EMESP

MENU

Aluno de piano é premiado em concurso internacional

01 de fevereiro de 2021
Bernardo Borges, aluno do 2º ciclo da classe de piano do professor Luiz Guilherme Pozzi, foi laureado com o 3º lugar no Concurso Internacional de Piano do Centro Franz Liszt, de La Nucia, na Espanha. A competição foi realizada no ambiente digital e Bernardo pôde concorrer com vários jovens pianistas do mundo todo.
Filho de pais músicos, Bernardo Borges Martins sempre esteve em contato com o mundo da música, tendo sido musicalizado precocemente. Aos 12 anos se apresentou como pianista na orquestra de alunos da Escola Waldorf Rudolf Steiner e com essa idade sua mãe o iniciou no estudo do canto.
Aos 13 anos começou a estudar com Felipe do Val e, no ano seguinte, em 2017, foi premiado com o 2° lugar no I Concurso Nacional de Piano Yamaha. Essa premiação fez Bernardo dar prioridade aos estudos de piano, almejando uma carreira pianística. Foi levado por seu instrutor a tocar para o pianista e professor Luiz Guilherme Pozzi, que o recomendou que participasse do processo seletivo para estudar na EMESP Tom Jobim. Foi aprovado e desde então integra a classe de piano do professor Pozzi.
Em julho de 2020 foi premiado com o 1° lugar na 4ª edição do Concurso Nacional de Piano da Escola Pró-Música de Campinas e, em agosto, foi agraciado com a mais alta colocação designada em seu turno no I Concurso Internacional de Piano Linda Bustani.
Bernardo sustenta um repertório que abrange obras para seu instrumento desde compositores do período barroco até composições contemporâneas, assim como peças de música de câmara e obras para piano e orquestra.