Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Marco Prado
Ementa: O curso tem como objetivo fornece ferramentas para a compreensão de alguns dos elementos musicais relacionados com a teoria e a percepção. As aulas serão desenvolvidas através da apreciação de um repertório que inclui músicas de diversos estilos e procedências. A experiência poderá dar subsídios para o entendimento do discurso musical por parte dos ouvintes e estudantes que não possuem um conhecimento prévio de teoria musical. Serão abordados aspectos que incluem a parte rítmica, melódica, harmônica, formal e histórica. Experiências que mesclam apreciação musical com elementos de teoria e percepção possibilitam também novas discussões e o estudo de assuntos ligados a outras esferas do conhecimento humano. A utilização de recursos audiovisuais e textos selecionados para cada atividade dará o suporte teórico necessário para uma maior assimilação dos conteúdos propostos.
Atividades a serem desenvolvidas: 1 – Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música: Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical. | 2 – Aspectos rítmicos e melódicos: As propriedades físicas do som. A organização do pulso através das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias. | 3 – Aspectos harmônicos e formais: Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular. As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção. | 4 – Tecnologia transformação e manipulação do som: Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido/a através da seleção
Tipo de Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: O(a) candidato (a) deverá dizer seu nome completo, sua idade e dizer quais as razões que motivaram para a escolha do curso.
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Iracele Livero
Ementa: O curso pretende fornecer ferramentas pedagógicas aos interessados em lecionar piano.
Atividades a serem desenvolvidas: Mostra e discussão de estratégias didáticas, a partir do farto histórico de ensino pianístico. Serão utilizadas gravações, bibliografia pertinente e simulações de situações em sala de aula.
Pré-requisitos para ingresso: Noções básicas de teoria musical.
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Luiz Perez
Ementa: Iniciação a editoração de partitura no computador através de software livre.
Atividades a serem desenvolvidas: Treino das funções principais como: escrita com teclado e mouse; reprodução, transposição, dentre outras funções essenciais; Diagramação direto no software de edição de partitura; Diagramação através de editores de texto para criação de apostila.
Pré-requisitos para ingresso: Noções básicas de teoria musical.
Plataforma: Microsoft Teams
Tipo de Seleção: O formato da avaliação será por vídeo no qual o(a) aluno(a) deverá enviar o link do vídeo gravado no YouTube no momento da inscrição (ao enviar o vídeo deixar a visibilidade do vídeo como “não listado”). O vídeo deverá estar sem edição e contendo as seguintes informações (de forma resumida): Nome; cidade; Idade; Toca algum instrumento musical? Possui formação musical? Se sim ou não fale um pouco sobre; qual o seu conhecimento sobre o tema deste curso? Por que escolheu este curso?
Ementa: O curso tem como objetivo o trabalho EAD de canto coral, com aprendizado de exercícios técnicos vocais, respiratórios e leitura de partitura num âmbito de iniciação musical, voltada também às necessidades do repertório a ser executado.
Atividades a serem desenvolvidas: Além dos ensaios semanais, haverá produção de conteúdo virtual, contemplando, assim, o trabalho como um todo.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: Os(as) candidatos(as) deverão enviar um vídeo entoando pequenas melodias. Duração máxima de 3 minutos.
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.
Professora responsável: Marco Prado
Ementa: O curso foi montado com a intenção de proporcionar aos estudantes um aprendizado dinâmico e participativo, no qual serão abordados também importantes assuntos relacionados à parte teórica da música. Através desse estudo o(a) aluno(a) poderá ampliar seu repertório e motivar-se para um estudo mais aprofundado da matéria musical.
