão, baixo, bandolim, cavaquinho, acordeão, percussão e canto popular (outros instrumentos eventualmente poderão ser aceitos dependendo da avalição do professor).
Idade mínima dos alunos: 12 anos
Tipo da Seleção: Entrevista com a banca, leitura musical básica (cifra e partitura) e tocar ou cantar uma música de livre escolha.
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Thiago Abdalla
Dia e horário: 4ª feira, das 14h30 às 16h30
Vagas: 12
Ementa: A Camerata de Violões da EMESP é um grupo que desenvolve um repertório coletivo de música de câmara, de diferentes gêneros musicais, estilos e períodos históricos. Durante os ensaios trabalhamos elementos de ordem técnica relacionados ao repertório, como escalas, arpejos e timbres específicos. E também trabalhamos inúmeros elementos importantes à música de câmara e prática coletiva, como: sincronia, acentuação, fraseado, articulação, textura, harmonia, melodia, timbragem (voicing), acompanhamento, solo, homoritmia, polifonia, etc.
Atividades a serem desenvolvidas: Leitura de diferentes obras originais e/ou transcritas para a formação; ensaio para aperfeiçoamento de um repertório selecionado; participação em apresentações artísticas dentro e fora da EMESP; estreia de obras ou arranjos originais desenvolvidos para o grupo.
Pré-requisitos para ingresso: Leitura à primeira vista e apresentação de uma peça de livre escolha.
Idade mínima dos alunos:12 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste. Realizar uma leitura à primeira vista e apresentar uma peça de livre escolha.
Confira aqui a lista de aprovados para
Professores responsáveis: Sarah Hornsby e Herivelto Brandino
Dia e horário: 6ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 8
Ementa: Introdução, estudo e interpretação da linguagem do repertório de música de câmara dos Séculos XX e XXI .
Atividades a serem desenvolvidas: Estudos de conjunto, leitura, fraseados e diversas interpretações e compreensão do repertório abordado, visando a performance.
Pré-requisitos para ingresso: Nível técnico avançado.
Idade mínima dos alunos: 16 anos
Tipo da Seleção: Prova e entrevista – Peça Livre Escolha (não precisa ser do repertório dos Séculos XX e XXI).
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Marcio Rampim
Dia e horário: Sábado, das 9h30 às 11h30 e das 11h30 às 13h30
Vagas: 40 (20 por turma)
Ementa: Possibilitar a oportunidade de um contato com o estudo de instrumentos de cordas e também com a linguagem musical dentro de um curso livre da EMESP.
Atividades a serem desenvolvidas:
– Reconhecimento dos sinais e saber o que representam;
– Desenvolvimento do sentido de pulsação;
– Manipulação do instrumento;
– Construção das notas no instrumento;
– Grafia de sinais musicais;
– Identificação de sons e grafá-los de modo convencional;
– Execução de peças musicais do cancioneiro folclórico, popular ou erudito;
– Apresentação — produto final — do repertório desenvolvido durante as aulas.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse
Idade mínima dos alunos: 12 anos
Tipo da Seleção: Entrevista
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Luis Otávio Santos
Dia e horário: 3ª feira, das 18h30 às 20h30
Vagas: 20
Ementa: a Orquestra Barroca da EMESP é uma formação especializada em instrumentos antigos, destinada àquele que possuem o instrumento antigo e desejam ter uma experiência com o repertório orquestral do Barroco, orientados pelo violinista Luis Otávio Santos. Os encontros semanais resultam em apresentações periódicas dentro da programação anual do calendário artístico da Santa Marcelina Cultura.
Atividades a serem desenvolvidas: Pelo menos um programa de concerto completo por cada semestre. Concertos a serem agendados no início do ano letivo. Ensaios semanais envolvendo todos os aspectos da prática da música antiga.
Pré-requisitos para ingresso: Experiência mínima com um instrumento antigo e instrumento adequado para essa atividade.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista, Teste e Análise de Currículo
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Marcio Rampim
Dia e horário: Sábado, das 13h30 às 15h30
Vagas: 25
Ementa: o curso foi criado para atender a demanda de alunos de cordas (contrabaixo acústico, violino, viola e violoncelo) que iniciaram seus estudos em projetos em instituições públicas ou particulares que não encontram espaço para exercer esta prática orquestral.
Atividades a serem desenvolvidas: a prática de repertórios tradicionais para orquestras de cordas de diversos estilos e períodos históricos.
Pré-requisitos para ingresso: pessoas que tenham algum conhecimento básico no seu instrumento de cordas e esteja apto a executar obras para essa formação.
Idade mínima dos alunos: 13 anos
Idade máxima dos alunos: 28 anos
Tipo da Seleção: Tocar uma peça de livre escolha seguida de entrevista.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.