A RÍTMICA COMO LINGUAGEM MUSICAL
Professor responsável: Herivelto Brandino
Dia e horário do curso: 6ª feira, das 17h30 às 19h30
Vagas: 20
Ementa: O curso abordará vários aspectos da linguagem rítmica nos diferentes âmbitos do fazer musical, como a composição, a interpretação e o ensino. É indicado para instrumentistas, cantores, compositores e educadores que sentem dificuldade com ritmos em diversos níveis ou que queiram potencializar o uso do ritmo em sua atividade musical. Neste curso, o aluno aprenderá, por exemplo, a relacionar o ritmo com números e executar precisamente a mudança de andamentos, ou ainda a relacionar o ritmo com notas e estabelecer uma estrutura harmônica rítmica.
Atividades a serem desenvolvidas: A principal identidade do curso se dá pela união da teoria com a prática. A parte teórica versará alguns tópicos, como quiálteras, polirritmias, hemíolas, polimetrias e modulações métricas, através da leitura de artigos, elaboração e resolução em conjunto de equações matemáticas simples e análises de peças e de áudios da música popular. A parte prática consiste em jogos e atividades com percussão corporal e voz com base na música popular instrumental, peças de música de concerto do século XX em diante e canções. Todas estas atividades serão adaptadas pedagogicamente para abordar coletivamente o aspecto rítmico em questão.
Pré-requisitos para ingresso:
Ter conhecimento de leitura rítmica de partituras – discernimento das figuras rítmicas básicas – desde semibreves a semifusas – e fórmulas de compasso – incluído compassos mistos, como 7 e 5.
Idade mínima dos alunos: 12 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e Teste
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APRECIAÇÃO MUSICAL
Professor responsável: Marco Prado
Dia e horário: Sábado, das 09h30 às 11h30
Vagas: 10
Ementa: O curso tem como objetivo fornecer ferramentas para a compreensão de alguns dos elementos musicais relacionados com a teoria e a percepção. As aulas serão desenvolvidas através da apreciação de um repertório que inclui músicas de diversos estilos e procedências.
A experiência poderá dar subsídios para o entendimento do discurso musical por parte dos ouvintes e estudantes que não possuem um conhecimento prévio de teoria musical.
Serão abordados aspectos que incluem a parte rítmica, melódica, harmônica, formal e histórica.
Experiências que mesclam apreciação musical com elementos de teoria e percepção possibilitam também novas discussões e o estudo de assuntos ligados a outras esferas do conhecimento humano.
A utilização de recursos audiovisuais e textos selecionados para cada atividade dará o suporte teórico necessário para uma maior assimilação dos conteúdos propostos.
Atividades a serem desenvolvidas:
1-Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música:
Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical.
2-Aspectos rítmicos e melódicos:
As propriedades físicas do som. A organização do pulso através das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias.
3- Aspectos harmônicos e formais:
Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular. As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção.
4-Tecnologia transformação e manipulação do som.
Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste (Os candidatos deverão responder a um questionário no dia da seleção)
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CAPACITAÇÃO P/ PROFESSORES DE MUSICALIZAÇÃO
Professor responsável: Genny Chaves
Dia e horário: 2ª feira, 14h30 às 16h30 e das 16h30 às 18h30.
Vagas: 30 (15 por turma)
Ementa: O curso tem como objetivo capacitar professores de musicalização integrando a música com outras formas de expressão e linguagem, transcendendo o fazer artístico propriamente dito e buscando oportunidades de desenvolvimento humano, procurando abrir espaço de reflexão para estes profissionais.
Atividades a serem desenvolvidas: Capacitação aos Professores de musicalização, professores de música da escola regular (rede pública e particular), alunos de licenciatura (música, artes, pedagogia), alunos de bacharelado em música.
Pré-requisitos para ingresso: Leitura e escrita musical; tocar um instrumento.
Idade mínima dos alunos: 18 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e/ou avaliação (Os critérios para a seleção dos candidatos serão definidos pelo professor que conduzirá as entrevistas)
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IMPROVISAÇÃO E SEÇÃO RÍTMICA
Professor responsável: Marcus Teixeira
Dia e horário: 4ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 10
Ementa: Improvisação e Seção Rítmica é um curso violonistas, guitarristas, baixistas, pianistas, bateristas e instrumentistas de sopro, que estão interessados em aprofundar o estudo da improvisação e do acompanhamento. O estudo teórico do conteúdo se voltará sempre para a prática do que está sendo estudado e essa prática será o foco principal do curso.