Atividades a serem desenvolvidas: Cuidados e conservação do instrumento; Postura e cuidados necessários para a prática musical; Escrita Musical – Noções Gerais; Escala cromática, acidentes e sinais de escrita musical específica; Exercícios simples de mão direita e mão esquerda; Anatomia, localização das notas no instrumento; Afinação tradicional; Principais acordes sem pestana; Uso e funcionamento do sistema de cifras musicais; Sequências simples com três acordes básicos (tônica, subdominante, dominante); Estudo de arpejos simples (dedilhados); Estudo de acompanhamento cifrado; Estudo de ritmos; Acordes com pestana; Uso de Palhetas e dedeiras; Execução de músicas cifradas de diversos autores da MPB, Rock e Pop nacional e internacional.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido(a) através da avaliação.
Tipo de Seleção: Vídeo. O (a) candidato (a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sequência, sem corte e sem edição de gravação e tocar um trecho da música ‘’Luar do Sertão’’ de autoria de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco. O candidato/a deverá tocar os acordes da música (na tonalidade que se sentir mais à vontade) e cantar a letra da música.
Faixa Etária: A partir de 12 anos, sem limite de idade.
Professora responsável: Cristina Machado
Ementa: O curso Piano Iniciação tem como objetivo domínio básico no instrumento piano servindo como base para estudo futuro do mesmo e/ou apoio para estudo de leitura musical, harmonia básica e conhecimentos gerais musicais.
Atividades a serem desenvolvidas: Postura, técnica, leitura em duas claves, cifras, ritmos básicos, repertório.
Pré-requisitos para ingresso: Leitura musical básica.
Tipo de Seleção: O (a) candidato (a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sequência, sem corte e sem edição de gravação: dizer seu nome completo, idade, se tem leitura melódica – clave de sol e/ou clave de fa, se tem leitura rítmica e suas subdivisões, dizer qual a razão que se interessou pelo curso e se tem possibilidade de praticar as propostas desenvolvidas nas aulas.
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professores responsáveis: Luiz Gayotto e Cinthia Sell
Ementa: O curso pretende abordar o ofício do canto destinado àquelas pessoas que trabalham em espetáculos teatrais, em musicais, performances cênicas de qualquer natureza em que a música e a cena se misturam e o artista tem que aliar sua experiência do ator/performer às suas habilidades musicais, focadas no ato de cantar.
Atividades a serem desenvolvidas: Técnica vocal, percepção musical (melodia, harmonia e ritmo), noções de teoria musical, solfejo e vocalizes, pesquisa de repertório e dramaturgia, exercícios corporais e postura, percussão corporal, interpretação e canto, e apresentações durante o ano.
Pré-requisitos para ingresso: O(a) aluno(a) deve já ter uma experiência prévia com espetáculos cênicos e conhecimentos musicais básicos, teóricos e práticos.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deverá enviar um vídeo com os seguintes itens: Cantar um trecho de uma música composta por Chico Buarque, com ou sem acompanhamento instrumental e responder as perguntas do questionário abaixo. O vídeo deve ter no máximo 5minutos.
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: André Damião Bandeira
Ementa: A disciplina trata da história e prática da Música Experimental, no sentido amplo do termo. O curso trará uma perspectiva histórica e processual de repertório, em busca de um corte transversal em culturas que incorporaram essa abordagem, da música eletroacústica ao free jazz, do japanoise ao rap, da vanguarda paulistana ao circuit bending. Os encontros serão baseados na escuta, leitura e prática a partir dos objetos de estudo.
Atividades a serem desenvolvidas: Escuta, leitura, análise e dinâmicas coletivas para performance.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e conhecimento musical de nível médio ou avançado.
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, falar sobre sua formação, interesse no curso e possíveis projetos pessoais a serem desenvolvidos.
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Tiago Gati
Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias até a cena contemporânea do século XXI. Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de obras musicais, análise de partituras e de processos composicionais, leitura de textos, etc.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e dizer quais razões que motivaram para a escolha do curso.
