Atenção: tenha seu vídeo disponível no YouTube antes de fazer sua inscrição. Se você tem dúvidas sobre alguma parte do processo, retorne ao edital clicando aqui.
Professor responsável: Toninho Ferragutti
Dia e horário: 5ª feira, das 11h30 às 13h30
Vagas: 10
Ementa: Fundamentos básicos para o acordeonista: escalas, dedilhados, formação de repertório, leitura de melodia e cifra, desenhos rítmicos nos baixos, na mão direita e no fole, leitura de cifra, encadeamentos harmônicos, etc.
Atividades a serem desenvolvidas: Técnica, harmonia, improvisação, peças, chord melody, leitura, repertório, acompanhamento, estilos entre outros.
Pré-requisitos para ingresso: possuir o instrumento
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar “Benzinho”, de Jacob do Bandolim e uma peça de livre escolha.
Professor responsável: Rudney Arnaut
Dia e horário: 5ª feira, das 14h30 às 15h30
Vagas: 12
Ementa: Curso desenvolvido para quem já toca guitarra ou outro instrumento musical, onde serão três os objetivos pretendidos.
I. Conhecimento e desenvolvimento dos recursos técnicos necessários para tocar guitarra.
II. Entendimento e conscientização da função da guitarra na música popular.
III. Estudo do repertorio de músicas populares brasileiras e americanas.
Atividades a serem desenvolvidas:
Pré-requisitos para ingresso: Ter uma guitarra elétrica com cabo e amplificador para ligar. Conhecimento básico de notação e teoria musical. Conhecimento de leitura musical básica.
Idade mínima: 12 anos
Seleção: Gravar um vídeo sem edição e cortes, falando seu nome, Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo idade, local a onde reside e tocando uma música de livre escolha, em qualquer instrumento ou na própria guitarra. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Paola Baron
Dia e horário: 6ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 4
Ementa: Método Suzuki para harpa e Método Maria Grossi para harpa.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática da posição no instrumento.
Pré-requisitos para ingresso: Leitura das claves de sol e claves de fá.
Idade mínima dos alunos: 8 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, fazer uma breve apresentação do seu currículo de estudos musicais e a razão pela qual gostaria de participar do curso livre.
Professor responsável: Luiz Guello
Dia e horário: 4ª feira, das 18h30 às 20h30
Vagas: 25
Ementa: Vivência de um grupo de percussão. Desenvolvendo percepção auditiva, memória, senso rítmico através de repertório com sonoridades praticadas pelas baterias de escolas de samba..
Atividades a serem desenvolvidas: Vamos estudar basicamente os instrumentos de escola de samba, mas também haverá uma iniciação a percussão popular trabalhando congas, pandeiro de choro, baião, zabumba etc…
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos:14 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e contar se tem alguma experiência musical, tocar algum ritmo de livre escolha (em um instrumento de percussão). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração.
Professor responsável: Luiz Guello
Dia e horário:5ª feira, das 12h30 às 13h30
Vagas:20
Ementa: o curso consiste na iniciação a percussão popular desenvolvendo musicalidade, senso rítmico, repertório e técnica instrumental.
Atividades a serem desenvolvidas: introdução a percussão popular atividades relacionadas ao samba e baião e ritmos Afro Brasileiros utilizando os seguintes instrumentos: pandeiro, atabaque dentre outros
Pré-requisitos para ingresso: nível básico em qualquer instrumento de percussão
Idade mínima: 12 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo
com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação:
dizer seu nome completo, idade, informar se possui algum instrumento de
percussão, contar se possui alguma vivência com música e tocar algum padrão
rítmico (levada). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração.
Professor responsável: João Paulo do Amaral
Dia e horário: 2ª feira, das 16h30 às 18h30
Vagas: 10
Ementa: O curso consiste na iniciação do aprendizado à viola caipira (afinação cebolão) e de seu repertório básico, abordando seus principais ritmos como a toada, o cururu, o cateretê, a guarânia, entre outros. Habilita o participante na execução dos acordes básicos e primeiros solos e ponteados através do conhecimento elementar das escalas duetadas.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, execução de exercícios técnicos, escalas duetadas, acordes iniciais e batidas dos ritmos básicos aplicadas ao repertório selecionado.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse, além de ter o próprio instrumento (viola caipira de 10 cordas). O aluno que já tenha algum contato com a viola ou outro instrumento de corda dedilhada poderá ser priorizado como critério de desempate.