Esse curso tem a expectativa de ajudar os alunos a colocar em prática as teorias desenvolvidas na sala de aula sobre o estudo da improvisação no Jazz e na Música Brasileira. Será um aprofundamento na linguagem da improvisação, tendo como objetivo aproximar os alunos da fraseologia, rítmica e outras questões subjetivas relativas a essa linguagem. Também serão estudadas as seções rítmicas dos temas propostos e será demonstrado como o aluno poderá se colocar nas mais diversas situações como acompanhador.
Atividades a serem desenvolvidas: Estudo da teoria da improvisação em conjunto com o desenvolvimento de repertório específico e exercícios práticos individuais e em grupo.
Pré-requisitos para ingresso: Alunos de nível médio a elevado.
Idade mínima dos alunos:14 anos
Tipo da Seleção: Teste individual com cada aluno
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MÚSICA DOS SÉCULOS XX E XXI
Professor responsável: André Damião Bandeira
Dia e horário: 3ª feira, das 17h30 às 19h30
Vagas: 20
Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias até a cena contemporânea do século XXI. Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de obras musicais, análise de partituras e de processos composicionais, leitura de textos, etc.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e conhecimento musical de nível médio ou avançado.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista
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MUSICOGRAFIA BRAILLE
Professor responsável: Elvira Mugia
Dia e horário: 4ª feira das 09h30 às 11h30, das 11h30 às 13h30 ou das 13h30 às 15h30
Vagas: 6 (2 por turma)
Ementa: O curso é destinado para as pessoas cegas que lê e escreve em Braille.
Tem o objetivo de apoio a estas pessoas com estas características que necessitam de seus materiais acessíveis para acompanhar todas as disciplinas na qual o curso da EMESP Tom Jobim disponibiliza para a população em geral. Podem praticar também educadores musicais que desejam apreender sobre esta ferramenta: Musicografia Braille para ajudar na inclusão das pessoas com deficiência visual.
Atividades a serem desenvolvidas: Aprender os sinais musicais correspondentes em Braille.
Confecção de partituras musicais.
Desenvolvimento da escrita musical e leitura musical em Braille.
Transposição para o instrumental musical.
Pratica do repertório.
Desenvolvimento da criatividade musical.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo da Seleção: Escrever e ler em Braille
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PRÉ-VESTIBULAR DE UNIVERSIDADES
Professor responsável: André de Cillo Rodrigues
Dia e horário: 3ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 16
Ementa: O estudo de uma arte envolve muito mais do que o domínio de certos procedimentos técnicos. No caso da Música é fundamental que aqueles que queiram aprofundar seus estudos busquem, além da prática qualificada de um instrumento, conhecer a história da música ocidental e seu repertório, assim como os conteúdos de teoria, harmonia, análise e percepção musical. Tendo estas questões em vista, o Curso Preparatório para o Vestibular de Música foi elaborado com o intuito de ajudar a suprir esta necessidade premente no contexto do meio educacional brasileiro, buscando apontar caminhos e diretrizes que permitam com que os alunos encontrem as melhores maneiras de atenderem aos seus objetivos particulares relacionados ao aprendizado musical. O curso se destina a pessoas interessadas em ingressar nos diversos cursos superiores de música oferecidos por Universidades e Faculdades e/ou em ampliarem seu conhecimento musical.
