EMESP

MENU

Cursos Livres 2021

Confira as listas de aprovados para os Cursos Livres 2021:

CRONOGRAMA

Período de inscrições no site da EMESP (www.emesp.org.br) e de envio dos vídeos para participação da seleção: de 09/03 a 17/03/2021
Publicação da lista de inscritos no site: 19/03/2021
Publicação dos(as) aprovados(as) no site: 25/03/2021
Período de matrículas: 06 a 08/04/2021
Início das aulas para alunos(as) matriculados(as): 12/04/2021


Confira as listas de inscritos para os Cursos Livres 2021:


A EMESP Tom Jobim, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela Santa Marcelina Cultura, abre processo seletivo para ingresso de estudantes nos Cursos Livres 2021.

Os cursos oferecidos, assim como pré-requisitos e links para inscrições, estão distribuídos nas seguintes áreas:

Música Antiga

Iniciação

Instrumentos

Música Contemporânea

Orquestras, Cameratas e Ensembles

Práticas

Teoria

Vocal

Cursos Livres Preparatórios


Atenção: devido à pandemia do novo coronavírus, as provas práticas não serão presenciais; as avaliações serão realizadas mediante gravações disponibilizadas pelos(as) candidatos(as) na plataforma YouTube. Leia com atenção as instruções e o cronograma abaixo para fazer sua inscrição corretamente.


CRONOGRAMA

Período de inscrições no site da EMESP (www.emesp.org.br) e de envio dos vídeos para participação da seleção: de 09/03 a 17/03/2021
Publicação da lista de inscritos no site: 19/03/2021
Publicação dos(as) aprovados(as) no site: 25/03/2021
Período de matrículas: 06 a 08/04/2021
Início das aulas para alunos(as) matriculados(as): 12/04/2021

Informamos que as inscrições para as vagas remanescentes dos Cursos Livres 2021 estão disponíveis no site da Escola no período de 09/03/2021 a 17/03/2021, para todos(as) os(as) alunos(as) da EMESP e à comunidade em geral. Cada candidato(a) poderá se inscrever em quantos cursos livres houver interesse, desde que esteja dentro dos pré-requisitos indicados nos conteúdos solicitados no Edital. Os Cursos Livres compreendem as atividades de ensino musical da EMESP Tom Jobim com conteúdo musical específico, duração de um ano e carga horária de até duas horas/aula semanais, destinados à comunidade em geral. A idade mínima para ingresso de alunos(as) nos Cursos Livres deve ser compatível com o conteúdo artístico-pedagógico das atividades oferecidas, sendo que os(as) alunos(as) – crianças, jovens, adultos, incluindo pessoas com deficiência – participam de atividades musicais livres, como cursos de improvisação, práticas instrumentais diversas, introdução à prática de instrumentos, teoria e apreciação musical, dentre outras. Para os candidatos com deficiência visual, a EMESP Tom Jobim oferece Musicografia Braille, fornecendo ferramentas necessárias para o aprendizado da leitura de partitura (decifração) bem como interpretação musical.


Como gravar seu vídeo

Em razão da pandemia do Novo Coronavírus (Covid 19), em 2021, todo o Processo Seletivo (inscrições, seleções e matrículas) para ingresso de novos(as) alunos e alunas nos Cursos Livres será realizado online. Sendo assim, orientamos que verifiquem os conteúdos disponíveis no Edital para participação na seleção que consistirá em uma prova prática não presencial de caráter eliminatória, a qual será composta por material audiovisual a ser disponibilizado pelo(a) candidato(a) com a gravação de um vídeo no YouTube público/não listado.

No formulário de inscrição, o(a) candidato(a) deverá informar o link com a gravação do vídeo público/não listado do YouTube para participação no Processo Seletivo de Cursos Livres 2021 da EMESP Tom Jobim. O vídeo deverá ser composto pelo conteúdo solicitado no Edital deste Processo Seletivo, assim como corresponder ao conteúdo do Curso Livre, para os quais o(a) candidato(a) está se inscrevendo e participando deste processo. Na gravação o(a) candidato(a) deverá aparecer completamente no vídeo. Para tanto, faz-se necessário que o (a) mesmo (a) se identifique inicialmente com a filmagem de todo o corpo. Sendo assim, deverá utilizar um local com iluminação adequada para visualização do rosto e membros utilizados para tocar e manusear o instrumento o qual está inscrito(a) neste Processo Seletivo de Cursos Livres.

