Professor responsável: Leny Fabiana Urquidi Amorim
Ementa: Considerando todos os benefícios que a educação musical proporciona no desenvolvimento humano, é importante torná-la acessível. É por isso que o Curso Livre de Práticas Musicais Inclusivas tem como objetivo oferecer apoio prático e musical para que as pessoas com deficiência ou dificuldades de aprendizagem musical possam desenvolver as suas habilidades artísticas, percepção, trabalhar a autoconfiança, criatividade e promover a inserção dos(as) mesmos(as) na sociedade, quebrando paradigmas e preconceitos.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, dinâmicas musicais em grupo, prática instrumental e vocal.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Faixa Etária: a partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Rodolfo Valente
Ementa: O estudo de uma arte envolve muito mais do que o domínio de certos procedimentos técnicos. No caso da Música é fundamental que aqueles que queiram aprofundar seus estudos busquem, além da prática qualificada de um instrumento, conhecer a história da música ocidental e seu repertório, assim como os conteúdos de teoria, harmonia, análise e percepção musical. Tendo essas questões em vista, o Curso Preparatório para o Vestibular de Música foi elaborado com o intuito de ajudar a suprir esta necessidade premente no contexto do meio educacional brasileiro, buscando apontar caminhos e diretrizes que permitam com que os alunos encontrem as melhores maneiras de atenderem aos seus objetivos particulares relacionados ao aprendizado musical. O curso se destina a pessoas interessadas em ingressar nos diversos cursos superiores de música oferecidos por Universidades e Faculdades e/ou em ampliarem seu conhecimento musical. Atividades a serem desenvolvidas: Parte do curso, referente às matérias teóricas (teoria, harmonia, análise, etc.) tem como objetivo habilitar o estudante a lidar de maneira qualificada com o código musical. Inicialmente, é feita uma revisão dos conteúdos essenciais de Teoria Básica, fundamentais para escritura, leitura e interpretação de uma partitura. Posteriormente, o curso dedica-se ao estudo da Harmonia e da Prática de Análise Musical, possibilitando o entendimento de estruturas de organização do discurso musical dentro de um repertório variado. Em percepção, o foco central é proporcionar ao aluno ferramentas através das quais ele próprio poderá se desenvolver neste aspecto tão fundamental para a formação musical. São abordados os seguintes conteúdos: Percepção de intervalos, tríades e funções harmônicas básicas; Ditados e leituras rítmicas; Ditados melódicos a uma e a duas vozes; Solfejos. A parte do curso destinada ao estudo da História da Música se baseia no conhecimento e na audição do repertório musical. Serão abordadas questões estilísticas e a escuta de obras dos períodos medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo, bem como demais conceitos e questões pertinentes a esses períodos. É importante ressaltar que o curso, de uma forma geral, preza pela interdisciplinaridade, de modo que, grande parte das vezes, os conteúdos do curso serão abordados em simultaneidade.
Pré-requisitos para ingressos: Disponibilidade e interesse. Em função do número máximo de vagas, existe a necessidade de algum conhecimento prévio de teoria, história e percepção musicais, cujo limite se encontrará diretamente associado à procura ao curso e ao resultado do processo seletivo de admissão.
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, fazer um breve relato de sua formação e experiência musical anterior e dizer quais são suas motivações para buscar o curso Pré-Vestibular da EMESP? Quais seus objetivos com este curso? O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Dia e horário: 3ª feira, das 16h30 às 18h30 | 6ª feira, das 13h30 às 15h30
Faixa Etária: Sem restrições de idade
Professor responsável: Roberto Angerosa
Ementa: Com a temática de “Ritmos do Mundo”, faremos uma viagem musical pelo planeta, através da apreciação, decifração e prática de ritmos tradicionais de vários países e regiões, com mostra de vídeos, áudios, literaturas e outros, sempre promovendo a interação entre professor e participantes, com a proposta de abrir ‘janelas’ para a cultura e musicalidade dos povos do mundo, visando trazer ao público em geral uma ampliação de conhecimento e apreciação da criatividade humana.
Atividades a serem desenvolvidas: As atividades são ministradas nos encontros, conforme propostas na Ementa.
Pré-requisito para ingresso: Conhecimento musical básico e interesse pela pesquisa.
Dia e horário: 2ª feira, das 09h30 às 10h30, das 10h30 às 11h30 e das 11h30 às 12h30
Faixa Etária: Sem restrição de idade.
6 Vagas (2 alunos(as) por turma)
Professor responsável: Leny Fabiana Urquid Amorim
Ementa: O curso é destinado para as pessoas com Deficiência Visual que leem e escrevem em Braille. Tem o objetivo de apoio a estas pessoas com estas características, que necessitam de seus materiais acessíveis para acompanhar todas as disciplinas na qual o curso da EMESP Tom Jobim disponibiliza para a população em geral. Podem praticar também todas as pessoas que desejam apreender sobre esta ferramenta (sem ter conhecimento prévio da escrita Braille); Musicografia Braille, para ajudar na inclusão das pessoas com deficiência visual.
Atividades a serem desenvolvidas: Aprender os sinais musicais correspondentes em Braille; confecção de partituras musicais; desenvolvimento da escrita musical e leitura musical em Braille; transposição para o instrumental musical; pratica do repertório e desenvolvimento da criatividade musical.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical, disponibilidade e Interesse. Sem restrição de idade.
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