Atividades a serem desenvolvidas: Parte do curso, referente às matérias teóricas (teoria, harmonia, análise, etc.) tem como objetivo habilitar o estudante a lidar de maneira qualificada com o código musical. Inicialmente, é feita uma revisão dos conteúdos essenciais de Teoria Básica, fundamentais para escritura, leitura e interpretação de uma partitura. Posteriormente, o curso dedica-se ao estudo da Harmonia e da prática de Análise Musical, possibilitando o entendimento de estruturas de organização do discurso musical dentro de um repertório variado. Em percepção, o foco central é proporcionar ao aluno ferramentas através das quais ele próprio poderá se desenvolver neste aspecto tão fundamental para a formação musical. São abordados os seguintes conteúdos: Percepção de intervalos, tríades e funções harmônicas básicas; Ditados e leituras rítmicas; Ditados melódicos a uma e a duas vozes; Solfejos. A parte do curso destinada ao estudo da História da Música se baseia no conhecimento e na audição do repertório musical. Serão abordadas questões estilísticas e a escuta de obras dos períodos medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo, bem como demais conceitos e questões pertinentes a estes períodos. É importante ressaltar que o curso, de uma forma geral, preza pela interdisciplinaridade, de modo que, grande parte das vezes, os conteúdos do curso serão abordados em simultaneidade.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse. Em função do número máximo de vagas, existe a necessidade de algum conhecimento prévio de teoria, história e percepção musicais, cujo limite se encontrará diretamente associado à procura ao curso e ao resultado do processo seletivo de admissão.
Idade mínima dos alunos: 15 anos
Tipo da Seleção: Teste
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TEORIA MUSICAL BÁSICA: NOTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO
Professor responsável: Luis Perez
Dia e horário: 5ª feira, das 15h30 às 17h30
Vagas: 20
Ementa: Ensino da notação musical básica e dos principais tópicos da estruturação aliado a aplicação prática.
Atividades a serem desenvolvidas: Desenvolvimentos dos tópicos relacionados a propriedades dos sons, a notação musical, a apreciação, ao solfejo e a percepção.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse
Idade mínima dos alunos: 18 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste
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VEM – VIVÊNCIAS EXPERIÊNCIAS MUSICAIS
Professor responsável: Valéria Bonafé
Dia e horário: 4ª feira, das 15h30 ás 17h30
Vagas: 20
Ementa: Esse curso é um convite às mães, pais e demais responsáveis que acompanham as crianças e os jovens que estudam na EMESP. A proposta do curso é oferecer um espaço instigante e acolhedor de aproximação com a prática musical. O curso é voltado para pessoas que não possuem necessariamente experiência com música, mas que estão interessadas em participar de vivências diversas para se aproximarem do universo no qual suas filhas e filhos estão inseridas/os. Estendendo a prática musical à família das crianças e dos jovens, o curso visa contribuir para a diminuição dos índices de evasão, assim como para a qualidade do processo de formação musical das alunas e alunos, processo esse que, necessariamente, acontece para além do âmbito escolar.
Atividades a serem desenvolvidas:
– Escuta e apreciação de repertórios musicais diversos;
– Práticas de improvisação e performance (vocal, corporal, instrumental etc.);
– Práticas de experimentação e criação coletiva;
– Reflexões e debates sobre temas diversos.
Pré-requisitos para ingresso: Ser a/o responsável por um/a aluno/a regularmente matriculado/a na EMESP.
Tipo da Seleção: Entrevista
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OFICINA DE CANTO – INICIAÇÃO
Professores responsáveis: Luis Gayotto
Dia e horário: 4ª feira, das 15h30 às 17h30
Vagas: 15
Ementa: Proporcionar as pessoas que gostem de cantar, teoria e prática de técnica vocal para uma emissão vocal saudável, com repertório próprio para a iniciação da prática do canto.
Atividades a serem desenvolvidas: Técnicas de estudo para preparação de repertório, sensibilização corporal voltada a uma melhor aplicação dos exercícios vocais, técnicas de estudo de preparação para apresentar o repertório durante a prática individual, e prática de repertório de canto solo com acompanhamento de piano.
Obs. Os alunos devem utilizar trajes que possibilitem a amplitude de movimentos durante as aulas.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos: 18 anos
Tipo da Seleção: Entrevista
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TÉCNICA PARA INSTRUMENTOS DE CORDAS
Professor responsável: Thibault Delor
Dia e horário: 6ª feira, das 15h30 às 17h30
Vagas: 16
Ementa: O objetivo é preencher lacunas na formação básica dos instrumentistas de cordas
Atividades a serem desenvolvidas: Escalas com variações de arco, de ritmo e de articulações. Técnica de mão esquerda. Sevcik tema e variações. Trabalho específico sobre articulações e dinâmicas.
Pré-requisitos para ingresso: Ter alguma base de solfejo.
Idade mínima dos alunos: 8 anos
Tipo da Seleção: Entrevista
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