EMESP

MENU

Orquestra Jovem e Olga Kopylova na Sala São Paulo

10 de junho de 2021

A Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, volta ao palco da Sala São Paulo, no sábado, dia 12 de junho, às 20h. Sob regência de Cláudio Cruz, o grupo recebe a pianista Olga Kopylova para homenagear  os 130 anos do nascimento do compositor russo Serguei Prokofiev. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia).

Nascido em 1891 no vilarejo de Sontsovka, atual Krasne, na Ucrânia, Serguei Prokofiev compôs, entre outras obras-primas, o balé Romeu e Julieta, as óperas O amor das três laranjas e Guerra e Paz e o concerto para crianças Pedro e o Lobo. Além disso, tornou-se mestre em um gênero que estava nascendo em seu tempo: a trilha sonora para cinema.

Respeitado ainda como regente e virtuose do piano, Prokofiev foi um músico completo, que floresceu na Era de Prata, período de efervescência criativa única na Rússia, no qual emergiu a poesia de Maiakóvski, as artes visuais de Chagall, Kandinsky e Malevitch, o cinema de Eisenstein e Vertov, a fotografia de Rodchenko, e o balé de Nijinski. Emigrou logo após a Revolução de 1917, obteve destaque nos palcos da Europa e dos EUA, e regressou em 1936.

Para homenagear o compositor, a Orquestra Jovem do Estado interpreta Concerto para piano nª3, que terá a participação da pianista Olga Kopylova. A peça estreou em Chicago, no dia 16 de dezembro de 1921, com a Chicago Symphony sob a regência de Frederick Stock e o próprio compositor ao piano. Em seguida, o grupo apresenta a peça Sinfonietta nª1, que Heitor Villa-Lobos compôs em 1916.

Transmissão ao vivo

Para quem mora fora de São Paulo ou prefere assistir de casa, o concerto será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim.

Bilheteria

Os ingressos para o concerto devem ser adquiridos exclusivamente pelo site www.orquestrajovemdoestado.byinti.com