Faixa Etária: a partir de 12 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Jane do Bandolim
Ementa: Desenvolver fundamentos necessários para tocar bandolim (conceitos básicos de leitura e técnica). O enfoque principal será dar condições aos participantes para conhecer e desenvolver o estilo choro.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática do repertório de choro e exercícios (escalas, arpejos, técnicas de mão direita) para conhecer melhor a mecânica do instrumento.
Pré-requisitos para ingresso: Possuir o instrumento e ter disponibilidade e interesse.
Faixa Etária: a partir de 12 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Leny Fabiana Amorin
Ementa: Fornecer a essas pessoas a oportunidade de conhecer e manusear o contrabaixo acústico, ter contato com a linguagem musical e divulgar o instrumento.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas práticas de contrabaixo, postura e leitura musical.
Pré-requisitos para ingresso: Ter vontade de aprender contrabaixo acústico. Pessoas que queiram aprender a tocar esse instrumento – público em geral.
Faixa Etária: a partir de 12 anos, sem limite de idade
Professora responsável: Catherine Carignan
Ementa: O curso busca proporcionar um contato inicial com o instrumento e técnicas básicas envolvidas no aprendizado do Fagote. Introdução ao senso crítico musical, percepção e prática de estudos rítmicos e melódicos. Além disso, estudos do repertório elementar.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas práticas individuais, prova prática e apresentação do repertório em recital.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Faixa Etária: a partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Rudy Arnaut
Ementa: Curso desenvolvido para quem já toca guitarra ou outro instrumento musical, onde serão três os objetivos pretendidos. Conhecimento e desenvolvimento dos recursos técnicos necessários para tocar guitarra. Entendimento e conscientização da função da guitarra na música popular. Estudo do repertorio de músicas populares brasileiras e americanas.
Atividades a serem desenvolvidas: Acordes com sétima nas inversões abertas e fechadas. Percepção de todos os intervalos diatônicos e tétrades. Digitação e dedilhados dos modos gregos em Uma e Duas oitavas. Transcrição de solos de diversos instrumentistas. Série harmônica. Substituições e extensões de acordes da função subdominante. Escalas, arpejos e movimentos simétricos e assimétricos. Estudo de temas onde é abordada a melodia, harmonia e improviso livre. Peças e arranjos simplificados para desenvolvimento da prática no instrumento.
Pré-requisitos para ingresso: Ter uma guitarra elétrica com cabo e amplificador para ligar. Conhecimento básico de notação e teoria musical. Conhecimento de leitura musical até a figura 08.
Tipo de Seleção: Gravar um vídeo sem edição e cortes, falando seu nome, Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo idade, local a onde reside e tocando um trecho de uma música de livre escolha, em qualquer instrumento ou na própria guitarra. O vídeo deve ter no máximo 2 minutos.
Faixa Etária: a partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Marcus Teixeira
Ementa: Curso desenvolvido para quem já toca guitarra ou outro instrumento musical, onde serão três os objetivos pretendidos. Conhecimento e desenvolvimento dos recursos técnicos necessários para tocar guitarra. Entendimento e conscientização da função da guitarra na música popular. III. Estudo do repertorio de músicas populares brasileiras e americanas.
Atividades a serem desenvolvidas: Acordes com sétima que começam a partir da 6 ̊, 5 ̊ e 4 ̊ corda. Digitação e dedilhados das escalas maiores e menores naturais em Uma e Duas oitavas. Distribuição dos acordes X7(9), X7(b9), Xm7(b5), X7(13), X7(#5), X7(#9), X74(9), etc. começando a partir da 6 ̊, 5 ̊ e 4 ̊ corda. Digitação de melodias na mesma oitava em no mínimo quatro regiões diferentes. Exercícios técnicos voltados para desenvolvimento da mão direita (dedo e palheta). Exercícios técnicos voltados para desenvolvimento da mão esquerda através de escalas, arpejos e movimentos simétricos e assimétricos. Estudo de temas onde é abordada a forma correta de se digitar a melodia e tocar a condução rítmica da harmonia na mão direita. Apreciação e estudo da linguagem de vários guitarristas brasileiros e internacionais. Peças e arranjos simplificados para desenvolvimento da prática no instrumento.
Pré-requisitos para ingresso: Ter uma guitarra elétrica com cabo e amplificador para ligar. Conhecimento básico de notação e teoria musical. Conhecimento de leitura musical até a figura 08.
Tipo de Seleção: Gravar um vídeo sem edição e cortes, falando seu nome, Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo idade, local a onde reside e tocando um trecho de uma música de livre escolha, em qualquer instrumento ou na própria guitarra. O vídeo deve ter no máximo 2 minutos.