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Marco Prado
Ementa: O curso tem o intuito de oferecer aos participantes um contato com temas relevantes, relacionados com a história da música feita no Brasil entre os períodos da Conquista em 1500 e da década de 1980. O trabalho não é limitado ao conhecimento de aspectos factuais da história da música, mas incorpora discussões a respeito da sociedade, das estruturas e do ambiente no qual se realizou determinada manifestação artística. As aulas são acompanhadas de textos, projeções de imagens, exibição de filmes ou documentários e audição de gravações ilustrativas, relacionadas aos assuntos em discussão.
Atividades a serem desenvolvidas: A conquista da América e a música colonial: As diversas possibilidades de escolha, registro e avaliação dos materiais considerados no estudo da História. Bases da colonização e o pacto colonial – Influência Moura, Medieval e Renascentista Europeia, dos indígenas e africanos na formação da cultura brasileira. As primeiras danças coloniais: Fofa, Lundu, Fado, Capoeira, Batuque e Maculelê. – A Modinha A música indígena – A “Música dos barbeiros” – O som dos espaços públicos e privados. A época da mineração e a música colonial mineira. | A Família Real Portuguesa no Brasil, o Brasil Imperial e Republicano: Contexto para a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil e as transformações. A música na corte portuguesa – As escolas e ensino musical no Brasil. Danças e a música europeia – A Polca e o piano – O Xótis, o Tango , as Valsas. e os expoentes do período. | O Brasil entre os séculos XIX e XX: Urbanização e novas tecnologias- Migração, imigração e influência. Hegemonia americana e suas áreas de atuação. Novas possibilidades sonoras – cinema, rádio e gravação. As casas das Tias Baianas – O Teatro de Revista – Os conjuntos de Pau e Corda – O Maxixe- O Choro e o Samba. | A Era do Rádio. A Bossa-nova e os anos 50: O mundo depois da Segunda Guerra Mundial, a guerra fria e sua influência na América Latina. O surgimento do Rock e o mercado musical para os jovens. A bossa-nova e o reconhecimento internacional da música brasileira. | A Jovem Guarda e o Tropicalismo: Os anos 60 e as transformações na época da “Guerra Fria”. O Clube da Esquina e Os Novos Baianos. Outras músicas feitas na cidade de São Paulo nas décadas de 1980 e 90. Uma pequena rota musical pela América do Sul.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido (a) através da seleção.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e dizer quais razões que motivaram para a escolha do curso.
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Luiz Perez
Ementa: Ensino da notação musical básica e dos principais tópicos da estruturação aliado a aplicação prática.
Atividades a serem desenvolvidas: Desenvolvimentos dos tópicos relacionados a propriedades dos sons, a notação musical, a apreciação, ao solfejo e a percepção.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: O formato da avaliação será por vídeo no qual o(a) aluno(a) deverá enviar o link do vídeo gravado no YouTube no momento da inscrição (ao enviar o vídeo deixar a visibilidade do vídeo como “não listado”). O vídeo deverá estar sem edição e contendo as seguintes informações (de forma resumida): Nome; cidade; Idade; Toca algum instrumento musical? Possui formação musical? Se sim ou não fale um pouco sobre; qual o seu conhecimento sobre o tema deste curso? Por que escolheu este curso?
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Webster Santos
Ementa: O curso pretende analisar as origens e a consequente formação da Música POP. Realizar comparações entre aspectos do POP Estrangeiro e do POP Brasileiro. Por fim, abordar a sua evolução fonográfica e a aplicação dos elementos POP característicos na música atual.
Atividades a serem desenvolvidas: Discussão e desenvolvimento dos trabalhos autorais dos(as) alunos(as).
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento Musical e em algum software de edição musical. Artistas em desenvolvendo do trabalho autoral
Tipo de Seleção: Enviar vídeo curto contendo: Apresentação pessoal dizendo a razão do interesse pelo curso e um link do trabalho musical autoral.
