EMESP

MENU

Cursos de Formação

Os Cursos de Formação são destinados a estudantes que buscam aprendizado focado na prática de instrumento musical ou canto. Sua estrutura é dividida em três ciclos, tendo cada um os seguintes limites de idade para ingresso: até 13 anos para o 1º ciclo; até 16 anos para o 2º ciclo; e até 21 anos para o 3º ciclo.

1º ciclo

2º ciclo

3º ciclo

Cada ciclo é constituído de um conjunto específico de disciplinas obrigatórias. O domínio do conteúdo dessas disciplinas deve ser pré-requisito para a progressão de ano dentro de cada ciclo. Durante cada ano dos 1º, 2º e 3º ciclos é oferecida uma carga horária de 6 horas/aula semanais, distribuídas conforme as diretrizes estabelecidas pelo Projeto Pedagógico da EMESP Tom Jobim

No âmbito dos Cursos de Formação, a Escola oferece aulas de instrumentos musicais para as áreas de popular e erudito, respeitando as diretrizes de início e término de cada curso definidas no Projeto Pedagógico da EMESP Tom Jobim.

As habilitações oferecidas são:

• Área Erudita: Canto, Canto Barroco, Clarinete, Contrabaixo, Cordas Dedilhadas Barrocas (Alaúde, Guitarra Barroca e Teorba), Cravo, Eufônio, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversal, Harpa, Oboé, Oboé Barroco, Percussão, Piano, Saxofone, Traverso, Trombone, Trombone Baixo, Trompa, Trompete, Tuba, Viola, Violão, Violino, Violino Barroco, Violoncelo e Violoncelo Barroco.

• Área Popular: Acordeão, Bandolim, Bateria, Canto, Cavaquinho, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Flauta Transversal, Guitarra, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete, Vibrafone, Viola Caipira, Violão e Violão de Sete Cordas.

As habilitações do Curso de Formação na área de música popular terão início somente a partir do 2º Ciclo.

Algumas habilitações específicas nas áreas de Música Antiga, como as de instrumentos barrocos, só começarão no 4º Ciclo.