Idade mínima:11 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens: dizer seu nome completo, idade, informar se possui o instrumento (viola caipira) e se já sabe tocar alguma coisa demonstrar um pouco. Informar se já toca outro instrumento (qual?), dizer o que conhece sobre viola e música caipira e porque quer fazer este curso. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Adriana Schincariol Vercellino
Dia e horário: 2ª feira, das 15h30 às 17h30 e 4ª feira, das 09h30 às 11h30
Vagas: 8
Ementa: Iniciação ao aprendizado na Viola Erudita, com foco no desenvolvimento do aprendizado musical, leitura e conhecimento do repertório do instrumento.
Atividades a serem desenvolvidas: Trabalho de consciência corporal, solfejo musical na clave da viola, desenvolvimento da percepção auditiva e solfejo rítmico. Apresentação do repertório básico desenvolvido para o instrumento através de audições em grupo.
Pré-requisitos para ingresso: Alunos(as) de qualquer outro instrumento ou canto, de nível iniciante ou intermediário que tenham interesse em aprender Viola Erudita.
Idade mínima: 07 anos
Idade máxima: 15 anos
Tipo da Seleção: O (a) candidato (a) deve gravar um vídeo com o seguinte conteúdo:
Professor responsável: Jane do Bandolim
Dia e horário: 5ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 4
Ementa: Desenvolver fundamentos necessários para tocar bandolim (conceitos básicos de leitura e técnica). O enfoque principal será dar condições aos participantes para conhecer e desenvolver o estilo choro.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática do repertório de choro e exercícios (escalas, arpejos, técnicas de mão direita) para conhecer melhor a mecânica do instrumento.
Pré-requisitos para ingresso: Possuir o instrumento e ter disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos:14 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e qual o desejo de realizar o curso
Professor responsável: Marcelo Candido
Dia e horário: 6ª feira, das 11h30 às 12h30
Vagas: 20
Ementa: Com uma abordagem prática e teórica o curso pretende unir de forma progressiva esses dois aspectos da música. Com base nos ritmos brasileiros, choro, polca, maxixe, samba, choro sambado, samba choro, baião, xote, marcha rancho e frevo.
Atividades a serem desenvolvidas: Abordagem teórica (Formação de acordes / leitura rítmica), Abordagem prática (Desenvolvimento prático dos ritmos brasileiros sugeridos na formação de repertório)
Pré-requisitos para ingresso: Leitura de cifras.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e executar uma levada de samba de livre escolha e a leitura de cifra da peça de confronto. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Marinho Andreotti
Dia e horário: 4ªfeira, das 16h30 às 17h30
Vagas:20
Ementa: estudo básico do contra baixo elétrico e do contrabaixo acústico através de escalas e seus dedilhados e também da técnica de pizzicatto. Trabalhando, também, estudo de estilos e levadas.