Ementa: O curso busca proporcionar um contato inicial com o instrumento e técnicas básicas envolvidas no aprendizado do Oboé. Introdução ao senso crítico musical, percepção e prática de estudos rítmicos e melódicos e também estudos do repertório elementar.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas práticas individuais, prova prática e apresentação do repertório em recital
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, descrever sua experiência com música, seja ela qual for. Informar se possui oboé para estudo. Relatar o que o trouxe para a escola e porque escolheu o oboé e responder se a pessoa pretende se profissionalizar na música ou levará somente como Hobby. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Faixa Etária: a partir de 12 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Luiz Guello
Ementa: O curso consiste na iniciação à percussão popular com o intuito de desenvolver a musicalidade, o senso rítmico, o repertório e a técnica instrumental dos(as) alunos(as).
Atividades a serem desenvolvidas: Introdução à percussão popular por meio de atividades relacionadas ao samba, baião e outros ritmos afrobrasileiros. As atividades são sempre orientadas à prática utilizando instrumentos originários de cada um desses gêneros.
Pré-requisitos para ingresso: Nível básico em qualquer instrumento de percussão.
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, informar se possui algum instrumento de percussão, contar se possui alguma vivência com música e tocar algum padrão rítmico (levada). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração.
Faixa Etária: a partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Juliana Ripke
Ementa: O curso destina-se a pianistas (ou mesmo regentes que tenham noção básica de piano e precisam acompanhar seus próprios coros) que desejam desenvolver a prática de acompanhar corais de todos as faixas etárias e níveis: infantis, juvenis, jovens e adultos, passeando por todos os níveis e estilos. Serão abordados os seguintes tópicos: Como tocar e acompanhar os vocalizes; Como realizar acompanhamento por cifras; Como realizar o acompanhamento de diversas maneiras diferentes, reforçando o baixo, reforçando as vozes que necessitam de ajuda, etc, percorrendo as diferentes dinâmicas e propostas de um ensaio; Como entender quais as necessidades que um pianista correpetidor precisa atender; Como acompanhar através de diferentes ritmos e estilos como samba, bossa, baião, marcha, frevo, blues, rock, jazz, balada, dentre diversos outros; Como harmonizar melodias ajudando as diferentes vozes do coro; Como fazer, ao piano, redução de grades corais; Como tocar diferentes combinações de vozes pedidas pelos regentes nas diferentes possibilidades de grades corais.
Atividades a serem desenvolvidas: Aprenderemos tanto de maneira teórica como prática todos os assuntos listados acima, através de diversos exercícios trazidos e propostos, como também aplicando em repertórios de diferentes estilos, ritmos e níveis de dificuldade.
Pré-requisitos para ingresso: Curso destinado para pianistas que tenham leitura musical nível intermediário.
Faixa Etária: a partir de 14 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Josué dos Santos
Ementa: O curso oferece ao(à) aluno(a) a oportunidade de desenvolver conhecimento sobre a linguagem musical brasileira e do jazz, sem excluir um exame de outros gêneros musicais. Haverá a construção de um vocabulário para a composição de improvisos, por meio da apreciação, reflexão teórica e exercícios centrados na prática da improvisação e transcrição de improvisos escolhidos para este fim.
Atividades a serem desenvolvidas: Pretende aprofundar a técnica do instrumento em diversos estilos. Instiga o(a) aluno(a) ao estudo constante para seu desenvolvimento como músico instrumentista, com visão ampla e crítica. Por meio de um estudo voltado à observação e à percepção, o(a) aluno(a) terá a oportunidade de aplicar a improvisação, efetivamente, em diversas formações, desde pequenos grupos e trabalho de naipe, como também em formações maiores, de modo a ampliar seus horizontes e prepará-lo para a carreira profissional.
Pré-requisitos para ingresso: Interpretar com eficiência os principais ritmos e gêneros estudados, com especial atenção à articulação e à inflexão correta das notas; executar solos transcritos de vários instrumentistas e de diversos gêneros; transcrever solos de saxofonistas de diversos estilos e épocas; improvisar em harmonias mais complexas.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar a música Linda Érica de Luiz Americano. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Faixa Etária: sem limites de idade (desde que o candidato tenha prévia formação e conhecimento das principais obras do repertório solista e orquestral).
Professor responsável: Luiz Ricardo Serralheiro
Ementa: O curso tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos(as) alunos(as) e prepara-los para audições, recitais e concursos.
Pré-requisitos para ingresso: Alunos(as) com prévia formação e conhecimento das principais obras do repertorio solista e orquestral.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar 1 Estudo de livre escolha
Faixa Etária: a partir de 12 anos, sem limite de idade
Professor responsável: João Paulo do Amaral
Ementa: O curso consiste na iniciação do aprendizado à viola caipira (afinação cebolão) e de seu repertório básico, abordando seus principais ritmos como a toada, o cururu, o cateretê, a guarânia, entre outros. Habilita o participante na execução dos acordes básicos e primeiros solos e ponteados através do conhecimento elementar das escalas duetadas.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, execução de exercícios técnicos, escalas duetadas, acordes iniciais e batidas dos ritmos básicos aplicadas ao repertório selecionado.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse, além de ter o próprio instrumento (viola caipira de 10 cordas).
