EMESP

MENU

Donata Lange

Nome: Donata Madejska Lange

Disciplinas: Piano

Formação: Iniciou seus estudos de piano no Liceu de Música de Varsóvia, na Polônia, concluindo-o com distinção na classe da professora Wiera Sawicka. Posteriormente, ingressou na Academia de Música Frédéric Chopin, também em Varsóvia, concluindo seu curso de Mestrado em 1972.

Atividades Artísticas: Donata Madejska Lange, pianista e professora, iniciou seus estudos de piano no Liceu de Música de Varsóvia, na Polônia, concluindo-o com distinção na classe da professora Wiera Sawicka. Posteriormente, ingressou na Academia de Música Frédéric Chopin, também em Varsóvia, concluindo seu curso de Mestrado em 1972. Estudou com Natalia Hornowska e Andre Stefanski. Participou intensamente de atividades artísticas, aresentando-se em concertos e recitais, participando também de diversos festivais em diversas cidades polonesas.

Atuou como solista da Orquestra Filarmonica Nacional de Varsovia, sob a batuta de Roman Nuklevicz. Ainda na Polonia lecionou dois anos em Varsóvia. Em 1974, veio ao Brasil para uma tournée artística, radicando-se posteriormente no país. Atuou igualmente como recitalista e camerista em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, e como solista da Orquestra da Universidade de São Paulo sob a regência de Camargo Guarnieri. Ao par desta atividade exerce o magistério intensamente em São Paulo, lecionando para classes avançadas. No período de 1976 até 1995 trabalhou na Escola Superior de Música de Blumenau como professora de piano e orientadora pedagógica. De 1996 a 2008 integrou a Universidade Livre de Música – ULM.

A partir de 2009 faz parte do corpo docente da Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim, preparando os jovens talentos para uma carreira artística e acadêmica. Desde 1994 exerce a função de vice-presidente da Sociedade Frédéric Chopin di Brasil, entidade voltada a promover intercambio das atividades musicais entre o Brasil e a Polônia e difundir a música erudita, dando ênfase à divulgação de Chopin e seus maiores interpretes. Em 2008 foi condecorada com a medalha de honra ao ‘Mérito para a Cultura Polonesa’, conferida pelo Ministro de Cultura e Patrimônio Nacional da Polônia. Foi membro do comitê Chopin 2010 no Brasil. Seus alunos são premiados em diversos concursos de piano.