Atividades a serem desenvolvidas: Técnica: escalas maiores e menores em todos os tons em 1 oitava de forma vertical e horizontal desenvolvendo dedilhados variados e padrões rítmicos variados. Harmonia das escalas estudadas e cifragem dessas harmonias. Levadas (serão trabalhadas de acordo com o desenvolvimento do grupo)
Pré-requisitos para
ingresso: Ter o instrumento (baixo elétrico ou baixo
acústico)
Idade mínima: 16 anos
Seleção: O (a) candidato(a)
deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e
sem edição da gravação: dizer seu nome completo e idade, informar se já realizou
algum tipo de curso de música, tocar uma escala maior e uma escala menor (dizer
o nome da escala), tocar a levada de uma música livre escolha (se possível usar
um playback ou tocar com um cd, deixando o volume do seu contrabaixo audível
Professor responsável: Alexandre Silvério
Dia e horário: 2ª feira, das 18h30 às 20h30
Vagas: 4
Ementa: O curso busca proporcionar o primeiro contato com o instrumento e todas as técnicas envolvidas no aprendizado do Fagote. Introdução ao senso crítico musical, percepção e prática de estudos rítmicos e melódicos e também estudos do repertório elementar.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas práticas individuais, prova prática e apresentação do repertório em recital.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos: 12 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, descrever sua experiência com música, seja ela qual for. Informar se possui fagote para estudo. Relatar o que o trouxe para a escola e porque escolheu o fagote responder se a pessoa pretende se profissionalizar na música ou levará somente como Hobby. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professores responsáveis: Ricardo Barbosa
Dia e horário: 2ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 4
Ementa: O curso busca proporcionar o primeiro contato com o instrumento e todas as técnicas envolvidas no aprendizado do Oboé. Introdução ao senso crítico musical, percepção e prática de estudos rítmicos e melódicos e também estudos do repertório elementar.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas práticas individuais, prova prática e apresentação do repertório em recital.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima: 12 anos
Idade máxima: 26 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, descrever sua experiência com música, seja ela qual for. Informar se possui oboé para estudo. Relatar o que o trouxe para a escola e porque escolheu o oboé e responder se a pessoa pretende se profissionalizar na música ou levará somente como Hobby. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Marco Prado
Dia e horário:4ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 08
Ementa: o curso, destinado às pessoas que ainda não tocam violão, pretende oferecer uma introdução ao aprendizado do violão, incluindo aspectos técnicos do instrumento, teoria musical, ritmos e noções básicas de harmonia e acompanhamento. Os alunos e alunas desenvolverão, com prática musical em grupo, também a memória musical, a habilidade motora e terão um contato com um repertório abrangente.
Atividades a serem desenvolvidas:
-Cuidados e conservação do instrumento;
-Postura e cuidados necessários para a prática musical;
-Escrita Musical – Noções Gerais;
-Escala cromática, acidentes e sinais de escrita musical específica;
-Exercícios simples de mão direita e mão esquerda;
-Anatomia, localização das notas no instrumento;
-Principais acordes sem pestana;
-Uso e funcionamento do sistema de cifras musicais;
-Sequências simples com três acordes básicos- Tônica, subdominante, dominante;
-Estudo de arpejos simples (dedilhados);
-Estudo de acompanhamento cifrado;
-Estudo de ritmos;
-Acordes com pestana;
-Uso de Palhetas e dedeiras;
-Execução de músicas cifradas de diversos autores da MPB, Rock e Pop nacional e internacional.- I
– Exercícios técnicos preliminares;
– Iniciação e/ou aperfeiçoamento da leitura musical;
– Formação de repertório variado.
-Noções básicas de harmonia e teoria musical.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos: 13 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste prático definido pelo professor no dia da seleção. Será exigido que o candidato possua conhecimento básico de violão e que execute uma sequência simples de acordes cifrados.
Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: o/a candidato/a deverá dizer seu nome completo dizer o porquê quer fazer o curso e caso já toque, execute uma peça de livre escolha. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Marco Prado
Dia e horário: 5ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 08
Ementa: O curso foi montado com a intenção de proporcionar aos estudantes um aprendizado dinâmico e participativo, oferecendo subsídios para o desenvolvimento musical de alunos e alunas com conhecimento prévio do instrumento. Também serão observados aspectos teóricos que facilitarão o aprendizado, fornecendo aos participantes o conhecimento de alguns dos fundamentos que regem a harmonia, a escrita musical e a análise harmônica de tradição européia. Através das aulas os participantes terão contato com um repertório abrangente e poderão se motivar para um estudo mais aprofundado da matéria musical associada ao violão.
