EMESP

MENU

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.  

A Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dosprogramas: Música nos Hospitais, Conexões Internacionais, Guri Capital e Grande São Paulo, EMESP Tom JobimTheatro São Pedro

Pilares de Atuação 

Todas as atividades realizadas pela Santa Marcelina Cultura são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social. 

Organizações Sociais de Cultura 

A figura institucional da organização social (OS) foi criada no Brasil em 1998, por meio da Lei Federal nº 9.637, com o intuito de viabilizar a execução de atividades não exclusivas do Estado por organizações da sociedade civil. No Estado de São Paulo, a qualificação de entidade como organização social foi regulamentada pela Lei Complementar nº 846/1998. 

As organizações sociais de cultura são instituições não-governamentais, associações ou fundações de direito privado e sem fins lucrativos, que atuam na área cultural, qualificadas a partir de critérios definidos em lei para atuar em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, na gestão de seus programas culturais, equipamentos e grupos artísticos. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado vem adotando esse modelo de gestão em parceria com organizações sociais de cultura desde 2004. 

A Santa Marcelina Cultura possui Contratos com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa para a gestão dos Programas: GURI Capital e Grande São Paulo (desde 2008), EMESP Tom Jobim (desde 2009) e Theatro São Pedro (desde 2017). 

Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina 

O Instituto Marcelinas foi fundado pelo Beato Luigi Biraghi em 1838, na Itália, motivado pela missão de Educar, Formar, Curar e Construir.  O Instituto está presente em 8 países dos continentes Americano, Europeu e Africano: Albânia, Benin, Brasil, Canadá, Inglaterra, Itália, México e Suíça. Suas obras impactam a vida de milhões de pessoas nas áreas de educação, cultura, saúde e assistência Social.  

No Brasil, as Irmãs Marcelinas iniciaram sua atuação em 1912 e estão presentes em 9 estados: Bahia, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.