EMESP

MENU

Aluno de piano é aprovado para mestrado na Alemanha

05 de fevereiro de 2021

Julio Paravela, 24 anos, realizou todo o processo de formação na EMESP Tom Jobim e no dia 2 de fevereiro recebeu a notícia que foi aprovado para o mestrado na Escola Superior de Música e Artes Dramáticas de Leipzig, na Alemanha. Julio foi aceito na classe do professor Markus Tomas.

Fundada por Mendelssohn em 1843, é a universidade de música mais antiga do país e uma das mais importantes escolas de formação de músicos e atores da Alemanha, sendo que muitos de seus ex-alunos são figuras internacionalmente conhecidas.

Julio Paravela iniciou seus estudos de piano na EMESP Tom Jobim aos 10 anos de idade. Passou para o 4º Ciclo – Formação Avançada, onde estudou com o professor Luiz Guilherme Pozzi, e vem sendo premiado em diversos concursos de piano, como o I Concurso de Piano da EMESP, o XVI Concurso Cora Pavan Capparelli, em Uberlândia, no XXVI Concurso de Piano Souza Lima, em São Paulo, e no XXXVIII Concurso Latino Americano de Curitiba. Concluiu o bacharelado em piano erudito pela Unesp em 2018 e continua sob a orientação de Pozzi.

Participante assíduo de festivais de música e master classes, recebeu a orientação de renomados pianistas e pedagogos do mundo inteiro, como Cristina Ortiz, Sonia Rubinsky, Eduardo Monteiro, Nahim Marun, Alexandre Dossin, David Koreevar, Paul Rutman, Maciej Pikulski, Benjamin Engeli e Marco Antonio de Almeida.

Foi bolsista no 49º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, assim como participou do programa avançado nas 49ª e 50ª edições do Festival de Música de Santa Catarina. Apresentou-se como recitalista na Série de Recitais de Piano MuBE, na Série de Recitais da Sala Giovanni Aronne e na Série Jovens Pianistas, no Museu Charitas, em Cabo Frio. Recentemente teve suas execuções televisionadas pela TV Cabo Frio, no Rio de Janeiro.