EMESP

MENU

Aluno de piano é o primeiro colocado em seleção para festival nos EUA

08 de abril de 2021

Caio Vital, 17 anos, aluno do 2º ciclo de formação musical da classe de piano do professor Luiz Guilherme Pozzi, conquistou a primeira colocação na seleção brasileira de finalistas pra a bolsa integral do festival Luzern Music Center, que acontecerá nos Estados Unidos.

A seleção foi organizada pelo The Program Brasil, sob a direção artística da regente Mariana Menezes. A comissão avaliadora foi composta pelos seguintes artistas: Lilian Raiol, spalla da OSTNCS; Ana Valéria Poles, contrabaixo solista da Osesp; Elizabeth Del Grande, timpano solista da Osesp; Olga Kopylova, piano solista da Osesp; Darrin C. Milling, trombone baixo solista da Osesp e representante artístico do Luzerne Music Center; Egon Francisco de Mattos, primeiro violino da OSTNCS e diretor da Orquestra de Câmara da Escola de Música de Brasília.

Caio Henrique Vital iniciou seus estudos musicais em 2010, aos seis anos de idade, na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim. Em 2014 passou a integrar a classe da ilustre pedagoga polonesa Donata Madejska Lange. Atualmente Caio estuda sob a orientação do pianista e professor Luiz Guilherme Pozzi.

Apesar de sua pouca idade, o pianista já coleciona colocações em concursos de piano, como o 1º lugar do 1º Concurso de Piano EMESP (2016), 2º lugar no Concurso Latino-Americano de Curitiba (2018), Concurso Nacional Souza Lima (2018), Concurso Pró-Música de Campinas (2020) uma 3º colocação no Concurso Nacional Souza Lima (2017), o Prêmio Leilah Paiva de melhor interpretação de música brasileira no XII Concurso de Piano Edna Habith, em Curitiba (2019).

Em dezembro de 2020 Caio ganhou o 1º lugar do “Concurso Online de Piano Vivace-Finale 2020” sediado no México, tocando obras de Bach, Beethoven e Prokofiev. Também coleciona premiações como integrante do duo Scherzo, juntamente com a pianista Ingrid Uemura.

Sua formação complementar consta da participação ativa em festivais e masterclasses, tendo tido a orientação de professores como Ricardo Castro, Durval Cesetti e Denis Pascal. Em 2020 foi convidado a participar da Série Jovens Pianistas, em Cabo Frio (RJ), e sua interpretação foi televisionada pela emissora local.

Créditos da foto: Heloisa Bortz