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Rodolfo Valente
Ementa: O estudo de uma arte envolve muito mais do que o domínio de certos procedimentos técnicos. No caso da Música é fundamental que aqueles que queiram aprofundar seus estudos busquem, além da prática qualificada de um instrumento, conhecer a história da música ocidental e seu repertório, assim como os conteúdos de teoria, harmonia, análise e percepção musical. Tendo essas questões em vista, o Curso Preparatório para o Vestibular de Música foi elaborado com o intuito de ajudar a suprir esta necessidade premente no contexto do meio educacional brasileiro, buscando apontar caminhos e diretrizes que permitam com que os(as) alunos(as) encontrem as melhores maneiras de atenderem aos seus objetivos particulares relacionados ao aprendizado musical. O curso se destina a pessoas interessadas em ingressar nos diversos cursos superiores de música oferecidos por Universidades e Faculdades e/ou em ampliarem seu conhecimento musical.
Atividades a serem desenvolvidas: Parte do curso, referente às matérias teóricas (teoria, harmonia, análise, etc.) tem como objetivo habilitar o estudante a lidar de maneira qualificada com o código musical. Inicialmente, é feita uma revisão dos conteúdos essenciais de Teoria Básica, fundamentais para escritura, leitura e interpretação de uma partitura. Posteriormente, o curso dedica-se ao estudo da Harmonia e da Prática de Análise Musical, possibilitando o entendimento de estruturas de organização do discurso musical dentro de um repertório variado. Em percepção, o foco central é proporcionar ao(à) aluno(a) ferramentas através das quais ele próprio poderá se desenvolver neste aspecto tão fundamental para a formação musical. São abordados os seguintes conteúdos: Percepção de intervalos, tríades e funções harmônicas básicas; Ditados e leituras rítmicas; Ditados melódicos a uma e a duas vozes; Solfejos. A parte do curso destinada ao estudo da História da Música se baseia no conhecimento e na audição do repertório musical. Serão abordadas questões estilísticas e a escuta de obras dos períodos medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo, bem como demais conceitos e questões pertinentes a esses períodos. É importante ressaltar que o curso, de uma forma geral, preza pela interdisciplinaridade, de modo que, grande parte das vezes, os conteúdos do curso serão abordados em simultaneidade.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse. Em função do número máximo de vagas, existe a necessidade de algum conhecimento prévio de teoria, história e percepção musicais, cujo limite se encontrará diretamente associado à procura ao curso e ao resultado do processo seletivo de admissão.
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, fazer um breve relato de sua formação e experiência musical anterior e dizer quais são suas motivações para buscar o curso Pré-Vestibular da EMESP? Quais seus objetivos com este curso? O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Ementa: O curso abordará vários aspectos da linguagem rítmica nos diferentes âmbitos do fazer musical, como a composição, a interpretação e o ensino. É indicado para instrumentistas, cantores, compositores e educadores que queiram potencializar o uso do ritmo em sua atividade artística e pedagógica e desenvolver novas ferramentas rítmicas em seu trabalho musical. Neste curso, o aluno aprenderá, por exemplo, conceitos oriundos do pensamento musical de matriz africana, como os melorritmos, as linhas-guia, a corporificação das estruturas rítmicas, e por outro lado, a melhorar a leitura rítmica de partituras e a transformar elementos da teoria musical rítmica em uma prática sólida e segura.
Atividades a serem desenvolvidas: O curso será constituído de uma parte teórica e outra prática. A parte teórica versará alguns tópicos, como quiálteras, polirritmias, hemíolas, polimetrias e modulações métricas, através da elaboração e resolução em conjunto de mapas rítmicos mentais, equações matemáticas simples e análises de peças e de áudios da música popular. A parte prática consiste em jogos e atividades com percussão corporal e voz, além de arranjos instrumentais com base na música popular e peças de música de concerto.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse, experiência prática e teórica em rítmica.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve enviar 01 vídeo de até 3 minutos com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, expor sua experiência musical e o que procura desenvolver no curso.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.