EMESP

MENU

Orquestra Jovem do Estado recebe a maestrina Ligia Amadio em concerto na Sala São Paulo

03 de novembro de 2021

A Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, recebe no mês de novembro a maestrina Ligia Amadio. Com participação ainda do barítono Vinicius Atique, o grupo sobe ao palco da Sala São Paulo no dia 7 de novembro, domingo, às 16h. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia). Garanta o seu pela bilheteria digital Orquestra Jovem do Estado de São Paulo: Mahler | Sibelius (byinti.com).

Rückert-Lieder, do compositor austríaco Gustav Mahler (1860-1911) abre o concerto. Mahler inspirou-se na poesia de Friedrich Rückert para compor esse ciclo de canções. Composto em 1901 e 1902, o ciclo inscreve-se na tradição romântica do lied, mas inaugura modos de composição que marcam o universo da canção do século XX.

Em seguida, a Orquestra Jovem do Estado interpreta a Sinfonia nº 1, do compositor finlandês Jean Sibelius (1865-1957). A peça estreou no dia 26 de abril de 1899 sob a regência do próprio compositor. O concerto teve grande sucesso, mesmo assim, Sibelius revisou a peça no ano seguinte. A versão que hoje conhecemos é de 1900 e foi estreada em Estocolmo no dia 4 de julho do mesmo ano, sob a regência de Robert Kajanus. Em turnê pelas principais capitais europeias, Kajanus foi responsável pelo sucesso da obra fora da Finlândia e pelo consequente reconhecimento internacional do compositor.

O concerto será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo YouTube da EMESP Tom Jobim.