Cursos Livres de Teoria Musical 2024 | 2º Processo Seletivo
Apreciação Musical (no Theatro São Pedro)
Vagas: 10
Dia e horário: 5ª feira, das 10h00 às 12h00
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Marco Prado
Ementa: O curso tem como objetivo fornece ferramentas para a compreensão de alguns dos elementos musicais relacionados com a teoria e a percepção. As aulas serão desenvolvidas através da apreciação de um repertório que inclui músicas de diversos estilos e procedências. A experiência poderá dar subsídios para o entendimento do discurso musical por parte dos ouvintes e estudantes que não possuem um conhecimento prévio de teoria musical. Serão abordados aspectos que incluem a parte rítmica, melódica, harmônica, formal e histórica. Experiências que mesclam apreciação musical com elementos de teoria e percepção possibilitam também novas discussões e o estudo de assuntos ligados a outras esferas do conhecimento humano. A utilização de recursos audiovisuais e textos selecionados para cada atividade dará o suporte teórico necessário para uma maior assimilação dos conteúdos propostos.
Atividades a serem desenvolvidas: 1 – Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música: Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical. | 2 – Aspectos rítmicos e melódicos: As propriedades físicas do som. A organização do pulso através das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias. | 3 – Aspectos harmônicos e formais: Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular. As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção. | 4 – Tecnologia transformação e manipulação do som. Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido (a) através da seleção.
Ementa: Este curso é especialmente projetado para indivíduos com deficiência visual que possuem habilidades de leitura e escrita em Braille. O objetivo principal deste curso é proporcionar apoio a indivíduos com deficiência visual que dependem de materiais acessíveis para acompanhar as disciplinas oferecidas pela EMESP Tom Jobim. Além disso, este curso é aberto a todas as pessoas interessadas em aprender sobre o Braille, independentemente de terem conhecimento prévio sobre esse sistema. A musicografia Braille é uma poderosa ferramenta que promove a acessibilidade e a inclusão de indivíduos com deficiência na sociedade.
Atividades a serem desenvolvidas: Aprender os sinais musicais correspondentes em Braille; confecção de partituras musicais; desenvolvimento da escrita musical e leitura musical em Braille; transposição para o instrumental musical; prática do repertório e desenvolvimento da criatividade musical.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical, disponibilidade e Interesse. Sem restrição de idade.
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