Em novembro, a Orquestra Jovem Tom Jobim recebe o violonista e compositor brasileiro Guinga, que tocará algumas das principais obras de seu repertório, com arranjos escritos especialmente para essa formação. Também participa do programa o clarinetista e saxofonista Nailor Proveta. A regência será de Nelson Ayres e Tiago Costa.
As apresentações acontecem no Theatro São Pedro, no dia 8 de novembro, às 20h, e no Sesc Guarulhos, no dia 10, às 18h. Garanta seu ingresso para o concerto do dia 8 em www.theatrosaopedro.byinti.com. Já os ingressos para o concerto do dia 10 estão à venda no site do Sesc Guarulhos.
Dedicada especialmente à música popular brasileira orquestral, a Orquestra Jovem Tom Jobim tem uma sonoridade particular. Ao mesmo tempo em que se insere na tradição das orquestras de rádio e TV, também tem características muito peculiares e recentes. Além do jogo de cintura e polivalência dos grupos de antigamente, a Tom Jobim tem uma face contemporânea, fruto de um repertório formado majoritariamente por arranjos concebidos especialmente para o grupo.
No palco, alia-se a potência e expressividade de uma orquestra sinfônica (com naipes de cordas, madeiras e metais), à força e energia da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão). Dessa união, carregada de vitalidade, resulta um som distinto, uma pronúncia tipicamente brasileira da música de concerto.
Criado em 2001, durante o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o grupo de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim possibilita vivência orquestral erudita e popular aos bolsistas, por meio do resgate de obras tradicionais de grandes compositores nacionais, com especial dedicação à obra de Tom Jobim, além de pesquisa e experimentação musical.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.