Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Marco Prado
Ementa: O curso tem como objetivo fornece ferramentas para a compreensão de alguns dos elementos musicais relacionados com a teoria e a percepção. As aulas serão desenvolvidas através da apreciação de um repertório que inclui músicas de diversos estilos e procedências. A experiência poderá dar subsídios para o entendimento do discurso musical por parte dos ouvintes e estudantes que não possuem um conhecimento prévio de teoria musical. Serão abordados aspectos que incluem a parte rítmica, melódica, harmônica, formal e histórica. Experiências que mesclam apreciação musical com elementos de teoria e percepção possibilitam também novas discussões e o estudo de assuntos ligados a outras esferas do conhecimento humano. A utilização de recursos audiovisuais e textos selecionados para cada atividade dará o suporte teórico necessário para uma maior assimilação dos conteúdos propostos.
Atividades a serem desenvolvidas: 1 – Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música: Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical. | 2 – Aspectos rítmicos e melódicos: As propriedades físicas do som. A organização do pulso através das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias. | 3 – Aspectos harmônicos e formais: Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular. As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção. | 4 – Tecnologia transformação e manipulação do som. Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido (a) através da seleção.
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professora responsável: Juliana Ripke
Ementa: O curso destina-se a estudantes de música que desejam desenvolver a prática de escrever arranjos para corais de todos os níveis, tanto infantis quanto juvenis, jovens e adultos (uníssono, 2, 3 e 4 vozes). Serão abordados os seguintes assuntos: Como realizar uma boa transcrição; Estudo e revisão básica de harmonia, cifras, campo harmônico maior, menor e modos; Estudo sobre tessitura das vozes; Prosódia; Estudo básico sobre ritmos brasileiros mais utilizados em repertórios e arranjos corais; Estudo sobre texturas musicais; Diferentes técnicas para a criação de arranjos (aumentação, diminuição, homofonia – homorritmica e heterorritmica, contracanto, polifonia, imitação, aplicação de ostinatos rítmicos e complementação rítmica, representações do texto, dentre outros.); Diferentes escritas a duas, 3 e 4 vozes e diferentes combinações de vozes entre os naipes.
Atividades a serem desenvolvidas: Aprenderemos tanto de maneira teórica como prática todos os assuntos listados acima, através de diversos exercícios trazidos e propostos, como também aplicando em repertórios de diferentes estilos, ritmos e níveis de dificuldade.
Pré-requisitos para ingresso: Ter leitura musical intermediária e estudo básico de hamonia. Se possível possuir computador com programa de escrita de partitura instalado (para quem não tiver é possível fazer a mão também).
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Tiago Gati
Ementa: A disciplina busca proporcionar o contato com técnicas e processos composicionais relacionados à escrita para o naipe de cordas por meio do estudo das possibilidades instrumentais de orquestração e de exemplos do repertório clássico. Os alunos escreverão ao menos um projeto composicional ou de orquestração por semestre envolvendo uma formação a definir no âmbito do naipe de cordas, além de exercícios propostos ao longo do ano.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de obras musicais, análise de partituras e de processos composicionais, leitura de textos, exercícios de escrita musical etc.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível médio ou avançado.
Tipo de Seleção: Entrevista e entrega do histórico com formação musical do(a) candidato(a) e a razão pela qual pretende fazer o curso, além de 2 partituras, de autoria do(a) candidato(a) (música própria ou arranjo/orquestração).
Faixa Etária: A partir de 15 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Bruno Avóglia
Ementa: O curso, dirigido a alunos(as) internos e externos à EMESP, visa capacitar o(a) aluno(a) às práticas de criação musical direcionadas aos arranjos e reelaborações tanto em um âmbito popular quanto erudito. A proposta de curso abordará estudos de técnicas, discussões, análises e apreciação como elementos de criação para que o(a) aluno(a) possa realizar seus próprios arranjos e/ou reelaborações. Ademais, as experimentações e exercícios a serem propostos em aula em conjunto a instrumentistas serão complementares a essa formação.
Atividades a serem desenvolvidas: Exercícios de criação, experimentações, apreciação, discussão e análises.
Pré-requisitos para ingresso: Leitura de partituras musicais, disponibilidade no horário de aula estabelecido.
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Silvio Gianetti
Ementa: O curso é voltado ao(à) aluno(a) que deseja aprender a improvisar com células rítmicas Brasileiras. Por meio de dinâmicas práticas, os(as) alunos(as) entrarão em contato com escalas e arpejos aplicados a formas e gêneros Brasileiros como, samba, baião e ijexá.
Atividades a serem desenvolvidas: As aulas preveem o uso de acompanhamentos pré-gravados (playbacks) de gêneros Brasileiros.
Pré-requisitos para ingresso: O(A) aluno(a) deve demonstrar certa afinidade na execução de escalas maiores.
Tipo de Seleção: Entrevista-teste com o instrumento próprio.
Improvisação no Choro e Samba para instrumentos de Sopro
Vagas: 10
Dia e horário: 5ª feira, das 10h30 às 12h30
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Cesar Roversi
Ementa: Estudos técnicos, rítmicos, melódicos e harmônicos através da adoção de metodologias didáticas voltadas à improvisação e ao estímulo criativo. Desenvolvimento criativo através da improvisação nos ritmos samba e choro, preparando o discente para integrar e transformar o ambiente sonoro sem comprometer os gêneros musicais.
Atividades a serem desenvolvidas: Interpretação musical: melodia, ritmo, harmonia, articulações e inflexões; Improvisação musical aplicada a gêneros choro e samba; Preparação de estudos técnicos e obras do repertório de choro e samba, em proporção a ser definida pelo professor; Prática das escalas tonais; Execução de acordes em todas as categorias e inversões; Execução gêneros choro e samba respeitando seus padrões rítmicos e melódicos; Desenvolvimento da improvisação; Estudo dos diferentes ritmos do dentro do choro seguindo sua cronologia.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical em instrumento de sopro.
