Cursos Livres de Ensino a Distância (EaD) 2024 | 2º Processo Seletivo
Apreciação Musical
Vagas: 10
Dia e horário: 4ª feira, das 15h30 às 16h30
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Marco Prado
Ementa: O curso tem como objetivo fornece ferramentas para a compreensão de alguns dos elementos musicais relacionados com a teoria e a percepção. As aulas serão desenvolvidas através da apreciação de um repertório que inclui músicas de diversos estilos e procedências. A experiência poderá dar subsídios para o entendimento do discurso musical por parte dos ouvintes e estudantes que não possuem um conhecimento prévio de teoria musical. Serão abordados aspectos que incluem a parte rítmica, melódica, harmônica, formal e histórica. Experiências que mesclam apreciação musical com elementos de teoria e percepção possibilitam também novas discussões e o estudo de assuntos ligados a outras esferas do conhecimento humano. A utilização de recursos audiovisuais e textos selecionados para cada atividade dará o suporte teórico necessário para uma maior assimilação dos conteúdos propostos.
Atividades a serem desenvolvidas: 1 – Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música: Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical. | 2 – Aspectos rítmicos e melódicos: As propriedades físicas do som. A organização do pulso através das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias. | 3 – Aspectos harmônicos e formais: Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular. As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção. | 4 – Tecnologia transformação e manipulação do som: Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido/a através da seleção
Tipo de Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: O(a) candidato (a) deverá dizer seu nome completo, sua idade e dizer quais as razões que motivaram para a escolha do curso.
Ementa: O curso tem como objetivo o trabalho EAD de canto coral, com aprendizado de exercícios técnicos vocais, respiratórios e leitura de partitura num âmbito de iniciação musical, voltada também às necessidades do repertório a ser executado.
Atividades a serem desenvolvidas: Além dos ensaios semanais, haverá produção de conteúdo virtual, contemplando, assim, o trabalho como um todo.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: Os(as) candidatos(as) deverão enviar um vídeo entoando pequenas melodias. Duração máxima de 3 minutos.
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professores responsáveis: Luiz Gayotto e Cinthia Sell
Ementa: O curso pretende abordar o ofício do canto destinado àquelas pessoas que trabalham em espetáculos teatrais, em musicais, performances cênicas de qualquer natureza em que a música e a cena se misturam e o artista tem que aliar sua experiência do ator/performer às suas habilidades musicais, focadas no ato de cantar.
Atividades a serem desenvolvidas: Técnica vocal, percepção musical (melodia, harmonia e ritmo), noções de teoria musical, solfejo e vocalizes, pesquisa de repertório e dramaturgia, exercícios corporais e postura, percussão corporal, interpretação e canto, e apresentações durante o ano.
Pré-requisitos para ingresso: O(a) aluno(a) deve já ter uma experiência prévia com espetáculos cênicos e conhecimentos musicais básicos, teóricos e práticos.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deverá enviar um vídeo com os seguintes itens: Cantar um trecho de uma música composta por Chico Buarque, com ou sem acompanhamento instrumental e responder as perguntas do questionário abaixo. O vídeo deve ter no máximo 5minutos.
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Tiago Gati
Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias até a cena contemporânea do século XXI. Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de obras musicais, análise de partituras e de processos composicionais, leitura de textos, etc.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e dizer quais razões que motivaram para a escolha do curso.
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Marco Prado
Ementa: O curso tem o intuito de oferecer aos participantes um contato com temas relevantes, relacionados com a história da música feita no Brasil entre os períodos da Conquista em 1500 e da década de 1980. O trabalho não é limitado ao conhecimento de aspectos factuais da história da música, mas incorpora discussões a respeito da sociedade, das estruturas e do ambiente no qual se realizou determinada manifestação artística. As aulas são acompanhadas de textos, projeções de imagens, exibição de filmes ou documentários e audição de gravações ilustrativas, relacionadas aos assuntos em discussão.
Atividades a serem desenvolvidas: A conquista da América e a música colonial: As diversas possibilidades de escolha, registro e avaliação dos materiais considerados no estudo da História. Bases da colonização e o pacto colonial – Influência Moura, Medieval e Renascentista Europeia, dos indígenas e africanos na formação da cultura brasileira. As primeiras danças coloniais: Fofa, Lundu, Fado, Capoeira, Batuque e Maculelê. – A Modinha A música indígena – A “Música dos barbeiros” – O som dos espaços públicos e privados. A época da mineração e a música colonial mineira. | A Família Real Portuguesa no Brasil, o Brasil Imperial e Republicano: Contexto para a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil e as transformações. A música na corte portuguesa – As escolas e ensino musical no Brasil. Danças e a música europeia – A Polca e o piano – O Xótis, o Tango , as Valsas. e os expoentes do período. | O Brasil entre os séculos XIX e XX: Urbanização e novas tecnologias- Migração, imigração e influência. Hegemonia americana e suas áreas de atuação. Novas possibilidades sonoras – cinema, rádio e gravação. As casas das Tias Baianas – O Teatro de Revista – Os conjuntos de Pau e Corda – O Maxixe- O Choro e o Samba. | A Era do Rádio. A Bossa-nova e os anos 50: O mundo depois da Segunda Guerra Mundial, a guerra fria e sua influência na América Latina. O surgimento do Rock e o mercado musical para os jovens. A bossa-nova e o reconhecimento internacional da música brasileira. | A Jovem Guarda e o Tropicalismo: Os anos 60 e as transformações na época da “Guerra Fria”. O Clube da Esquina e Os Novos Baianos. Outras músicas feitas na cidade de São Paulo nas décadas de 1980 e 90. Uma pequena rota musical pela América do Sul.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido (a) através da seleção.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e dizer quais razões que motivaram para a escolha do curso.
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Webster Santos
Ementa: O curso pretende analisar as origens e a consequente formação da Música POP. Realizar comparações entre aspectos do POP Estrangeiro e do POP Brasileiro. Por fim, abordar a sua evolução fonográfica e a aplicação dos elementos POP característicos na música atual.
Atividades a serem desenvolvidas: Discussão e desenvolvimento dos trabalhos autorais dos(as) alunos(as).
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento Musical e em algum software de edição musical. Artistas em desenvolvendo do trabalho autoral
Tipo de Seleção: Enviar vídeo curto contendo: Apresentação pessoal dizendo a razão do interesse pelo curso e um link do trabalho musical autoral.
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