Atividades a serem desenvolvidas:
-Recursos técnicos e exercícios
-Leitura complementar, leitura de vozes distintas
-Leitura de peças específicas para o instrumento
-Escalas, arpejos e seus desenhos
-Campos harmônicos, funções harmônicas e desdobramentos (harmonia)
-Elaboração de arranjos específicos para o instrumento
-introdução à improvisação e a composição
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos: 13 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste prático definido pelo professor no dia da seleção. Será exigido que o candidato possua conhecimento básico de violão e que execute uma sequência simples de acordes cifrados.
Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: o/a candidato/a deverá dizer seu nome completo dizer o porquê quer fazer o curso e caso já toque, execute uma peça de livre escolha. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Sizão Machado
Dia e horário: 6ª feira – 09h30-11h30.
Vagas: 4
Ementa: O curso vai trabalhar através do estudo do repertório de música popular, o progresso técnico na execução do instrumento e no modo de interpretação de cada estilo em qualquer formação, focado em percepção melódica, harmônica e rítmica.
Atividades a serem desenvolvidas: O curso visa o desenvolvimento musical do aluno, buscando capacitá-lo e prepará-lo para atuar em qualquer estilo e formação como músico acompanhante e/ou solista. Portanto, o foco na performance é o seu objetivo principal: formar repertório, evoluir na interpretação, improvisação e memorização dos temas musicais propostos.
Pré-requisitos para ingresso: O candidato deverá realizar leitura musical com o instrumento.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: o/a candidato/a deverá dizer seu nome completo, idade, dizer o porquê quer fazer o curso e tocar o standard abaixo da seguinte forma: separadamente tocar o tema e logo após fazer uma linha de acompanhamento de contrabaixo e um chorus de improviso:
Professor responsável: Sarah Brooke Hornsby
Dia e horário: 2ª feira, das 10h30 às 12h30.
Vagas: 4
Ementa: Desenvolvimento de habilidades técnicas, cultura musical, estilos e suas formas de execução. Preparação para concursos. Criação de uma rede interna de relacionamentos profissionais, prezando pelo apoio e aprendizado mútuo num ambiente acolhedor. Aprendizado do repertório do instrumento, desenvolvimento técnico-musical e trabalho com trechos orquestrais.
Atividades a serem desenvolvidas: Aprimorar a capacidade técnica (sonoridade, mecânica, fraseado, articulação). Introdução à prática de técnicas extendidas, foco em aspectos estilísticos, prática de música de câmera para flautas.
Pré-requisitos para ingresso: Alunos já iniciados na flauta transversal há pelo menos 4 anos para participação ativa no curso. Aberto a todos os ouvintes e interessados.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar uma peça de livre escolha, do repertório erudito. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Josué dos Santos
Dia e horário: 4ª feira das 13h30 às 15h30
Vagas: 4
Ementa: O curso oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver conhecimento sobre a linguagem musical brasileira e do jazz, sem excluir um exame de outros gêneros musicais. Haverá a construção de um vocabulário para a composição de improvisos, por meio da apreciação, reflexão teórica e exercícios centrados na prática da improvisação e transcrição de improvisos escolhidos para este fim.
Atividades a serem desenvolvidas: Pretende aprofundar a técnica do instrumento em diversos estilos. Instiga o aluno ao estudo constante para seu desenvolvimento como músico instrumentista, com visão ampla e crítica. Por meio de um estudo voltado à observação e à percepção, o aluno terá a oportunidade de aplicar a improvisação, efetivamente, em diversas formações, desde pequenos grupos e trabalho de naipe, como também em formações maiores, de modo a ampliar seus horizontes e prepará-lo para a carreira profissional.
Interpretar com eficiência os principais ritmos e gêneros estudados, com especial atenção à articulação e à inflexão correta das notas; executar solos transcritos de vários instrumentistas e de diversos gêneros; transcrever solos de saxofonistas de diversos estilos e épocas; improvisar em harmonias mais complexas.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar a música Linda Érica de Luiz Americano. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Luiz Ricardo Serralheiro
Dia e horário: 2ª feira, das 9h30 às 11h30
Vagas: 4
Ementa: O curso visa dar continuidade aos alunos que concluíram o 3°ciclo da EMESP e também aos alunos, com conhecimento avançado, que necessitam aprimorar sua técnica e ter acesso ao vasto repertório para tuba.
