EMESP

MENU

Música de câmara para todos

19 de setembro de 2017

Divididos em 10 grupos, bolsistas da Orquestra Jovem do Estado farão 40 apresentações fora das salas de concerto até o fim do ano

Com o objetivo de contribuir com o aprimoramento técnico dos bolsistas da Orquestra Jovem do Estado, possibilitar outras percepções de inserção no mercado de trabalho, ampliar a visão dos jovens para além das orquestras e levar música de câmara para fora das salas de concertos, a EMESP Tom Jobim desenvolveu o programa Música de Câmara.

Os 40 bolsistas convidados a integrar o projeto estão sendo acompanhados por músicos desde a definição de repertório até os ensaios e as apresentações. Divididos em 10 grupos, os alunos formaram:  dois quartetos de cordas, um quinteto de cordas, um trio (violino, piano e violoncelo), um quinteto de sopros, um quinteto de metais, um quarteto de contrabaixos, um duo de flauta e harpa, um grupo de percussão e um trio de sopros (clarinete, oboé e fagote).

As atividades pedagógicas do programa vão além da formação musical, com disciplinas administrativas e de performance que desenvolvam a habilidade de expressão dos jovens músicos. Cada grupo terá 24 atividades supervisionadas por um professor.

O programa de música de câmara contempla 40 apresentações abertas ao público, que serão realizadas em espaços como teatros, livrarias, asilos, escolas, museus, praças e, até mesmo, em vias públicas. Assim, o programa Música de Câmara da Orquestra Jovem expande não apenas a atuação do grupo, mas também as possibilidades artísticas dos bolsistas, criando um maior vínculo dos jovens com espaços de apresentação, repertórios e públicos.

Os grupos Quinteto de Cordas, Quinteto de Sopros e Quinteto de Contrabaixos estrearam a temporada de concertos do programa em junho, com apresentações no Saguão da EMESP, Pinacoteca, Livraria Cultura, Museu de Arte Sacra e Theatro São Pedro. No segundo semestre é a vez do Duo Harpa e Flauta, Quinteto de Metais, Grupo de Percussão, Quarteto de Cordas I e II, Trio de Sopros e Trio com Piano, com concertos em museus, teatros, livrarias e outros espaços públicos.

Acesse a agenda da EMESP e confira as próximas apresentações dos grupos: emesp.org.br/eventos