Ressaltamos que não nos responsabilizaremos por links de vídeos do YouTube que apresentem erros, sejam por dados inconsistentes no endereço enviado no formulário de inscrição ou mesmo pela exclusão do vídeo salvo no YouTube durante o período do Processo Seletivo de Cursos Livres 2021 pelo(a) candidato(a). O vídeo com a gravação do conteúdo solicitado no Edital deverá permanecer disponível para audição até a finalização de todo o período do processo seletivo.

Para aprovação no processo seletivo dos cursos livres, o professor(a) responsável pelo curso analisará o vídeo enviado pelo(a) candidato(a) e aplicará os conceitos “A” (Aprovado) ou “R” (Reprovado) em conformidade com os conteúdos e pré-requisitos exigidos em cada Curso Livre. Para tanto, os vídeos serão analisados pelos(as) respectivos(as) professores(as) ministrantes dos cursos livres.

Passo a passo para gravação do seu vídeo no YouTube para participar do Processo Seletivo dos Cursos Livres 2021:

· Caso não tenha e-mail do Gmail, faz-se necessáriocriar uma conta no Google (clique aqui);

· Acessar o site www.youtube.com. No canto superior à direita, e clicar no ícone “criar um vídeo”;

· Clicar na opção “enviar vídeo” que aparecerá abaixo;

· Selecionar o arquivo de vídeo com a gravação obrigatória para participação do Processo Seletivo dos Cursos Livres 2021 em conformidade com o conteúdo descrito no Edital e solicitado de acordo com os Cursos para os quais está se inscrevendo neste processo, clicando no botão “Selecionar Arquivos”.

· Após selecionar o arquivo do vídeo, serão disponibilizadas três etapas, a saber: Detalhes, Elementos do vídeo e Visibilidade.  

· Na primeira etapa “Detalhes”, incluir as informações sobre o vídeo selecionado nos campos indicados a seguir: Título obrigatório e Descrição;

· Incluir como Título Obrigatório do Vídeo os seguintes dados:
> O nome da EMESP Tom Jobim e o Código do Processo Seletivo de Cursos Livres 2021;
> O nome do Curso Livre para o qual você está se inscrevendo;
> O seu nome completo.

Exemplo: EMESP CURSO LIVRE 2021 – CURSO – NOME DO(A) CANDIDATO(A).

· No campo “Descrição”, indicar o conteúdo do vídeo gravado de acordo com o que foi solicitado no conteúdo do Curso Livre para o qual você está se inscrevendo neste processo;

· Na segunda etapa “Elementos do vídeo”, não será necessário realizar o preenchimento. Desconsiderar as duas opções indicadas e clicar no botão do canto direito inferior da tela “Próximo”;

· O preenchimento da terceira etapa “Visibilidade” é obrigatório e indicará quando e quem poderá visualizar o vídeo. Clicar no ícone: “Salvar ou publicar” e escolher a opção de “vídeo não listado” para que o vídeo fique disponível apenas para quem acessar o link que será gerado pelo YouTube e para que não apareça nas buscas de vídeos públicos. Clicar no botão “Salvar” para gerar o link do vídeo;

· Após salvar, o YouTube disponibilizará uma mensagem de “vídeo publicado” e disponibilizará o link do vídeo carregado;

· Copiar o link disponibilizado pelo YouTube e colar no campo especificado do formulário de inscrição na etapa final “Questionário”. Para participação no Processo Seletivo dos Cursos Livres 2021 é obrigatório o envio do link no ato da inscrição.


Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria acadêmica:
E-mail: secretaria.aluno@emesp.org.br
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 13h às 18h