EMESP

MENU

Banda Jovem apresenta concertos gratuitos em Jacareí e na Sala São Paulo

19 de setembro de 2019

A Banda Sinfônica Jovem do Estado volta aos palcos no mês de setembro com regência da maestrina Mônica Giardini e participação do oboísta Nicolas Nemitz, vencedor do Prêmio Jovens Solistas 2019 – competição que possibilita que jovens talentos tenham a oportunidade de atuar como solistas nos concertos da Banda Sinfônica Jovem do Estado.

Dessa vez, a Banda apresenta um programa contemporâneo e multicultural, com peças de compositores do Brasil, China, Alemanha e Colômbia. O repertório traz a composição Caetê Jurerê, do brasileiro Edmundo Villani-Côrtes. O título em tupi-guarani significa A Súplica da Floresta. Do oriente, o grupo traz a peça Ambush (Return with Honor), escrita pelo compositor chinês Chen Qian. Tem também o Concertino em Dó para Oboé, do alemão Carl Maria Weber, que será interpretado pelo solista convidado, e a Suíte nº 3, do colombiano Victoriano Valencia Rincón.

Ouça a nota de programa apresentada por Ricardo Appezzatto, gestor artístico da Santa Marcelina Cultura:

A Banda Jovem do Estado realiza apresentações gratuitas na Sala Ariano Suassuna, em Jacareí/SP, no dia 28 de setembro, sábado, às 20h, e na Sala São Paulo, no domingo, dia 29, às 11h. A retirada de ingressos em Jacareí iniciará com 1 hora de antecedência. Já na Sala São Paulo, os ingressos começam a ser distribuídos na bilheteria da Sala na segunda-feira que antecede o concerto.

A Temporada 2019 da Banda Sinfônica Jovem do Estado traz repertórios que têm por objetivo fornecer aos bolsistas um panorama geral da música, para que possam estudar e ter contato com um leque maior de escolas, gêneros e estilos musicais. “O foco principal é explorar obras que tiveram seu início na segunda metade do século XX e que foram ganhando espaço no cenário da música sinfônica”, afirma Mônica Giardini.

Fotos: Heloísa Bortz