Tipo de Seleção: Entrevista e breve apresentação do(a) aluno(a) tocando seu instrumento.
Ementa: Este curso é especialmente projetado para indivíduos com deficiência visual que possuem habilidades de leitura e escrita em Braille. O objetivo principal deste curso é proporcionar apoio a indivíduos com deficiência visual que dependem de materiais acessíveis para acompanhar as disciplinas oferecidas pela EMESP Tom Jobim. Além disso, este curso é aberto a todas as pessoas interessadas em aprender sobre o Braille, independentemente de terem conhecimento prévio sobre esse sistema. A musicografia Braille é uma poderosa ferramenta que promove a acessibilidade e a inclusão de indivíduos com deficiência na sociedade.
Atividades a serem desenvolvidas: Aprender os sinais musicais correspondentes em Braille; confecção de partituras musicais; desenvolvimento da escrita musical e leitura musical em Braille; transposição para o instrumental musical; prática do repertório e desenvolvimento da criatividade musical.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical, disponibilidade e Interesse. Sem restrição de idade.
Ementa: Considerando todos os benefícios que a educação musical proporciona no desenvolvimento humano, é importante torná-la acessível. É por isso que o Curso Livre de Práticas Musicais Inclusivas tem como objetivo oferecer apoio prático e musical para as pessoas com deficiência, neuro divergentes, sem deficiência, educadores e interessados, para que possam conhecer as ferramentas de inclusão e metodologias inclusivas de ensino musical. Além disso, poderão desenvolver as suas habilidades artísticas, perceptivas, trabalhar a autoconfiança, criatividade e promover a inserção dos(as) mesmos(as) na sociedade, quebrando paradigmas e preconceitos.
Atividades a serem desenvolvidas: Conhecimento sobre as principais caraterísticas das Pessoas com Deficiência e Neuro Divergentes; conhecimento sobre os recursos de Tecnologia Assistiva; Metodologias Musicais Inclusivas; adaptação de material de ensino e desenvolvimento de práticas inclusivas; conhecimento sobre processos de avaliação e Trabalho de Campo na Escola.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Faixa Etária: a partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Rodolfo Valente
Ementa: O estudo de uma arte envolve muito mais do que o domínio de certos procedimentos técnicos. No caso da Música, é fundamental que aqueles que queiram aprofundar seus estudos busquem, além da prática qualificada de um instrumento, conhecer a história da música ocidental e seu repertório, assim como os conteúdos de teoria, harmonia, análise e percepção musical. Tendo essas questões em vista, o Curso Preparatório para o Vestibular de Música foi elaborado com o intuito de ajudar a suprir esta necessidade premente no contexto do meio educacional brasileiro, buscando apontar caminhos e diretrizes que permitam com que os(as) alunos(as) encontrem as melhores maneiras de atenderem aos seus objetivos particulares relacionados ao aprendizado musical. O curso se destina a pessoas interessadas em ingressar nos diversos cursos superiores de música oferecidos por Universidades e Faculdades e/ou em ampliarem seu conhecimento musical.
Atividades a serem desenvolvidas: Parte do curso, referente às matérias teóricas (teoria, harmonia, análise, etc.) tem como objetivo habilitar o estudante a lidar de maneira qualificada com o código musical. Inicialmente, é feita uma revisão dos conteúdos essenciais de Teoria Básica, fundamentais para escritura, leitura e interpretação de uma partitura. Posteriormente, o curso dedica-se ao estudo da Harmonia e da Prática de Análise Musical, possibilitando o entendimento de estruturas de organização do discurso musical dentro de um repertório variado. Em percepção, o foco central é proporcionar ao(à) aluno(a) ferramentas através das quais ele próprio poderá se desenvolver neste aspecto tão fundamental para a formação musical. São abordados os seguintes conteúdos: Percepção de intervalos, tríades e funções harmônicas básicas; ditados e leituras rítmicas; Ditados melódicos a uma e a duas vozes; Solfejos. A parte do curso destinada ao estudo da História da Música se baseia no conhecimento e na audição do repertório musical. Serão abordadas questões estilísticas e a escuta de obras dos períodos medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo, bem como demais conceitos e questões pertinentes a esses períodos. É importante ressaltar que o curso, de uma forma geral, preza pela interdisciplinaridade, de modo que, grande parte das vezes, os conteúdos do curso serão abordados em simultaneidade.
Pré-requisitos para ingressos: Disponibilidade e interesse. Em função do número máximo de vagas, existe a necessidade de algum conhecimento prévio de teoria, história e percepção musicais, cujo limite se encontrará diretamente associado à procura ao curso e ao resultado do processo seletivo de admissão.
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, fazer um breve relato de sua formação e experiência musical anterior e dizer quais são suas motivações para buscar o curso Pré-Vestibular da EMESP? Quais seus objetivos com este curso? O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Ementa: Com a temática de “Ritmos do Mundo”, faremos uma incursão musical pelo planeta, através da apreciação, decifração e prática de ritmos tradicionais de vários países e regiões. Por meio de mostra de vídeos, áudios, literaturas e outros, promoveremos a interação entre professor e participantes, com a proposta de abrir ‘janelas’ para a cultura e musicalidade dos povos do mundo, visando trazer ao público em geral uma ampliação de conhecimento e apreciação da criatividade humana.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de vídeos, textos, áudios; dinâmicas práticas e coletivas.
Pré-requisito para ingresso: Conhecimento musical básico e interesse pela pesquisa.
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