A Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, apresenta neste domingo, dia 4 de setembro, às 16h, um concerto com destaque para peças de dois compositores brasileiros: Tatiana Catanzaro e Camargo Guarnieri, além de obras de compositores alemães.
O programa abre com a peça In response to the unheard music hidden in the shrubbery, da brasileira Tatiana Catanzaro (1976 -). Em seguida, o grupo interpreta com a participação do violista Gabriel Marin as peças Concerto para viola em Ré Maior, de Franz Anton Hoffmeister (1754-1812) e Romance para viola e orquestra, do compositor alemão Max Bruch (1838-1920).
A peça Sinfonia n°2, Uirapuru, do brasileiro Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993) encerra o programa. Composta em 1945, foi dedicada a Villa-Lobos, recebendo o subtítulo de Uirapuru, em menção ao bailado do compositor, de 1917.
A Sinfonia n°2, Uirapuru teve sua estreia em 8 de março de 1950, sob a direção do próprio Camargo Guarnieri, frente à Orquestra Municipal de São Paulo. Posteriormente, Eleazar de Carvalho a regeu em Cleveland e em Paris com a Orquestra da Radiodifusão Francesa, obtendo grande receptividade por parte do público e pela crítica internacional.
Com regência do maestro titular e diretor musical Cláudio Cruz e participação de Gabriel Marin, o concerto acontece na Sala São Paulo, no dia 4 de setembro, domingo, às 16h. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos em orquestrajovemdoestado.byinti.com
Transmissão ao vivo
Para quem estiver fora de São Paulo, a apresentação será também transmitida ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim (www.youtube.com/tjemesp).
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.