A EMESP Tom Jobim abre um 2º Processo Seletivo para vagas remanescentes nos Cursos Livres 2018. Os Cursos Livres compreendem as atividades de ensino musical da EMESP Tom Jobim com conteúdo musical específico, duração de um ano e carga horária de duas horas/aula semanais, destinados à comunidade em geral.
A idade mínima para ingresso de alunos nos Cursos Livres deve ser compatível com o conteúdo artístico-pedagógico das atividades oferecidas, sendo que os alunos – crianças, jovens, adultos, incluindo pessoas com deficiência – participam de atividades musicais livres, como cursos de improvisação, práticas instrumentais diversas, introdução à prática de instrumentos, teoria e apreciação musical, dentre outras.
Para os candidatos com deficiência visual, a EMESP Tom Jobim oferece Musicografia Braille, visando fornecer ferramentas necessárias para o aprendizado da leitura de partitura (decifração) bem como interpretação musical.
São nove cursos disponíveis no 2º Processo Seletivo dos Cursos Livres 2018: Curso Livre Preparatório de Violoncelo; Big Band; Grupo de Metais; Grupo de Trombones Popular; Iniciação Infantil ao Violino; Musicografia Braille; Técnica Avançada para Cavaquinho; Técnica Avançada para Contrabaixo Erudito; Zen-Violinismo: Filosofia, Psicologia e Técnica para Violinistas (inscrições abaixo).
Cronograma:
Período de Inscrições: 05/03 a 12/03/2018 até às 9h
Publicação da Lista de Inscritos: 12/03/2018 após às 15h
Entrevista: 13 a 19/03/2018 (nos dias e horários de aula)
Publicação do Resultado: 20/03/2018
Matrícula e Início das Aulas: 20 a 26/03/2018
CURSO LIVRE PREPARATÓRIO DE VIOLONCELO – 1º CICLO
Professor responsável: Adriana Lombardi
Dia e horário: 4ª feira, das 14h30 às 16h30
Vagas: 4
Prova prática:
O candidato deverá:
– tocar uma peça de livre escolha;
– realizar leitura musical, à primeira vista, com o instrumento.
BIG BAND
Professor responsável: Sidnei Borgani
Dia e horário: 4ª feira, das 14h30 às 16h30
Vaga: 1 piano
Ementa: O objetivo do curso é oferecer aos alunos uma vivência musical dentro do universo da formação de Big Band, adquirindo uma melhor leitura, articulação, sonoridade e outros critérios essenciais para o desenvolvimento da prática de grupo e também individual.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório clássico de Big Bands representativas do Jazz e arranjos de músicas e ritmos brasileiros.
Pré-requisitos para ingresso: O material utilizado para a prática será de arranjos de nomes importantes da história dessa formação, tanto brasileiros quanto internacionais e deverá abranger diversos gêneros musicais.
Idade mínima dos alunos:14 anos
Tipo da Seleção: Será solicitado um teste de leitura à primeira vista e a execução de uma peça livre, escolhida pelo candidato.
GRUPO DE METAIS
Professor responsável: Edmilson Gomes
Dia e horário: 5ª feira das 13h30 às 15h30
Vagas: 16 vagas (6 TROMPETES, 4 TROMPAS, 4 TROMBONES, 1 TROMBONE BAIXO, 1 TUBA)
Ementa: O curso de grupo de Metais propõe o desenvolvimento de habilidades técnicas e conceituais tais como: praticas do extenso repertorio que abrange diversas formações e níveis diferenciados. Repertorio esse escrito originalmente para esta formação como também transcrições, trazendo ao aluno (grupo) o aprendizado, integração, cultura musical, além da postura ética necessária ao exercício da profissão.
Atividades a serem desenvolvidas: Repertório de metais
Pré-requisitos para ingresso: O curso destina-se há alunos com conhecimento médio-avançado no instrumento.
– Tocar uma peça de livre escolha.
– Deve realizar leitura à primeira vista de uma peça escolhida pela banca.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: entrevista e teste
GRUPO DE TROMBONES POPULAR
Professor responsável: Silvio Giannetti
Dia e horário: 6ª feira, das 14h30 às 16h30
Vagas: 4 vagas
Ementa: Prática de Grupo de Trombones em Música Popular
Atividades a serem desenvolvidas: Repertório de música popular para trombones incluem duetos, trios, quartetos, sextetos e octetos, com ou sem acompanhamento. Repertório de música popular e Jazz.
Pré-requisitos para ingresso: Ter instrumento próprio, e leitura de nível médio.
Idade mínima dos alunos: 16 anos
INICIAÇÃO INFANTIL AO VIOLINO
Professor responsável: Miriam Cruz
Dia e horário: 5ª feira, das 14h30 às 16h30
Vagas: 02
Ementa: O objetivo do curso é fornecer às crianças interessadas a iniciação violinística. O foco principal do curso é o contato da criança com a linguagem musical usando o instrumento como principal ferramenta do aprendizado.
Atividades a serem desenvolvidas: O conteúdo abordado envolve o desenvolvimento das percepções motoras, auditivas através de atividades específicas para a formação musical, incluindo o desenvolvimento técnico instrumental e conceitos do aprendizado na leitura musical rítmica e melódica.
