EMESP

MENU

Concurso de Piano abre inscrições e homenageia professor da EMESP

10 de maio de 2021

Atenção, pianistas: estão abertas as inscrições para o 28º Concurso Nacional de Piano Profº Abrão Calil Neto de Ituiutaba (MG). A edição será realizada nos formatos presencial e digital, de acordo com a escolha do candidato, e dividida em três categorias: solo de piano, piano a quatro mãos ou música de câmara – sem limite de idade.

Os alunos e alunas interessados em participar do concurso de piano devem ler o regulamento com atenção e efetuar a inscrição até o dia 27 de agosto. A premiação será realizada no dia 2 de outubro.

Criado em 1994, o Concurso Nacional de Piano de Ituiutaba é reconhecido por despertar o interesse pela música brasileira, em especial a contemporânea, desenvolver o gosto pela cultura musical, estimular a prática da música em grupo, descobrir novos talentos musicais e promover intercâmbio cultural.

Compositor homenageado

O compositor homenageado desta edição é um velho conhecido da EMESP Tom Jobim: o professor de composição Rodrigo Lima, que escreveu 14 novas peças especialmente para o concurso – sete para a categoria piano solo e outras sete para a categoria piano a quatro mãos. Algumas peças estão disponíveis para escuta no canal dele (acesse aqui).

O Concurso de Piano passou a destacar um compositor brasileiro em cada edição a partir de 1997, com o objetivo de exaltar a interpretação, apreciação e divulgação da música pianística brasileira.

Alunos premiados

O Concurso Nacional de Piano de Ituiutaba já premiou alunos da EMESP Tom Jobim. No ano passado, na 27ª edição, 10 alunos e alunas dos professores Iracele Vera Livero e Luiz Guilherme Pozzi, conquistaram colocações importantes.

Turno Infantil (até 9 anos)

2º lugar e melhor intérprete a obra de confronto (Valsa): Rebeca Paulino (classe da Professora Iracele Vera Livero)

Menção Honrosa: Sofia Fiaschi (classe da Professora Iracele Vera Livero)

Grupo A (10 – 11 anos)

2º lugar: Angelina Gregório (classe da Professora Iracele Vera Livero)

1º lugar e prêmio especial pela interpretação de Beethoven: Gabriel Beck (classe da professora Iracele Vera Livero)

Grupo B (12 – 13 anos)

2º lugar e prêmio de melhor intérprete da obra de confronto (Vinheta): Nicholas Diniz (classe da professora Iracele Vera Livero)

3º lugar: Samuel Nogueira (classe da professora Iracele Vera Livero)

Grupo Livre (acima de 18 anos)

1º lugar: Ingrid Uemura (classe do professor Luiz Guilherme Pozzi)

Categoria piano a 4 mãos

1º lugar: Emilly Alberto e Lucca Verdi (Classe do Professor Luiz Guilherme Pozzi)

2º lugar: Ingrid Uemura e Caio Vital (Classe do Professor Luiz Guilherme Pozzi)

Confira a matéria aqui.