Atividades a serem desenvolvidas: Técnica estendida para aplicação ao repertório moderno e contemporâneo. Preparação para audição e recital. Aperfeiçoamento do repertório solista.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e possuir próprio instrumento.
Idade mínima dos alunos:14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista.
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo um pouco de sua experiência musical e tocar 1 trecho orquestral livre de 2 minutos. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Marcus Teixeira
Dia e horário: – 5ª feira, das 16h30 às 18h30
Vagas: 4
Ementa: É um curso para violonistas de nível avançado que tenham interesse em se aprofundar no estudo do violão popular.
Atividades a serem desenvolvidas: Serão aprofundados os conteúdos: técnica, harmonia, improvisação, peças, chord melody, leitura, repertório, acompanhamento, estilos e violonistas, entre outros.
Idade mínima dos alunos:14 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo (no máximo 3 minutos) com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar a música CHAMA (Hélio Delmiro) e a música MEDITAÇÃO (Tom Jobim) sobre a base gravada. Tocar um chorus somente harmonia, depois melodia e um chorus de improviso.
Professor responsável: João Paulo do Amaral
Dia e horário: 2ª feira, das 14h30 às 16h30
Vagas: 10
Ementa: Curso de nível intermediário dirigido a alunos de viola caipira já iniciados no acompanhamento de repertório e ritmos tradicionais básicos como cururu, toada, guarânia. cateretê, etc, que possuem leitura de cifra dos acordes básicos, conhecimento das escalas duetadas e de alguns solos e introduções na viola. O curso é uma continuidade do curso livre “Iniciação À Viola Caipira” e busca atender a demanda de alunos já iniciados e que procuram expandir seu repertório e aprofundar no desenvolvimento técnico, rítmico, melódico e harmônico.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, prática de exercícios de técnica de mão esquerda e mão direita, arpejos, escalas, além de repertório tradicional da música caipira e outros aplicados à viola. Estudo e aprofundamento nos ritmos tradicionais da viola por meio de execução de acompanhamento de canções do gênero bem como de suas respectivas introduções, melodias e solos tradicionais, além de arranjos instrumentais para grupos/naipes de violas. Desenvolvimento de técnica individual, percepção, vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos.
Pré-requisitos para ingresso: Possuir o próprio instrumento (viola caipira de 10 cordas – utilizaremos a afinação cebolão em Ré maior) e:
Idade mínima:10 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens: dizer seu nome completo, idade, dizer resumidamente há quanto tempo já toca e onde aprendeu, tocar os ritmos tradicionais da viola: cururu, guarânia, cateretê e pagode caipira, tocar os acordes Em, A7, C7, executar 2 introduções/solos tradicionais como por exemplo Chico Mineiro (Tonico/Francisco Ribeiro), Menino da Porteira (Teddy Vieira/Luizinho), Saudade da Minha Terra (Goiá/Belmonte), Pagode em Brasília (Teddy Vieira/Lourival dos Santos), ou outras canções tradicionais. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Edmilson Capelupi
Dia e horário: 4ª feira, das 11h30 às 12h30
Vagas: 4
Ementa: Aprimoramento de violonistas no violão de 07 cordas usando a linguagem do choro, estudo do repertório em variações de estilos, formas, épocas e dificuldades técnicas. Estudo dos elementos do acompanhamento na área da música popular, como a leitura de cifra, montagem de acordes e o domínio de ritmos brasileiros.
Atividades a serem desenvolvidas: No curso, a tarefa consiste em ampliar o repertório por meio da leitura das partituras indicada pelo professor, assim como por meio da transcrição de músicas gravadas, segundo os conhecimentos prévios e a aptidão cognitiva de cada aluno.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e leitura básica de cifra e partitura.
Idade mínima: 14 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar um choro de livre escolha (acompanhamento) e uma das seguintes músicas: “Cadência” de Juventino Maciel ou “Proezas de Solon” de Pixinguinha (acompanhamento). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.