Faixa Etária: a partir de 12 anos, sem limite de idade
Professor responsável: João Paulo do Amaral
Ementa: Curso de nível intermediário dirigido a alunos(as) de viola caipira já iniciados no acompanhamento de repertório e ritmos tradicionais básicos como cururu, toada, guarânia, cateretê, etc, que possuem leitura de cifra dos acordes básicos, conhecimento das escalas duetadas e de alguns solos e introduções na viola. O curso busca atender a demanda de alunos já iniciados e que procuram expandir seu repertório e aprofundar no desenvolvimento técnico, rítmico, melódico e harmônico.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, prática de exercícios de técnica de mão esquerda e mão direita, arpejos, escalas, além de repertório tradicional da música caipira e outros aplicados à viola. Estudo e aprofundamento dos ritmos tradicionais da viola por meio de execução de acompanhamento de canções do gênero bem como de suas respectivas introduções, melodias e solos tradicionais, além de composições/arranjos instrumentais para solo ou grupos de violas. Desenvolvimento de técnica individual, percepção, vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse, possuir o próprio instrumento (viola caipira de 10 cordas – utilizaremos a afinação cebolão em Ré maior).
Tipo de Seleção: POR VÍDEO – O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens: Dizer seu nome completo e idade; Dizer resumidamente há quanto tempo já toca e onde aprendeu, e qual é o nível da leitura musical (cifra e partitura); Tocar os ritmos tradicionais da viola com os respectivos acordes: cururu (F#m), cateretê (B7) e pagode caipira (E); Executar 01 introdução/solo do repertório tradicional da viola caipira, por exemplo: Saudade da Minha Terra (Goiá/Belmonte), Pagode em Brasília (Teddy Vieira/Lourival dos Santos), etc; Eexecutar 01 música de livre escolha (trecho); O vídeo deve ter no máximo 4 minutos.
Dia e horário: 6ª feira, das 13h30 às 14h30 / Sábado, das 10h30 às 11h30
Faixa Etária: a partir de 14 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Marco Prado
Ementa: O curso foi montado com a intenção de proporcionar aos estudantes um aprendizado dinâmico e participativo, no qual serão abordados também importantes assuntos relacionados à parte teórica da música. Através desse estudo o(a) aluno(a) poderá ampliar seu repertório e motivar-se para um estudo mais aprofundado da matéria musical.
Atividades a serem desenvolvidas: Cuidados e conservação do instrumento; Postura e cuidados necessários para a prática musical; Escrita Musical – Noções Gerais; Escala cromática, acidentes e sinais de escrita musical específica; Exercícios simples de mão direita e mão esquerda; Anatomia, localização das notas no instrumento; Afinação tradicional; Principais acordes sem pestana; Uso e funcionamento do sistema de cifras musicais; Sequências simples com três acordes básicos- Tônica, subdominante, dominante; Estudo de arpejos simples (dedilhados); Estudo de acompanhamento cifrado; Estudo de ritmos; Acordes com pestana; Uso de Palhetas e dedeiras; Execução de músicas cifradas de diversos autores da MPB, Rock e Pop nacional e internacional.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido(a) através da avaliação.
Tipo de Seleção: O(a) candidato deverá tocar um trecho da música ‘’Luar do Sertão’’ de autoria de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco. O candidato/a deverá tocar os acordes da música (na tonalidade que se sentir mais à vontade) e cantar a letra da música.
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Edmilson Capelupi
Ementa: Aprimoramento de violonistas no violão de 07 cordas usando a linguagem do choro, estudo do repertório em variações de estilos, formas, épocas e dificuldades técnicas. Estudo dos elementos do acompanhamento na área da música popular, como a leitura de cifra, montagem de acordes e o domínio de ritmos brasileiros.
Atividades a serem desenvolvidas: No curso, a tarefa consiste em ampliar o repertório por meio da leitura das partituras indicada pelo professor, assim como por meio da transcrição de músicas gravadas, segundo os conhecimentos prévios e a aptidão cognitiva de cada aluno(a).
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e leitura básica de cifra e partitura.
Tipo de Seleção: Entrevista e teste. O(a) candidato(a) deverá tocar um choro de livre escolha e uma das seguintes músicas: “Cadência” de Juventino Maciel ou “Proezas de Solon” de Pixinguinha (acompanhamento).
Faixa Etária: a partir de 14 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Marcus Teixeira
Ementa: É um curso para violonistas de nível intermediário que tenham interesse em se aprofundar no estudo do violão popular.
Atividades a serem desenvolvidas: Serão aprofundados os conteúdos: técnica, harmonia, improvisação, peças, chord melody, leitura, repertório, acompanhamento, estilos e violonistas, entre outros.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo (no máximo 3 minutos) com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar a peça CARTA DE PEDRA (Guinga/Aldir Blanc), arranjo do Marco Pereira e a música FOUR (Miles Davis) sobre a base gravada em bossa nova. Sobre a base gravar um chorus tocando somente a harmonia, depois um tocando a melodia e um 2 chorus de improviso livre.
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