Pré-requisitos para ingresso: Ser alfabetizado, ter disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos: 6 anos
Idade máxima dos alunos: 9 anos
Tipo da Seleção: Prova de percepção musical e entrevista
MUSICOGRAFIA BRAILLE
Professor responsável: Elvira Mugia
Dia e horário: 4ª feira das 09h30 às 11h30 ou das 13h30 às 15h30
Vagas: 2 (1 por turma)
Ementa: O curso é destinado para as pessoas cegas que lê e escreve em Braille.
Tem o objetivo de apoio a estas pessoas com estas características que necessitam de seus materiais acessíveis para acompanhar todas as disciplinas na qual o curso da EMESP Tom Jobim disponibiliza para a população em geral. Podem praticar também educadores musicais que desejam apreender sobre esta ferramenta: Musicografia Braille para ajudar na inclusão das pessoas com deficiência visual.
Atividades a serem desenvolvidas: Aprender os sinais musicais correspondentes em Braille.
Confecção de partituras musicais.
Desenvolvimento da escrita musical e leitura musical em Braille.
Transposição para o instrumental musical.
Pratica do repertório.
Desenvolvimento da criatividade musical.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo da Seleção: Escrever e ler em Braille
TÉCNICA AVANÇADA PARA CAVAQUINHO
Professor responsável: Marcelo Cândido Gonçalves
Dia e horário: 6ª feira das 11h30 às 13h30
Vagas: 4
Ementa: Aprendizado através de investigação e transcrição da interpretação dos artistas mais importantes que determinaram uma forma da execução do Choro – música instrumental 100% brasileira. No curso, são trabalhados e analisados não somente a técnica, mas os ornamentos utilizados, o fraseado e a forma de variação e improviso, para a compreensão do estilo.
Atividades a serem desenvolvidas: No curso de técnica avançada para cavaquinho, o repertório desenvolvido será exclusivamente feito através de transcrições melódicas, aplicação de exercícios técnicos para o desenvolvimento de variações melódicas características ao gênero choro.
Análise de improvisos para compreensão do estilo e utilização dos elementos técnicos para a prática de solo espontâneo (improviso). Favorecer a aquisição de técnicas e habilidades para a execução do instrumento, de acordo com uma sequência lógica e uma dosagem de dificuldades que atendam aos diferentes níveis do aprendizado.
Pré-requisitos para ingresso: O candidato deverá trazer seu instrumento e:
-Tocar um Choro de livre escolha (trazer a partitura);
-Tocar uma das seguintes peças de confronto: “Os Oito Batutas”, de Pixinguinha.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste
TÉCNICA AVANÇADA PARA CONTRABAIXO ERUDITO
Professor responsável: Sergio de Oliveira e Pedro Gadelha
Dia e horário: 3ª feira das 12h30 às 14h30 e 2ª feira das 15h30 às 17h30
Vagas: 6 (3 alunos por turma)
Ementa: Desenvolvimento de habilidades técnicas, cultura musical, espírito crítico e postura ética necessários ao exercício da profissão para construção de uma carreira sólida e sustentável nas diversas atividades da música erudita. Orientação sobre as possibilidades e exigências do mercado de trabalho. Preparação para apresentações públicas, trabalhos em estúdios de gravação e grupos profissionais. Aprendizado do repertório do instrumento, desenvolvimento técnico-musical e trabalho com trechos orquestrais.
Atividades a serem desenvolvidas: Revisar, completar e ampliar as habilidades técnico-musicais. Preparar programa para concursos de orquestra e para a carreira profissional nas mais diversas atuações.
Pré-requisitos para ingresso:
O candidato deverá:
– tocar na prova uma das seguintes obras: “Concerto em Fá# menor, Opus 3” (1º movimento), de S. Koussevitzky;
“Concerto em Mi maior” (1º movimento), de Karl Ditters Von Dittersdorf; “Sonata em Ré maior para viola da gamba” (1º movimento), de J. S. Bach;
– tocar uma peça de livre escolha;
– realizar leitura à primeira vista, com o instrumento, de uma peça musical fornecida pela banca;
– tocar escalas e arpejos maiores e menores (tonalidade escolhida pela banca).
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste
O ZEN-VIOLINISMO – FILOSOFIA, PSICOLOGIA E TÉCNICA PARA VIOLINISTAS
Professor responsável: Paulo Calligopoulos
Dia e horário: 3° feira das 13h30 às 15h30
Vagas: 15
Ementa: Discussões filosóficas sobre a arte de tocar violino visando os aspectos profissionais e de satisfação pessoal. A Psicologia do violino englobando técnicas para lidar com o dia a dia de um profissional de música, englobando as relações com maestros, professores, colegas e alunos. A técnica violinística pura; quais são os princípios básicos de produção de som no instrumento e como desenvolver um som próprio com as mais variadas nuances. Como desenvolver um controle elevado da afinação no instrumento, entendendo seu conceito e buscando seu aperfeiçoamento. Preparação técnica e psicológica para concursos, provas, recitais e concertos.
Atividades a serem desenvolvidas: Simpósios para o grupo de alunos, audições de gravações em áudio e vídeo, análise de composições e estudos para violino e eventuais aulas em grupo
Pré-requisitos para ingresso: Concerto de Mozart
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo de seleção: Prova (para alunos novos) e/ou entrevista
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.